Salve Maria! Blog Católico dedicado a todos os Filhos de Nossa Senhora, que amam à Nossa Querida Igreja Católica Apostólica Romana, que vivencia os sacramentos, tem obediência ao Santo Padre o Papa Leão XIV, (Saudoso Papa Francisco), seus Cardeais, Arcebispos, Bispos, e Sacerdotes, que amam à Eucaristia, Veneram a Virgem Santíssima, os Santos e Santos e os Anjos! Blogger Vinculado a Santa Igreja Igreja Católica, Apostólica Romana, pertence a Arquidiocese de Joinville, Santa Catarina
A VERDADEIRA MAGIA DO NATAL! QUE MAGIA COISA NENHUMA! NATAL É "O ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO SENHOR JESUS CRISTO"!
Que um dia há 2024 anos atrás nasceu pobre numa mangedoura, pois não havia lugar para Ele como assim não houve lugar? Pelos filmes de Jesus Cristo que eu já assisti, haviam sim muitos lugares sim para Ele nascer, não sei ao certo naquela época qual celebração ou festa se passava no dia do nascimento, do Menino Jesus! Todas essas casas ao redor de Belém estavam lotados e segundo o filme de 1977 do diretor Franco Zeffirelli, Ninguém O recebeu, e uma mulher ofereceu uma hospedaria numa gruta aonde os pastores passavam a noite, em vigília cuidando dos rebanhos!
Eis o Relato do Santo Evangelho: (LC 2, 1-52) 1 Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.2 Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.3 Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.4 Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,5 para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.6 Estando eles ali, completaram-se os dias dela.7 E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.8 Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.9 Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.10 O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:11 hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.12 Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.13 E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:14 Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).15 Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.16 Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.17 Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.18 Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.19 Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração.20 Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.21 Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno.22 Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor,23 conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2);24 e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.25 Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele.26 Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor.27 Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei,28 tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos:29 Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra.30 Porque os meus olhos viram a vossa salvação 31 que preparastes diante de todos os povos,32 como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel.33Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam.34 Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições,35 a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma.36 Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada.37 Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.38 Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação.39 Após terem observado tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré.40 O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.41 Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.42 Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.44 Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.45 Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?50 Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera .51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.52 E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.
Evangelho Mateus (2, 1-23)
1 Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.2 Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3 A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.4 Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.5 Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Miquéias 5,2).7 Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.9 Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.10 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.12 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.13 Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.15 Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1).16Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos.17 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias:18 Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jer 31,15)!19 Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse:20 Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.21 José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.22 Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia 23 e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.
Muitos infelizmente transformaram a festa natalina cristã em festa pagã, de orgia, comilança e bebedeira, e comercial! Perdeu-se o sentido de um Deus que se encarnou no meio de nós viveu oculto por 30 anos, passou por nós fazendo o bem por 3 anos morreu numa Cruz por nós, se igualou ao ser humano exceto no pecado porque ele era DEUS E HOMEM AO MESMO TEMPO! TROCARAM A IMAGEM CENTRAL DO CRISTO PELO BOM VELHINHO DE BARBAS LONGAS E ROUPAS VERMELHAS E TRENÓ! INSPIRARAM NA IMAGEM DE SÃO NICOLAU QUE SEGUIU O PRÓPRIO JESUS CRISTO! ESSE CARA É PERSONAGEM CRIADO PELO COMÉRCIO BATIZARAM-NO DE SANTA CLAUS! SÃO NICOLAU SEM DÚVIDA AJUDAVA OS NECESSITADOS COM DINHEIROS E NÃO PRESENTES! O MAIOR PRESENTE JESUS CRISTO TROUXE COM SEU NASCIMENTO E SUA MORTE A SALVAÇÃO PARA TODOS E MUITOS O INFELIZMENTE CONTINUAM O REJEITANDO, O ESCARNEANDO O NATAL DEIXOU DE SER FESTA CRISTÃ E VIROU PAGÃ! PRECISAMOS RESGATAR O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL, SÓ ASSIM ENTENDEREMOS PORQUE DEUS TANTO AMOU O MUNDO QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO NUMA CRUZ PARA NOS SALVAR! SOMENTE PARA QUEM É CRISTÃO DE VERDADE O NATAL AINDA NÃO PERDEU O SENTIDO! FELIZ NATAL PARA TODOS (AS)! SALVE MARIA IMACULADA! VALEI-NOS SÃO JOSÉ!
