A VIRGINDADE RELIGIOSA

A Virgindade Religiosa
 
(Santa Maria Goretti, *16-10-1890 - +06-07-1902)

Virgindade religiosa, denominada também de Virgindade sacra, Sagrada Virgindade ou Santa Virgindade, é um conceito importante na tradição cristã, especialmente no que diz respeito à Virgem Maria que ocupa um lugar central no dogma cristão católico e ortodoxo. Votos de castidade e celibato são necessários para entrar na vida monástica ou no sacerdócio.
A sagrada virgindade e a perfeita castidade, considera a Igreja Católica, quando consagrada ao serviço de Deus, um dos mais "preciosos tesouros" deixados por Cristo à sua Igreja. Afirma ainda a Doutrina da Igreja Católica que a santa virgindade é mais excelente que o matrimônio, isto no Concílio de Trento.
Sobre o tema afirma João Paulo II na Exortação Apostólica Familiaris consortio (n. 16):

"Permanecendo no celibato, o homem pode entregar a Deus um coração indiviso, segundo o modelo do seu Filho, Jesus Cristo, que ao Pai entregou o amor exclusivo e total do seu coração. É então que o homem conquista o supremo cume, o vértice do testemunho cristão: "Tornando livre de um modo singular o coração humano (...) a virgindade testemunha que oReino de Deus e a sua justiça são aquela pérola que devemos preferir a qualquer outro valor. ”

Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir
Muitos são os documentos da Igreja que louvam a sagrada virgindade e a castidade perfeita pelo "Reino dos Céus". Pio XII, na Encíclica Sacra virginitas sobre a sagrada virgindade afirma ser esta o mais belo florão da Igreja (...) e que a virgindade bem merece o nome de virtude angélica.
Escreveram, dentre vários autores cristãos, ainda sobre o elogio da virgindade consagrada:
• Santo Ambrósio, De Virginibus, De Virginitate De Institutione Virginis e de Exhortatio Virginitatis.
• Santo Agostinho, De Sancta Virginitate;
• São Cipriano, De Habitu Virginum;
• Metódio, bispo de Olimpo, Convivium decem virginum;
• São Boaventura, De Perfectione Evangelica
• São Tomás de Aquino, Suma Teológica, II-II, q. 186, a.4;
• São Pedro Damião, De Caelibatu Sacerdotum;
• São João Crisóstomo, De Virginitate;
Santa Maria Goretti,virgem e mártir, rogai por nós!

***************************************************************************************************************************************************************
O conceito virgindade é construído pela sociedade, baseado em critérios tanto biológicos quanto sócio-culturais, e desta forma pode variar grandemente entre as culturas, além de ter sido modificado[1] ao longo do tempo por questões políticas e religiosas. Em alguns meios sociais ou religiosos, importam-se muito com a preservação da virgindade antes do casamento.
Biologicamente virgindade pode ser definida como o atributo de uma pessoa (ou animal) que nunca foi submetida a qualquer tipo de relação sexual (conjunção carnal) e por tal, no caso mais específico das fêmeas, a nenhum contato com esperma e inseminação por meios naturais; conceito estendido atualmente também às inseminações artificiais.

Nas fêmeas de animais dotados de hímen, é popularmente atrelada à não violação desse. Há contudo mulheres virgens para as quais naturalmente não se verifica a presença de tal película em íntegra no órgão reprodutor, e há inclusive aquelas para as quais não encontra-se naturalmente vestígios do mesmo; sendo a definição popular, por esses e outros motivos, incompleta frente à biológica. [2] .

Em muitas religiões, virgindade atrela-se à pureza, à não maculação, tanto da alma como do corpo humanos; o que estende o conceito inclusive à ausência de autossatisfação sexual. A mitologia Abraãmica, tanto em perspectiva cristã quanto muçulmana ou judáica, estabelece que Maria, a mãe de Jesus (Isa na fé islâmica), o teria concebido e dado-lhe à luz sem qualquer contato com progenitor ou gameta masculinos; sendo sua gravidez resultado de uma intervenção divina; o que a torna, ao menos nesses sistemas de crenças, a única mulher a dar à luz sem ser maculada: a Virgem Maria; a "Santa Maria,mãe de Deus" - conforme descrito na oração cristã em sua homenagem, a Ave Maria. Nas crenças católica e ortodoxa, ela teria ainda permanecido virgem pelo resto de sua vida. 
Salve Maria! Valei-nos São José!

Créditos na Imagem Via Página Virtudes Do Cavalheiro de Cristo.: https://www.facebook.com/virtudesdocavalheirodecristo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"