O QUE SIGNIFICA AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO?!
O SIGNIFICADO DAS VELAS NA COROA DO ADVENTO:
As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da História da Salvação até a chegada de Cristo, assim:
1 – No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela – vermelha - que simboliza o perdão a Adão e Eva,que de mortais se tornarão seres viventes em Deus. Cristo desceu a Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão.
2 – No segundo domingo - a segunda vela – esperança - verde, acesa com a primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo.
3 – A terceira vela - rosa - acessa com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi pela sua descendência. O rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela tem uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro.
4 – A última vela – branca - simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria.
Outra tradição sobre os significados das velas, bastante difundida:
• A primeira vela é do profeta;
• A segunda vela é de Belém;
• A terceira vela é dos pastores;
• A quarta vela é dos anjos.
Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:
• O tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
• O tempo dos patriarcas;
• O tempo dos reis;
• O tempo dos profetas.
Assim, a cada domingo acende-se uma das velas da Coroa do Advento, que representam as várias etapas da salvação. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, “a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo”, está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz. Meditando a chegada de Cristo, que veio no Natal e que vai voltar no final da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor. Para isso, nada melhor que uma boa Confissão, bem feita.
É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Este Menino veio nos trazer o Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade.
O Tempo do Advento deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus.
Deus – ensinam os Profetas – não quer a morte do pecador, mas que este se converta e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso Ele chamou os pecadores à conversão: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17); “convertei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15).
Fontes: www.franciscanos.org.br;
Prof. Felipe Aquino, escritor, viúvo e pai de 5 filhos, foi formado Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de São Paulo e Instituto Tecnológico da Aeronáutica, foi diretor da faculdade de Engenharia Química De Lorena, (Atual Campus da USP, em 2012, o Saudoso Papa Bento XVI, concedeu-lhe o título de Cavaleiro de São Gregório, escreveu diversos livros abordando temas diversos da Igreja Católica Apostólica Romana, é pregador, formador e palestrante de diversos encontros pela Comunidade Canção Nova, é atualmente Professor de História da Igreja, na formação de novos padres para a Diocese de Lorena, e Canção Nova, possui dois programas de TV na Canção Nova, Escola de Fé, Pergunte e Responderemos, possui uma Editora dos livros publicados por ele a Cléofas.: lojacleofas.com.br

Comentários
Postar um comentário