#cavalheirodecistoblogspot
Ouro, Incenso e Mirra. (Padre José Fernandes de Oliveira)
São três Reis que chegam lá do oriente
Para ver um Rei que acaba de nascer Dizem que um é branco, o outro, cor de jambo O outro Rei é negro e que vieram ver
O novo Rei que nasceu Igual estrela no céu O novo Rei que nasceu Igual estrela no céu
Dizem que uma estrela muito diferente Lá do oriente se podia ver Falam de um cometa, ninguém sabe ao certo Mas pelo deserto eles vieram ver
Ao novo Rei que nasceu Igual estrela no céu Ao novo Rei que nasceu Igual estrela no céu
E trazem ouro, incenso e mirra Pra festejar o novo Rei Que tem poder e majestade Que vem do céu, que é de Deus Que vai sofrer, que vai morrer E que nos libertará
E trazem ouro, incenso e mirra Pra festejar o novo Rei Que tem poder e majestade Que vem do céu, que é de Deus Que vai sofrer, que vai morrer E que nos libertará
São milhões de vidas que no ocidente Que no oriente sofrem de opressão Tem todas as cores, todos os temores Todos os rancores desta humilhação
Esperam libertação E olham todos pro céu Esperam libertação E olham todos pro céu
Dizem que um futuro muito diferente Essa pobre gente ainda conhecerá Dizem que é seguro, que o futuro é certo Que anda muito perto, que começa já!
Olham pro Rei que nasceu Igual estrela no céu Olham pro Rei que nasceu Igual estrela no céu
E trazem ouro, incenso e mirra Pra festejar o novo Rei Que tem poder e majestade Que vem do céu, que é de Deus Que vai sofrer, que vai morrer E que nos libertará
E trazem ouro, incenso e mirra Pra festejar o novo Rei Que tem poder e majestade Que vem do céu, que é de Deus Que vai sofrer, que vai morrer E que nos libertará
SEI QUE O NATAL SERÁ DEPOIS DE AMANHÃ MAS GOSTARIA DE DEIXAR UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA ORIGEM:
Natal (do latim natale) significa o dia do nascimento de Jesus Cristo. Em Roma, a primeira referencia ao Natale Domini (Natal do Senhor) remonta ao ano de 336.
O dia 25 de dezembro (solstício de Inverno, no mesmo Calendário Juliano) era na Roma pagã, desde o tempo do Imperador Aureliano (reinou de 270 a 275), consagrado ao Natalis Solis Invicti (Natal do Sol Invencível). Era uma festa mitríca (relativa ao culto de Mitras, o espírito da luz divina) do renascimento do Sol.
Com a conversão cada vez maior de povos pagãos ao cristianismo, a Igreja não vendo como eliminar aquelas comemorações, transformou algumas dessas tradicionais festas pagãs que estavam profundamente arraigadas no sentido nativo.
Dessa forma, dentre elas, a comemoração do dia 25 de dezembro (celebrada em honra ao deus-Sol), passava a ser a festa do nascimento (Natal) de Nosso Senhor Jesus Cristo o verdadeiro Sol da Justiça. Acredita-se que foi o Imperador Constantino I, o Grande (274-337; reinou de 306 a 837), já no final do seu reinado (ano 336), quem determinou que o nascimento de Jesus deveria ser celebrado no dia 25 de dezembro em todo o Império Romano. Segundo a tradição, esse acontecimento ocorreu quando Constantino construía uma basílica sobre o túmulo de São Pedro, na própria colina do Vaticano, justamente no local privilegiado do culto solar.
A fixação oficial da data de 25 de dezembro, como dies natalis, foi determinada pelo Santo Padre Júlio I ( 280-352; Papa de 337 a 352) e o primeiro calendário de que se tem notícia a marcar essa data como o Natal de Jesus é o de Filocalos, isto no ano de 354.
