NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO É DOM DE DEUS!!!

“Namoro, Noivado e casamento é dom de Deus!”
“Desde a criação do homem sobre a terra, Deus quis fazer para o homem uma auxiliar,  uma companheira. No livro do Gênese, capítulo 2 versículo 18, o Senhor disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” Tendo o Senhor formado da terra todos os animais do campo e as aves do céus, levou-os a o homem, para ver como ele os havia de chamar; de todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é seu verdadeiro nome. O homem pôs nomes as aves do céus e a todos os animais do campo: mas não achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada. Então o Senhor mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar.  E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.” Eis agora aqui, disse o homem, o osso dos meus ossos e a carne de minha carne, ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne!

 
“O NAMORO”
“O namoro é a base e a fase do conhecimento em preparação para o noivado e o matrimônio, o período de conhecimento entre um casal jovem, em preparação para a construção de uma família, beijos carinhos abraços, flores presentes poesias etc. Um confia ao outro os planos, os sonhos os segredos planejamentos. Mas infelizmente não é o que se vê entre os jovens do nosso tempo. Sexo desenfreado, traições mentiras, aborto e gravides indesejada. Meninos que ficam com uma duas ou três garotas em uma mesma noite e vice e versa.  Traem-se mutuamente, durante o relacionamento, muitas vezes por fofocas de amigos (as) primos (as) colegas de trabalho e escola. Meios de comunicação  como a televisão, internet, novelas, etc. Geram brigas e ciúmes que desgastam prematuramente a relação entre ambos os lados. Mas às vezes é muito bom que se haja um rompimento em uma relação instável e insegura do que durante o casamento depois de ter um bom tempo de casados e filhos pequenos ou não. Por isso devemos optar pelo namoro santo de oração doação e perdão até chegar ao noivado”. 

“O NOIVADO”
“ O noivado é o período depois do namoro que fica entre o namoro e o casamento. É um período de aproximação que antecede ao casamento, que estreita ainda mais os laços afetivos de amor entre um casal. Muitas vezes em alguns casos já se prepara o enxoval no caso das mulheres, desconheço se os homens também guardam, coisas para o enxoval. O noivado acontece logo depois que o rapaz pede a moça em noivado. Em muitos casos faz-se uma festa a despedida de solteiro (a) entre os amigos (as) com comes e bebes (rsrsrsrs).  

“O CASAMENTO”
“O casamento em Deus é a continuação do aprendizado durante o período do namoro e noivado. Quando chega este dia o homem e a mulher não estão jurando diante do padre, da Igreja. Está jurando diante de Deus que se compromete a viver o juramento. Eu.... te recebo como meu (minha) esposo (a) na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que a morte nos separe. Está aceitando a serem uma só carne,  aceitarem os filhos que Deus lhe confiar dentro do casamento, e  educá-los na fé cristã, dar amor carinho e afeto, saúde educação e lazer aos filhos. Mas quando o casal traz Deus para dentro do casamento desde o tempo do namoro ou noivado, por mais que seja difícil conseguem através da oração do perdão a reconciliação, entre si mesmos, isso fortalece a relação, o diálogo se torna mais fácil. É tão lindo ver casais que vivem a vida inteira assim, o casamento dura, 20, 30, 40, 50 anos ou mais quando Deus é a base e o centro deste casamento. Ele foi criado por Deus e abençoado por Ele, o inimigo não tem família quer destruir as nossas famílias”. Mas o mais bonito seria uma celebração ecumênica da família e dos amigos do casal da Igreja. Uma celebração, ecumênica no caso. Conheço casos de uma casamento ecumênico entre 2 casais de irmãos que eram Luteranos e se casaram com outros casais de irmãos Católicos, numa cerimônia presidida em conjunto com o Diácono da Igreja Católica e o Pastor da Igreja de Evangélica Confissão Luterana do Brasil (IECLB).

“UM CASAMENTO SEM DEUS GERA O DIVÓRCIO”



O casamento desgastado sem Deus gera divórcio, gastos com documentação de separação,divisão de bens de propriedade (casa, carro móveis) advogados e pensão para os filhos se menores de idade. Infelizmente causado por alguma traição, violência doméstica, álcool, drogas, dependências químicas ou falta de tempo para o casal, por causa do trabalho ou afazeres e falta de atenção para os filhos e ambos os 2 dentro de casa.
 
Gera muita desconfiança entre os 2, ciúmes falta de perdão ou diálogo entre homem e mulher. Gera dor discórdia choro,revolta, filhos que não aceitam a separação dos pais. A carência dos filhos na falta do pai ou da mãe, quando um dos 2 fica com a guarda dos filhos quando estes são menores de idade. Então lutemos pela santificação do casamento já durante o namoro e o noivado para evitar atritos dentro do casamento ou o fim do mesmo. 

Salve Maria! Valei-nos São José!

Texto Via Página Virtudes Para Um Casal Católico Cristão.: https://www.facebook.com/virtudesparaumcasalcatolicocristao

Comentários

  1. É o meu sonho de casa na igreja só que falta o noivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na Página tem uma novena da Espera em Deus, uma oração pelo futuro noivo!

      Excluir
  2. https://cavalheirodecristo.blogspot.com/2021/04/oracao-pelo-futuro-marido-esposa.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"