SANTO (A) DO DIA SANTO ANDRÉ APÓSTOLO E MÁRTIR

30 de Novembro Santo André Apóstolo e Mártir
André era irmão de Simão (posteriormente chamado de Pedro por Jesus). Ambos eram filhos de um pescador chamado Jonas e nasceram na cidade de Betsaida, às margens do Lago de Genesaré, também conhecido como Mar da Galiléia. 
André e Pedro junto com seu pai, eram sócios de João e Tiago numa companhia de pesca. (Tiago e João também foram eleitos Apóstolos por Jesus).
Pedro e André moravam na cidade de Cafarnaum, um importante centro pesqueiro de Israel.  
Antes de serem discípulos de Jesus, André e João foram discípulos de João Batista. Foi João Batista aliás, quem apresentou Jesus a esses dois, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo!"
E os dois foram atrás de Jesus. O encontro com o Mestre deve ter sido maravilhoso porque, João, depois de mais de 60 anos, quando escreveu seu Evangelho, lembrou-se até da hora em que ele e André encontraram o Mestre: “Eram quatro horas da tarde”. (Jo 1, 35-40).
Tocado por Deus, Santo André deixou tudo para seguir a Jesus Cristo! 
André, juntamente com João, foram os primeiros a se tornarem discípulos de Jesus!
O fato de ter sido discípulo de João Batista mostra que Santo André era um homem ligado à religião e estava em busca do Eterno. Depois de encontrar Jesus, ele fez questão de levar seu irmão, Pedro, até o Mestre!
Ele disse, cheio de felicidade, a Pedro: "Irmão, encontramos o Messias"! Ele não guardou para si a Graça de ter encontrado o Senhor e quis que outros também tivessem essa experiência! Grande exemplo para nós!
Por isso, Santo André foi o primeiro discípulo a apresentar futuros discípulos a Jesus.
André era indicado pelos próprios discípulos como o "segundo na hierarquia", estando abaixo somente de Pedro, o líder escolhido por Jesus. Nas listas dos Apóstolos citadas nos Evangelhos, André figura entre os quatro primeiros. 
A Tradição diz que André era mais velho que Pedro. 
Santo André é mencionado doze vezes no Novo Testamento. 
Ele é citado no milagre da multiplicação dos pães (é ele quem apresenta a Jesus o menino que tinha cinco pães e dois peixes). (Jo 6, 8-14). 
Quando gregos pedem para ver Jesus, Filipe vai falar com André e André fala com Jesus. O fato evidencia a autoridade de André. 
Santo André participou de toda a vida pública de Jesus, viu os milagres que o Mestre realizou, ouviu as suas pregações e ensinamentos. 
Ele também experimentou a sua própria fraqueza, fugindo quando Jesus foi preso mas, experimentou também a alegria do perdão vindo de Jesus Ressuscitado e a força do Espírito Santo no dia de Pentecostes!
Tudo isso moldou para sempre sua personalidade e ele se tornou um grande Apóstolo!
Logo após a Vinda do Espírito Santo, André ajudou a fortalecer a Igreja nascente na Palestina. 
Depois porém, partiu para anunciar o Evangelho em vários lugares da região, fixando-se depois em Patras, na Grécia. 
Lá, formou uma Comunidade Cristã forte! Ali surgiu uma Igreja viva, rica em discípulos e missionários. 
Em Patras muitos milagres aconteceram pela oração de Santo André!
Porém, ali também foi o local do seu martírio. Por causa do crescimento da Igreja Católica o governador local, chamado Egéas, subordinado ao imperador romano Nero, que perseguia fortemente a Igreja Católica, mandou prender o Apóstolo.
O governador exigiu que Santo André adorasse os deuses pagãos da região. O Santo Apóstolo negou e ainda afirmou que aqueles deuses eram demônios. Por isso, Egéas condenou-o à morte por crucificação! 
Santo André aceitou a sentença com alegria pois, sempre pregou a grandeza da Cruz de Cristo!
Ele foi pregado numa cruz em forma de “X”. Antes de sua morte uma forte luz envolveu todo o seu corpo e depois se apagou. Era o dia 30 de novembro do ano 60 (século I).
Sigamos também nós, com ardor, a Jesus Cristo!

Côn. Marcos Paulo de Campos. https://www.facebook.com/conego.marcos.de.campos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"