Assim as festas e cultos pagãos que celebravam o Dies Natalis Solis Invicti (Dia de Natal do Sol Invencível, transformaram-se na grande data comemorativa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, a qual é celebrada entre todos os povos cristãos como o Dia de Natal!
O Natal é um dia festivo desejo que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você sinta mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão[3] comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.
Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano[6] [7] [8] e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.[9] [10]
Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, Sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não-cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
Uma alma grita que está no inferno e deixa duas marcas de mãos nesta pintura. Impressionante: Um cavaleiro, pertencente a uma das famílias mais famosas de Florença, teve um caso extraconjugal com uma nobre da mesma cidade. O pai, ao saber do assunto, repetidamente, mas em vão, instou o filho a mudar de vida. Depois de algum tempo, porém, em 1712, a mulher adoeceu e logo morreu, sem se arrepender do mal causado.
O amante ficou arrasado com a perda inesperada, por isso seu pai, estando em boas relações com os padres da Missão de São Vicente de Paulo, aconselhou-o a participar de um curso de exercícios espirituais para leigos que os padres mantinham em suas atividades religiosas. casa de San Jacopo sull'Arno.
O jovem, para agradar ao piedoso pai, aceitou o conselho e dirigiu-se por alguns dias àquele lugar sagrado, onde tudo convidava à oração e à meditação. Os quartos utilizados pelos sacerdotes da Missão, bem como os ocupados pelos que participavam dos exercícios, além da cama, do armário e da escrivaninha, contavam ainda com um genuflexório de madeira e um quadro do Crucifixo pendurado na parede . As imagens de Jesus Crucificado foram feitas em papel colado sobre tela, montadas em moldura de madeira. Não estavam, portanto, equipados com vidro nem moldura.
Na noite do primeiro dia, todos os participantes desceram ao refeitório para jantar. Apenas aquele senhor estava ausente. O diretor dos exercícios, preocupado, subiu as escadas, bateu na porta do seu quarto, mas ninguém atendeu. Pensando que algo sério havia acontecido, ele abriu a porta e viu a sala cheia de uma fumaça espessa. Acreditando ser o início de um incêndio, ele pediu ajuda. Várias pessoas vieram correndo. Enquanto isso, quando a fumaça se dissipou, ele percebeu que o cavaleiro estava caído no chão, inconsciente. Ele foi imediatamente colocado na cama e logo depois acordou.
Enquanto isso, o diretor inspecionou cuidadosamente a sala para ver de onde vinha a fumaça. Nesse momento notou que no quadro do Crucifixo pendurado na parede havia a impressão de duas mãos em brasa.
Estes tinham queimado, na parte inferior da pintura de Jesus Crucificado, não só a tela onde estava colada a imagem, mas também a moldura de madeira que servia de suporte.
O cavaleiro contou-lhes que a sua amante lhe tinha aparecido nas chamas, dizendo-lhe num tom irritado: «É por tua causa que estou no inferno! Tome cuidado. Deus quis que eu lhe desse o aviso, e para que você não tenha que duvidar da realidade da minha aparição deixo-lhe o sinal."
Dito isso, ele se ajoelhou e tocou a pintura com as mãos, deixando as marcas de fogo que agora podem ser vistas.
Fortemente abalado por esta aparição e meditando sobre o triste destino de sua amante, o homem converteu-se, vivendo uma vida santa pelo resto da vida.
Como as famílias dos dois protagonistas eram bem visíveis em Florença, o Padre Giuseppe Scaramelli, superior dos padres da Missão Casa San Jacopo, por respeito à sua honra, tentou esconder o facto. Por isso manteve consigo a pintura e o genuflexório. E ele os levou consigo mesmo quando foi transferido para Nápoles, levou o quadro consigo. Em 4 de novembro de 1712, ele escreveu um testemunho do prodigioso acontecimento, do qual foi testemunha ocular. Esta declaração traz o selo da Congregação.
A pintura de Jesus Crucificado ainda se encontra em Nápoles, na Casa della Missione, via Vergini 51.
No dia 26 de março de 1722, o jovem advogado Alfonso de' Liguori entrou na Casa dei Vergini de Nápoles com outros jovens para participar de um curso de exercícios espirituais ministrado por seu pai, D. Vincenzo Cutica.
