FORMAÇÃO PARA RAPAZES E MOÇAS SOLTEIROS (AS).: "A DIFERENÇA ENTRE VIRGINDADE E CASTIDADE!"

A DIFERENÇA ENTRE VIRGINDADE E CASTIDADE!


Uma vez ouvi uma pessoa de minha família ignorar uma conhecida por que esta era a favor da castidade. Aquela dizia que era uma hipocrisia uma pessoa que não é virgem vir falar de castidade. Como se pelo fato de você não ser mais virgem, não pudesse ser casto (ou não pudesse admitir que errou e que reconhece o que é certo). Pior que esse não é um pensamento isolado, apenas da minha parenta, mas é uma idéia presente na vida de muitas pessoas.

O que é virgindade? O que é castidade?

Segundo o Dicionário Michaellis
vir.gin.da.de
s. f. Estado ou qualidade de pessoa virgem
vir.gem
adj. m. e f. 1. Diz-se da mulher que ainda não teve cópula carnal. 2. Casto, intato, puro.

Engraçado que aqui nessa definição segundo o Dicionário Michaellis, é bem taxativo quando se fala em virgem (Diz-se da mulher que ainda não teve cópula carnal). Oras, homem não pode ser virgem? Não. Homem deve ser virgem SIM!
“A castidade comporta uma aprendizagem do domínio de si que é uma pedagogia da liberdade humana. A alternativa é clara ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz. “A dignidade do homem exige que ele possa agir de acordo com uma opção consciente e livre, isto é, movido e levado por convicção pessoal e não por força de um impulso interno cego ou debaixo de mera coação externa. O homem consegue esta dignidade quando, libertado de todo cativeiro das paixões, caminha para o seu fim pela escolha livre do bem procura eficazmente os meios aptos com diligente aplicação.”” (CIC 2339)

Infelizmente em nossa nação, trocaram a liberdade pela libertinagem! É isso que querem enfiar goela abaixo em nós jovens. Essa falsa idéia de liberdade, que podemos fazer com nosso corpo aquilo que bem entendemos, na hora em que quisermos e com o(a) primeiro(a) que aparecer pela frente. O pior é que mesmo depois da falsa “liberdade feminina” onde querem que nós mulheres nos igualemos aos homens, reclamando por direitos iguais, a sociedade continua fazendo o que faziam nos tempos de vovó. Para os homens, o fato de ter várias mulheres é normal, por que isso é do “HOMEM”. Quanto às mulheres, ter vários homens é prostituição. E não adianta dizer que hoje não é mais assim, por que é!
O fato é que as coisas não mudaram pra melhor. Muitos pais dessa época de libertinagem ensinam aos filhos que quanto mais mulheres tiverem em sua cama mais homem será. Mas será que dizem o mesmo para suas filhas? Tenho certeza que não. Por mais que o pai queira ser liberal, ele se incomoda com o fato de talvez saber que sua filhinha pode ter relações com seu namorado. Da mesma forma, qual o menino que vai querer namorar sério, levar para apresentar aos pais uma garota que ele sabe que já teve vários homens? Uma garota que só quer aproveitar a vida?
“A castidade representa uma tarefa eminentemente pessoal. Mas implica também um esforço cultural, porque "o homem desenvolve-se em todas as suas qualidades mediante a comunicação com os outros". A castidade supõe o respeito pelos direitos da pessoa, particularmente o de receber uma informação e uma educação que respeitem as dimensões morais e espirituais da vida humana.” (CIC 2344)

Conversando com uma amiga sobre o fato de garotos que estão com alguém que não é bem vista, e quando indagados sobre seu relacionamento com tal garota eles respondem: “Ah, mas não é nada sério!”. Ela me disse: “Eles pensam que não perdem pontos”. Do mesmo jeito que eles agem quando querem algo sério, nós também agimos. “Eu, por exemplo, não quereria um cara que ficou por aí, com várias garotas, principalmente com garotas de má reputação”. Achei interessante, pois nunca tinha parado para pensar que realmente, quando nós mulheres queremos algo sério, não queremos com qualquer um.
Viver a castidade depende de cada um, mas também da educação que recebemos, da cultura que temos. E infelizmente, em nosso país, o que temos para oferecer para nossos filhos é uma cultura de prostituição, de indignidade e de falta de respeito à pessoa humana. É uma educação que a gente sabe muito bem o que é que ensina. É importantíssimo ensinarmos às nossas crianças o valor que tem a virgindade, o apreço de viver a castidade, pois dessa forma, eles se tornarão jovens que farão do seu relacionamento uma ferramenta de santificação e crescimento pessoal. Somos a geração que pode mudar isso! Depende de nós!

“Os jovens devem ser instruídos convenientemente e a tempo sobre a dignidade, a função e o exercício do amor conjugal, a fim de que, preparados no cultivo da castidade, possam passar, na idade própria, do noivado honesto para as núpcias 670.” (CIC 1632)

Voltando ao assunto, acho que a definição do dicionário seria melhor empregada assim:

vir.gin.da.de
s. f. Estado ou qualidade de pessoa virgem
vir.gem
adj. m. e f. 1. Diz-se da pessoa que ainda não teve cópula carnal. 2. Casto, intato, puro.
cas.ti.da.de
s. f. 1. Qualidade de casto. 2. Teol. Abstinência total dos prazeres sensuais.
cas.to
adj. 1. Que se abstém de quaisquer relações sexuais. 2. Que se abstém de relações sexuais ilegítimas. 3. Puro.
Dessa forma, pode-se viver a castidade sem ser virgem. Não estou aqui dizendo: “Vá! Viva desregradamente sua sexualidade, e depois, viva a castidade”. De forma alguma estou a dizer isso. Mas falo para que você não caia na besteira de pensar, “Poxa, não sou mais virgem. Não dá para viver a castidade se não sou mais virgem”. Errado!

