SE SÃO PEDRO NÃO FOI PAPA, PORQUE JESUS O CHAMOU DE SATANÁS?!

São Pedro não foi Papa porque Jesus o chamou
de Satanás

Quando os católicos afirmamos que Jesus funda a Igreja Católica sobre São Pedro (Mt 16,18) e, esse fato, este se torna o primeiro Papa, os adversários ("satanases") do Primado Petrino objetam, argumentando que poucos versículos adiante o mesmo Jesus chama Pedro de "satanás" e de um estorvo -- pedra de escândalo (Mt 16,23).

Ora, não podem negar, porém, ter sido a Igreja de fato construída sobre Pedro, após Cristo mudar-lhe o nome para Cefas -- Rocha (Jo 1,42), confiar-lhe o governo da assembléia dos fiéis (Jo 21,15-17), dar-lhe autoridade ampla de ligar e desligar (Mt 16,19) e outorgar-lhe a missão de confirmar na fé a todos (Lc 22,31-32): Jesus é claro no constituir o Príncipe dos Apóstolos o chefe visível da Igreja universal.

Por outro lado, no episódio em que Nosso Senhor Jesus o chama "satanás", não quer dizer que Pedro seja satanás num sentido substancial, mas que, ao se opor à vontade de Deus de que Cristo morresse na cruz, Pedro está agindo como adversário de Deus – e a palavra "Satanás" significa literalmente "adversário". Os discípulos frequentemente erravam, especialmente porque Pedro e os apóstolos ainda não haviam recebido o Espírito Santo. Esta nuance semântica os objetores não levam em consideração quando negam a Primazia de São Pedro.

Algo parecido ocorre com o termo "anjo" (anggelos). Por extenso, significa mensageiro, alguém de posição importante e não exclusivamente uma criatura espiritual, como habitualmente se concebe. Nas línguas bíblicas, anjo além de ser espiritual, servindo segundo a vontade de Deus para a salvação das pessoas (Hebreus 1,14), também, às vezes, é um mensageiro humano, um enviado especial. Por exemplo, João Batista era chamado de anjo (Marcos 1,2), e também os mensageiros do próprio Batista perante Jesus (Lucas 7, 24). Em dois outros casos, a palavra grega "angellos" é usada para se referir a embaixadores terrestres (Lucas 9,52 e Tg 2,25). Na mesma acepção, o bispo de cada uma das 7 igrejas da Ásia igualmente são denominados anjos (Apocalipse 2 -- 3).

Feitos os esclarecimentos acima, comete erro grave de hermenêutica e exegese aquele que não se atenta para esse fato linguístico dos idiomas bíblicos. Destarte, é totalmente falso o argumento de que Nosso Senhor reprovou a pessoa de São Pedro por tê-lo chamado de "satanás", de modo a destituí-lo da dignidade de Primaz de Sua Igreja, quando na verdade o Senhor apenas lhe repreende tão somente uma carnal e imprudente atitude contrária ("adversária") a Seu plano redentor.

Fonte Via Página Católico.: https://www.facebook.com/soucatolicoeadefendo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"