Depois do sermão sobre o inferno, tema habitual num curso de exercícios espirituais, o pregador mostrou aos participantes a imagem de Jesus Crucificado com a marca das mãos ardentes da alma condenada. Alfonso, que já vivia há algum tempo uma profunda crise espiritual, ficou tão abalado com aquela visão que decidiu no seu coração mudar de vida e dedicar-se completamente ao serviço de Deus.
Via irmão Cláudio Roberto de Almeida.: https://www.facebook.com/claudiorobertocoach
Modelo Grandioso de Nobre Amor os Noivos Cristãos o têm em Tobias e Sara.
Tobias pôde dirigir a Deus esta prece: “Tu sabes Senhor, que não é para satisfazer o meu apetite que eu tomo a minha irmã (na linguagem bíblica sinônimo de parente), por mulher, mas só por amor dos filhos, pelos quais o Teu nome seja bendito pelos séculos dos séculos” (Tob. 8, 9). E Sara disse: “Tu sabes, Senhor, que eu nunca desejei marido, e que conservei a minha alma pura de toda concupiscência. Consenti, porém, em receber marido no Teu temor, e não por prazer meu” (Tob. 3, 16, 18).
⠀
Semelhante propósito traria as consequências mais salutares, sobretudo ao jovem, ultrapassando a resolução de conservar intacta a noiva e arraigando-a ainda mais na sua vontade.
O propósito mais firme está em perigo de vacilar e cair quando não recebe proteção da parte de uma prudente cautela. A tendência sexual tende fatalmente à entrega completa. Depois de percorrer a primeira etapa do caminho que conduz a esta entrega, é quase impossível ao homem, e por muito tempo, retroceder.
Passo por passo a tendência sexual impele para a frente até satisfazer o seu desejo. Por isso, em todos os sinais de afeição se deve necessariamente guardar certa reserva, e isso de propósito e por princípio, se é que os noivos queiram entrar puros no matrimônio.
⠀
O que mandam os costumes cristãos, a saber, que os noivos evitem estar sós e a sua proibição de viverem juntos sob o mesmo teto corresponde pois aos seus próprios interesses. A presença de outras pessoas impede-os de cederem desregradamente aos impulsos da sua simpatia e esquecerem os seus deveres.
Jovens corretos e distintos não verão neste costume uma barreira incômoda, mas antes um auxiliar que os protege contra loucuras e desgraças.
_________
Trecho extraído do livro “Tu e Ela”, do Pe. Hardy Schilgen.
Via: Livraria Caritatem
Via irmão Hoberdan Marques.:https://www.facebook.com/hoberdan.marques.79
Achei uma matéria relaciona no site da Canção Nova, e resolvi compartilhar pra quem queira conferir! VALE MUITO A PENA MESMO LER E OUVIR! Peço que por favor pelo menos ouçam! Espero que gostem:
A Bíblia nos conta que Tobit, pai de Tobias, pediu a seu filho para que fizesse uma viagem a uma terra muito distante e, para isso, pediu que ele procurasse alguém para acompanhá-lo. Foi quando Deus, na sua bondade, providenciou um companheiro que, mais tarde, iria se revelar: era o próprio Arcanjo Rafael. Foi Rafael quem conduziu Tobias até a casa de Ragüel, pai de Sara, com quem Tobias se casou.
Na noite do casamento, levaram o jovem esposo aos aposentos de Sara que o esperava. Ela tinha todo o direito de se dar ao esposo que Deusmesmo havia escolhido para ela. Tobias, que tinha se conservado casto até aquele momento, se levanta, volta-se para sua esposa e diz: “Levanta-te, Sara, e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unidos a Deus durante estas três noites. Depois da terceira noite consumaremos nossa união; porque somos filhos de santos e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus” (Tb 8,4-5 cf. tradução da Bíblia Ave-Maria).
Preste atenção: “Porque somos filhos de santos, e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus”. Todos os rapazes e moças que são virgens, saibam: manter-se castos é uma graça de Deus! Por amor ao seu casamento e à sua família, mantenham-se firmes! Façam um compromisso de castidade ao Senhor!
