FORMAÇÃO.: "A ESTOLA É BÍBLICA?!"
A ESTOLA É BÍBLICA?
As vestes dos padres são sempre cheias de ornamentos e com imagens. A estola que também faz parte das estes sacerdotais não é simplesmente um complemento, mas possui um significado maior.
As vestes litúrgicas representam sempre a majestade Cristo e não a do Padre. Cada paramento possui seu significado, nesta postagem será tratado apenas sobre a Estola.
O SIGNIFICADO DA ESTOLA ANTIGO TESTAMENTO:
É importante ressaltar que este ornamento não é uma invenção da Igreja. Este paramento possui várias raízes, inclusive bíblica.
A maioria de nós não entende várias formas, figuras, símbolos e gestos que compõem a nossa fé. Quanto mais conhecermos nossas raízes, melhor podemos vivenciar nossa fé.
Podemos encontrar o uso da Estola já no antigo testamento, nas raízes judaicas. O Efóde por exemplo, é a estola que conhecemos hoje:
O efod será feito de ouro, de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e de linho fino retorcido, artisticamente tecidos. (Êxodo 28, 6)
No livro do Êxodo dá-se uma prescrição para o uso de um ornamento que seria dedicado apenas ao sumo-sacerdote.
A estola também foi usado por Davi, personificando também o símbolo da realeza. No livro de II Samuel é descrito:
Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho. (II Samuel 6, 14)
O Efode tinha um aspecto de revestimento peitoral que era colocado por cima da vestimenta sacerdotal no judaísmo.
O uso do Efóde (Estola) caracteriza o sentido da realeza e também da missão sacerdotal no Antigo Testamento.
A ESTOLA NA IGREJA:
Desde o início da Igreja, vários aspectos da religiosidade do judaísmo, também foram absorvidos dentro a liturgia católica. Um exemplo são as leituras dos livros sagrados.
O ministro ordenado, como os Bispos e Padres, são “Revestidos de Cristo”. A Estola em questão, dentro do contexto litúrgico quer designar AUTORIDADE.
Este portanto é o significado do uso da ESTOLA, claro, percebendo seu uso no AT, por profestas e reis, que já designam por si só autoridade.
Este ornamento, que faz parte das vestes sacerdotais, também acompanha as cores de cada tempo, como o Verde, o Roxo, o Branco, também o preto, o rosa e o vermelho.
Quando o Padre está devidamente paramentado, geralmente não se vê a estola, ela fica abaixo de outra veste, a casula.
A Estola também tem outros significados, como a do Bom Pastor, como este adereço fica sobre os ombros, se faz referência as ovelhas do rebanho, que são carregadas pelo seu pastor.
Também é comum vermos os nosso Padres utilizando a Estola para ministrar o Sacramento da Penitência ou Reconciliação.
Fonte Via Página A Fé Explicada.: https://www.facebook.com/afeexaplicada
Comentários
Postar um comentário