SANTO ANTÔNIO E O DIA DOS NAMORADOS:
O DIA DE SANTO ANTÔNIO E OS NAMORADOS
Enquanto na Europa e na América do Norte se comemora o Dia dos Namorados a 14 de Fevereiro, dia de São Valentim, no Brasil celebra-se a 12 de Junho, véspera do dia dedicado a Santo Antônio. O dia 12 de Junho tornou-se uma data especial, com direito a troca de presentes que podem ser simples postais, ramos de flores, caixas de bombons, ou milhares de outras sugestões que as lojas, nesta época, colocam a disposição dos enamorados. E tudo isto para afirmar um "Eu Te Amo!". A escolha de Santo Antônio como padroeiro dos namorados deve-se ao fato da tradição apontá-lo como casamenteiro. Sobre isso conta-se que durante o tempo em que Santo Antônio esteve na França, ele se dirigiu a um povoado onde casar era considerado um pecado. Nesse local, ele pregou sobre a importância da formação das famílias, vindo daí o qualificativo que o tornou popular como santo casamenteiro. Mas quem foi Santo Antônio?
Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, a 13 de setembro de 1195, e com 36 anos morreu nas vizinhanças de Pádua, Itália, no dia 13 de junho de 1231. Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa e também de Santo Antônio de Pádua, sendo um dos santos mais populares da Igreja, “o santo do mundo todo” como o chamou o Papa Leão XIII. Aos 15 anos, entrou no convento da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, nas proximidades de Lisboa. Aí ele ficou dois anos e pediu para ser transferido para o mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, porque eram tantas as visitas de parentes e amigos, que perturbavam sua paz, e ali ele estudou filosofia e teologia e foi ordenado padre. No início de novembro de 1220, Antônio desembarcou em Marrocos, mas uma terrível enfermidade o reteve na cama todo o inverno e resolveram devolvê-lo para Portugal. O navio de volta a Portugal foi levado pelos ventos para a Itália. Desembarcou na Sicília e se dirigiu para Assis, onde se encontrou pela primeira vez com São Francisco. Então, ele participou de um Capítulo Geral da Ordem, que começou a 20 de maio de 1221, em Assis. Em setembro de 1221, fazendo o sermão numa ordenação sacerdotal de franciscanos e dominicanos, ele se revelou como excelente orador e pregador, surpreendendo o Provincial e todos ficaram maravilhados. Em 1229, foi morar com os franciscanos perto de Pádua, no convento de Arcella, onde se dedicou a escrever os sermões das festas dos grandes santos e de todos os domingos do ano. Ele sempre saia para pregações, até morrer, a 13 de junho de 1231. Onze meses após sua morte, em 30 de maio de 1232 ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1934 foi declarado Padroeiro de Portugal e em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII. A tradição cristã é rica em alusões ao poder milagroso de Santo Antônio para casamento. Assim, caros leitores, encalhadinhos, não fiquem tristes! Entre vocês está Santo Antônio, o santo casamenteiro!
Oração a Santo António, pedindo a graça de um(a) namorado(a):
Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos,
as desilusões, os desencantos. Faz que eu seja realista, confiante, digna(a) e alegre. Que eu encontre um(a) namorado(a)
que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.
Via Página Virtudes do Cavalheiro de Cristo.: https://www.facebook.com/virtudesdocavalheirodecristo
Obs: "Os livros de Namoro Santo e formação espiritual estão nesse link.: https://cavalheirodecristo.blogspot.com/2024/07/recomendo-esses-livros-espirituais-para.html
https://cavalheirodecristo.blogspot.com/2024/09/recomendo-mais-alguns-livros.html
Comentários
Postar um comentário