Por causa de “amigos” que contam vantagens e fazem mil insinuações, talvez você seja um daqueles que vive titubeando, sem saber mais o que é certo e errado. Saiba: é preciso querer a mesma graça de Tobias e Sara. Outros caíram e se machucaram muito cedo. Com você não precisa ser assim!
Quando eu era menino queimei o meu braço com água fervendo. Até hoje tenho a cicatriz e tenho que tomar muito cuidado: pois qualquer queda o machuca, pois tornou-se uma região muito frágil e sensível.
É incrível como o mundo e a tentação são cruéis com os homens! Muitos rapazes caíram e se queimaram também muito cedo. Sei que eles gostam de se exaltar contando aventuras! Mas francamente: infeliz de você que se queimou tão cedo! O certo era ter chegado virgem ao casamento! É que o mundo inverteu os valores. Mas, creia, a verdade não se faz por maioria!
Se você fosse a um rio e encontrasse lá muito cascalho e pouquíssimo ouro, o que você pegaria: o cascalho ou o ouro? Claro que pegaria o ouro! Repito: a verdade não se faz pela maioria. Não é porque muitos caíram que você precisa cair.
O mesmo acontece com as meninas: antigamente conservavam a virgindade até o casamento. Nos tempos atuais, infelizmente, o mundo, a televisão, as novelas têm mudado de tal maneira a cabeça das mulheres que elas acreditam, que chega a ser um vexame, conservar a virgindade.
O que está em jogo é a sua pureza!
Muitas meninas ficam com a cabeça confusa: “Será que estou certa? As minhas colegas constantemente falam na minha cabeça. Quase me empurram! Se recuso e não entro nessas aventuras, parece-me que sou menos que elas e sou fatalmente rejeitada…”
Não, você não é menos: é mais! Se os rapazes “se queimam” quando têm relações antes do casamento, a “queimadura” para as mulheres é muito mais dolorosa.
Neste imenso desafio de viver pureza e castidade, é triste ver pai e mãe aconselhando seus filhos a usar camisinha, porque, “afinal de contas, ninguém consegue se segurar”. É uma falsa prevenção!
Temos que voltar àquilo que Tobias disse a Sara: “Porque somos filhos dos santos, e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus”.
Os que se queimam são vítimas! Eles não são superiores aos outros!
Assim como digo aos rapazes e moças que conservaram a sua virgindade que façam um compromisso ao Senhor de se conservarem virgens até o casamento, digo também àqueles que, por mil motivos, perderam a virgindade: façam, também, o mesmo compromisso com o Senhor: Daqui para frente, me comprometo com o Senhor, a viver em perfeita castidade até o casamento.
Assim como cuido do meu braço, que já foi queimado, para que não se queime mais, também convido você para, a partir de agora, se manter “virgem” até o casamento.
Seja qual for a sua história, por mais dolorosa que seja, Jesus é capaz de mudar seu interior e seu físico. Tem muita gente com vergonha de si mesmo e até do próprio corpo por causa das situações nas quais já foram vítimas.
Assuma o que a Palavra de Deus nos diz:
“Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova” (2 Cor 5,17).
Encantou-me o testemunho de uma moça que me disse: “Eu não era mais virgem: já tinha tido dois filhos. Quando ouvi uma palestra sua, em que o senhor nos convidava a permanecer virgem de alma e de corpo até o casamento, eu quis e me decidi do fundo do coração. Mas, me perguntei: Como se fará isso? Eu não sou mais virgem… Mas, permaneci firme e pedi ao Senhor a graça da virgindade, também no meu corpo”.
Casei-me. Fizemos como Sara e Tobias e na primeira relação tive a impressão de que era a minha “primeira relação”. Tudo indicava que havia uma membrana oferecendo resistência e que, por fim, foi rompida. Agradeci a Deus, mas pensei que era impressão minha.
Mas aquilo não me saia da cabeça. Tive coragem e conversei abertamente com meu esposo e ele me disse que percebeu a mesma coisa, mas não teve a coragem de dizer nada, porque ele havia se conservado “virgem” até o casamento: aquela era a sua primeira relação. Por isso pensou que tinha sido impressão dele. Agora ele mesmo podia afirmar: uma coisa incomum havia acontecido.
Fiquei grávida. Toda a gravidez se passou como se fosse o primeiro filho. Mas isso poderia, com mais razão, ser uma impressão minha.
Tive parto normal. A parteira toda feliz me disse: É o seu primeiro parto, não é? Eu tive que dizer-lhe: Não, já é o terceiro! A parteira não se conteve: Não é possível. A sua musculatura e todas as suas reações foram de primeiro parto! Ela não entendeu. Eu mais uma vez agradeci a Deus.
Logo em seguida, eu tive um problema de retenção urinária, com muitas dores. A médica, quando examinou, me disse: Mas isso só acontece como conseqüência de um primeiro parto! O que aconteceu com você?
Daí não tive mais dúvida. Padre, eu não sei explicar, mas tudo indica: o meu pedido foi atendido. O Senhor me fez virgem de alma e também de corpo!
Eu também não tinha explicação. Só pude dizer a ela: Tudo indica: o seu pedido foi atendido!
Agradeçamos ao Senhor:
Obrigado, Senhor, porque limpas a minha mente! O meu coração! Os meus pensamentos! As minhas fantasias e lembranças dolorosas! Cobre-me com a Tua graça. Com o Teu amor. Concede-me a firmeza, a fortaleza dos santos, para que possa manter-me firme no propósito de viver a pureza e a castidade!
Obrigado, Senhor, pela graça de recomeçar! Amém!
Castidade Monsenhor Jonas Abib Sara e Tobias.
Via Blogger Filha do Céu WordPress.com.: https://wwwblogfilhadoceu.com/tag/sara-e-tobias/
Matrimônio de Tobias e Sara é um verdadeiro exemplo de Santidade!
Tobias e Sara rezando e pedindo as graças para Deus.
. No Antigo Testamento há um livro chamado Tobias.
. A leitura de tal livro pode nos ser útil para perseverarmos na santidade do sacramento matrimonial e no caminho de Deus. Tobias e Sara descendiam de famílias que serviam a Deus. Eram filhos obedientes e tementes a Deus, que seguiam os ensinamentos de seus pais.
. O pai de Tobias era um homem de muita fé e seus conselhos ao filho eram providos de muita sabedoria! (Ver Tobias 4, 2-20).
. Tobias, filho, cresceu numa família que louvava, bendizia e amava muito a Deus e sempre ouviu com muita atenção as sábias palavras de seu pai que, aos 56 anos de idade, ficou cego. Por isso e por perseguições ocorridas, devido serem uma família “de Deus”, passaram muitas dificuldades, em especial no tempo em que o pai não podia trabalhar. Sara, na sua adolescência, também passara por momentos muito difíceis, pois casou-se legitimamente sete vezes;
. E todos os maridos morriam na primeira noite de núpcias, devido a ação de um demônio que perseguia a jovem após uma maldição que fora feita a ela.
. Sara e Tobias finalmente foram unidos por Deus, graças ao anjo que guiou Tobias ao encontro de Sara e os dois permaneceram a vida inteira juntos, como marido e mulher. Um aspecto relevante da história deles é o fato de não terem deixado a paixão da carne ser mais forte que a obediência aos preceitos do Senhor. A santidade vivida pelos seus pais estendeu-se a eles. Sara, mesmo diante de todos os acontecimentos passados, manteve-se confiante que Deus a destinava ao jovem Tobias. E Tobias cumpriu todas as recomendações de seu pai e do anjo São Rafael, enviado por Deus para ser seu guia;
. Embora Tobias julgasse tratar-se de apenas um amigo que falava sabiamente das coisas “de Deus”.
. Graças à atenção dada às recomendações de “seu amigo”, Tobias e Sara ficaram os três primeiros dias de sua vida matrimonial em castidade e constante oração;
. Pois assim foi revelado a eles que era a vontade do Senhor para que toda maldição saísse de suas vidas.
. Somente depois, no momento em que Deus permitiu, eles uniram-se como marido e mulher; Claramente muito mais para que dessem continuidade a uma família que teme e louva ao Senhor do que pelo ímpeto da paixão. Tobias e Sara, mesmo tendo passado por muitas provações durante a adolescência, continuaram fiéis a Deus e isto serviu de exemplo para manter no bem muitas gerações: “Toda a sua parentela e toda a sua descendência perseveraram numa vida íntegra e santo procedimento, de modo que foram amados tanto por Deus como pelos homens e por todos os seus compatriotas” (Tobias 14, 17)
Via Associação do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus.: aacj.org.br/homem/2018/05matrimoniotoboas-e-sara-parte-i/
Seguem alguns livros de formação espiritual para solteiros (as), namorados, e noivos:
Padre Eusébio Nierembergh relata que vivia na cidade de Aragona, na Sicília,uma menina chamada Alexandra.
Sendo nobre e muito bonita, Alexandra era muito amada por dois jovens.
Movidos pelo ciúme, esses jovens lutaram um dia e se mataram. Seus parentes enfurecidos, em troca,mataram a pobre jovem como a causa de tantos problemas. Cortaram a cabeça dela e jogaram os seus restos mortais num poço, de onde gritos e lamentos eram ouvidos.
Naquela época, São Domingos de Gusmão estava pregando e teve um sonho e a Santíssima Virgem disse-lhe:
“Domingos, há uma serva que sempre me honrou com a saudação que libertou a humanidade do pecado. Sua cabeça está decapitada. Ela me honrou com as 150 Ave-Marias (Rosário).”
E continuou:
“Confessa-a e da-lhe a Sagrada Comunhão. Prometi que ninguém morrerá sem receber os Santos Sacramentos se rezasse o meu ofício”
Alguns dias depois, São Domingos de Gusmão estava de passagem por aquele lugar e inspirado por Nosso Senhor,aproximou-se do poço e disse:
“Alexandra, vem.” Imediatamente a cabeça da falecida saiu, empoleirada na beira do poço, e pediu ao santo para ouvir sua confissão.
Acostumado a fenômenos, São Domingos ouviu a sua confissão e também lhe deu a comunhão, na presença de um grande grupo de curiosos que se reuniram para testemunhar o milagre.
Então o santo pediu-lhe para dizer por que ela tinha recebido tal graça. Alexandra respondeu que quando foi decapitada, ela estava num estado de pecado mortal e teria sido condenada ao inferno,mas por causa do Rosário que ela tinha o hábito de recitar, a Virgem Maria apareceu e preservou a sua alma de tormentos intermináveis.
Por dois dias a cabeça de Alexandra manteve a vida e quando convocada foi fixada na borda do poço, na presença de todos, e então a alma foi para o purgatório.
Quinze dias depois, sua alma apareceu para São Domingos, linda e radiante como uma estrela. Então disse-lhe que uma das principais fontes de alívio para as almas no purgatório é o rosário que é recitado para eles; e que, assim que chegam ao paraíso, rezam por aqueles que lhes aplicam essas orações poderosas.
Salve Maria Imaculada! Valei-nos São José!
Fonte Via Página Immacullata Matter Christi.: https://www.facebook.com/immaculatamaterchristi
Assim diz o Senhor: 1 Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2 Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3 Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4 e ele mesmo será a Paz.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
Responsório Sl 79(80),2ac.3b.15-16.18-19 (R. 4)
S— Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!
R— Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!
— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor! Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!
— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
— Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
Segunda Leitura (Hb 10,5-10)
Leitura da Carta aos Hebreus
Irmãos: 5 Ao entrar no mundo, Cristo afirma: "Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6 Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7 Por isso eu disse: 'Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade'". 8 Depois de dizer: "Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado" – coisas oferecidas segundo a Lei – 9 ele acrescenta: "Eu vim para fazer a tua vontade". Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10 É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
Evangelho (Lc 1,39-45)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra!
─ O Senhor esteja convosco!
─Ele está no meio de nós!
+Proclamação do +Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor!
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
Fonte Liturgia Canção Nova.: https://www.liturgiadiaria.cancaonova.com
Segue a oração da manhã de hoje com o Evangelho do dia com Padre Alex Nogueira, Rádio Educadora F.M. Diocese de Jacarezinho, PR.: web.educadora.fm.br