"A castidade há de distinguir as pessoas de acordo com seus diferentes estados de vida: umas na virgindade ou no celibato consagrado, maneira eminente de se dedicar mais facilmente a Deus com um coração indiviso; outras, da maneira como a lei moral determina, conforme forem casados ou celibatários." As pessoas casadas são convidadas a viver a castidade conjugal; os outros praticam a castidade na continência: Existem três formas da virtude da castidade: a primeira, dos esposos; a segunda, da viuvez; a terceira, da virgindade. Nós não louvamos uma delas excluindo as outras. Nisso a disciplina da Igreja é rica”. (CIC 2349)

Ou seja, há diferentes tipos de castidade como fala o Catecismo, e como a castidade é um dos frutos do Espirito Santo (ver CIC 1832), deduz-se que só através de muita oração, penitência e, lógico, através da Santa Eucaristia, pode-se viver a castidade após ter, infelizmente, perdido a virgindade.

“A castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual. O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo.”(CIC 2345)

Algumas perguntas pertinentes a esse assunto, extraídas do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica:



488. O que é a castidade?
A castidade é a positiva integração da sexualidade na pessoa. A sexualidade se torna humana quando é integrada de modo justo na relação de pessoa a pessoa. A castidade é uma virtude moral, um dom de Deus, uma graça, um fruto do Espírito. 2337-2338

489. O que comporta a virtude da castidade?
Comporta a aquisição do domínio de si como expressão de liberdade humana voltada ao dom de si. É necessária, para esse fim, uma integral e permanente educação, que se realiza em graduais etapas de crescimento. 2339-2341

490. Quais os meios disponíveis que ajudam a viver a castidade?
Numerosos são os meios à disposição: a graça de Deus, a ajuda dos sacramentos, a oração, o conhecimento de si, a prática de uma ascese adequada às várias situações, o exercício das virtudes morais, em particular da virtude da temperança, que visa fazer guiar as paixões pela razão. 2340-2347

491. De que modo todos são chamados a viver a castidade?
Todos, seguindo a Cristo, modelo de castidade, são chamados a levar uma vida casta segundo o próprio estado de vida: uns vivendo na virgindade ou no celibato consagrado, um modo iminente de se dedicar mais facilmente a Deus com coração indiviso; outros, se casados, vivendo a castidade conjugal; se não casados, vivendo a castidade na continência. 2348-2350 2394

492. Quais são os principais pecados contra a castidade?
São pecados gravemente contrários à castidade, cada qual segundo a natureza do próprio objeto: o adultério, a masturbação, a fornicação, a pornografia, a prostituição, o estupro, os atos homossexuais. Esses pecados são expressão do vício da luxúria. Cometidos com menores, esses atos são um atentado ainda mais grave contra a integridade física e moral deles. 2351-2359 2396

493. Por que o sexto mandamento, embora reze "não cometer adultério", proíbe todos os pecados contra a castidade?
Embora no texto bíblico do Decálogo se leia "não cometer adultério" (Ex 20,14), a Tradição da Igreja segue em conjunto os ensinamentos morais do Antigo e do Novo Testamento e considera o sexto mandamento englobando todos os pecados contra a castidade. 2336

494. Qual é o dever das autoridades civis em relação à castidade?
Elas, por serem obrigadas a promover o respeito da dignidade da pessoa, devem contribuir para criar um ambiente favorável à castidade, até impedindo, com leis adequadas, a difusão de algumas das supracitadas graves ofensas à castidade, para proteger, sobretudo os menores e os mais fracos. 2354

Concluindo, castidade não é virgindade. Pode-se ser virgem e não ser casto e pode-se ser casto e não ser virgem!
Quem é virgem, mas não é casto, reveja suas ações, confesse-se e creia, Deus quer, você consegue!
Quem é casto, mas não é mais virgem, amém. Você é prova viva que Deus tudo pode.

“O domínio de si mesmo está ordenado para doação de si mesmo. A castidade leva aquele que a pratica a tornar-se para o próximo uma testemunha da fidelidade e da ternura de Deus”. (CIC 2346)

Viva a castidade, com virgindade ou não, mas lembre-se sempre que o ideal é ter as duas coisas.(VER Superioridade da Castidade Virginal: Mt 19,10ss; 1Cor 7,1; Ap 14,4).

CASTIDADE NA BÍBLIA:
- Castidade Conjugal: Tt 2,4s; 1Pd 3,2
- Louvores à Castidade: Jt 15,10s; Sb 4,1s; Eclo 26,20; 1Cor 7,26; Gl 5, 19-25
- Fuga das Ocasiões: Eclo 9,4.12s; 41,25; 42,12s; Mt 5,27s; 14,6-9; Mc 6,21-26
- Castidade na Viuvez: Lc2,37, 1Tm 5,55ss.14 
- Castidade Virginal: (1Cor 7,1) Agora a respeito das coisas que me escrevestes. Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma. (7s) Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um em de Deus um dom particular: uns este, outros aquele. Aos solteiros e as viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim como eu. Mas se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se. (34) A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das

Salve Maria! Valei-nos São José!

#cavalheirodecristoblogspot

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"