REFLEXÃO A NEGLIGÊNCIA DURANTE A PARTICIPAÇÃO DA SANTA MISSA:
Uma Religiosa Foi Parar no Purgatório, Devido a Negligência Durante a Participação da Santa Missa
A venerável Madre Inês de Langeac, uma freira dominicana, assistiu à Santa Missa com a maior devoção e exortou suas irmãs ao mesmo fervor. Ela lhes disse que este sacrifício divino é a ação mais santa da religião, a obra de Deus por excelência; e lembrou-lhes as palavras dos Livros Sagrados: "maldito aquele que faz a obra de Deus negligentemente". Uma irmã da comunidade, chamada Irmã Seraphica, veio a falecer: não havia levado suficientemente em conta os conselhos salutares de sua superiora e após sua morte foi condenada a um severo purgatório. Madre Inês soube disso. Em êxtase, encontrou-se em espírito no local de expiações, viu muitas almas nas chamas e reconheceu entre elas a Irmã Seraphica, que com voz lamentosa lhe pediu ajuda. Tocada pela mais profunda compaixão, a caridosa Superiora fez tudo o que pôde durante oito dias: jejuou, comungou e assistiu à Santa Missa pela querida falecida.
Enquanto rezava com muitas lágrimas e gemidos, implorando a Misericórdia Divina pelo Precioso Sangue de Jesus Cristo, para que lhe aprouvesse retirar sua querida filha das chamas e a fizesse ter a felicidade de ver seu rosto; ela ouviu uma voz que lhe dizia: "Continue a rezar, não é hora de livrá-la". Madre Inês perseverou com confiança e, dois dias depois, enquanto estava presente no sacrifício divino, no momento da elevação, viu a alma da Irmã Seraphica ascender ao céu com extrema alegria. Essa visão consoladora foi a recompensa de sua caridade e inflamou com um novo ardor sua devoção ao santo Sacrifício da Missa.
–Reflexão:
A Negligência à Santa Missa é um perigo espiritual silencioso. A Santa Missa é o coração da vida cristã, negligenciar a Missa é, portanto, fechar os olhos a um mistério de amor divino. É como dizer a Jesus: "Não tenho tempo para o Teu sacrifício. Meu conforto vale mais do que Tua Cruz." Santa Teresa de Jesus (d’Ávila) advertia:
> “Sem a Missa, o que seria de nós? Todos morreríamos.” — (Obras completas, Caminho da Perfeição)
Por desleixo, nos tornamos semelhantes àqueles que estavam aos pés da cruz e viraram o rosto, indiferentes ao preço da nossa salvação. A negligência torna o coração frio e leva à perda do senso do sagrado. Santo Afonso Maria de Ligório também nos adverte:
“O tempo mais proveitoso da vida é aquele que se passa na Santa Missa.”
Então, vamos participar com máximo zelo, amor e piedade ao mistério da nossa Salvação.
– Referência:
(Abbé François-Xavier Schouppe,s.j. (1823-1904)
Le Dogme du Purgatoire illustré par des Faits et des Révélations Particulières - Part. II, cap. XIX)
"E as almas dos fiéis pela misericórdia de Deus descansem em paz! — Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!"
"Para Cristo,
por Maria e José,
em súplicas pelas
almas do purgatório".🙏🏾
- Jesus e Maria eu vos amo, salvai almas!
Via Página Apostulim Purgatorium.: https://www.facebook.com/ApostoliPurgatoriorum

Comentários
Postar um comentário