O PURGATÓRIO
O purgatório é o lugar onde o amor conclui o que a morte interrompeu e a vida desperdiçou. É o fogo da misericórdia, onde a alma, enfim, se conforma a amar como Deus ama.
Quando o homem morre em graça, amigo de Deus, mas ainda preso a si mesmo e às suas desordens, Cristo o fere com uma doçura insuportável; a correção de quem ama, que consome o que ainda resiste à pureza da visão beatífica.
Os Padres da Igreja chamaram-no de ‘ignis purgatorius’. Santo Agostinho o comparava ao tribunal íntimo do coração, onde o amor mede o que falta de amor.
São Gregório Magno dizia que depois da morte, algumas faltas leves são apagadas por um fogo purificador e Crisóstomo recomendava não hesitar em socorrer os mortos e oferecer-lhes nossas preces.
Dizem que lá essas almas vêem todas as oportunidades que desperdiçaram ainda em vida de se santificarem. Vêem o que poderiam ter sido e não foram por não cooperar com a graça!
A Escritura fala, sob véu, deste mistério que celebramos hoje. Em 2Mac 12,39ss Judas oferece sacrifícios pelos mortos. São Paulo, em 1Co 3, descreve quem será salvo após a morte “como que através do fogo”. O próprio Cristo alude à necessidade de pagar “até o último centavo” em Mt 5,26. A Tradição inteira sempre declarou que a santidade é exigente até o fim, mesmo após a morte!
O Magistério só recolheu o que o sensus fidei sempre soube da fé apostólica. O Concílio de Trento confirmou que há uma purificação para os que morrem na amizade de Deus mas sem a perfeita caridade, e que as orações e sufrágios dos vivos os ajudam. É o mesmo vínculo da comunhão dos santos que se prolonga além do tempo pelo Espírito Santo.
Rezemos por aquelas almas esquecidas, sem nome, sem data, sem flores e sem sufrágios. As que morreram nos hospitais, no abandono, nas estradas, nas guerras, nas prisões e de morte repentina.
Cada prece e cada missa por elas é uma gota de água num fogo que, paradoxalmente, é o fogo do amor divino. E quando uma dessas almas ascende ao Céu, o primeiro nome que ela pronuncia diante de Deus é o de quem rezou por ela. Um dia poderá ser você a precisar.
Créditos na imagem Via Página icatolica.com.: https://www.facebook.com/icatolicaa ou inforcatolica.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário