SANTO (A) DO DIA "BEATA NHÁ CHICA"


14 de junho
Beata Nhá Chica (Francisca de Paula de Jesus) Virgem

Hoje celebramos uma brasileira! Uma mulher de Deus maravilhosa! A popular: Nhá Chica!
Mulher simples e humilde! Era filha de uma escrava com um fazendeiro, Nhá Chica era analfabeta e possuía dons extraordinários! 
Ela nasceu no ano de 1810 na cidade de São João Del Rey-MG e recebeu o nome de Francisca de Paula de Jesus. 
Era filha de uma escrava alforriada que teve, além de Nhá Chica, um filho chamado Theotônio. 
Pouco tempo depois os três se mudaram para a cidade de Baependi, também em Minas Gerais. Foram morar numa pequena casinha onde Nhá Chica viveu até o fim de sua vida!
Com 10 anos de idade Nhá Chica ficou orfã de mãe e então, se consagrou à Virgem Maria Imaculada e a tomou por sua mãe!  
Nhá Chica nunca quis deixar a humilde casinha onde vivia, recusando o convite do irmão que a chamava para sua companhia. Isso porquê ela queria viver só para Deus! Cresceu isolada do mundo, dedicando-se à caridade e à fé. Rapazes do seu tempo pediram-na em casamento muitas vezes (pois, ela era muito bonita) mas, ela recusou a todos!
Nhá Chica recebia todos aqueles que a procuravam para pedir seus conselhos e as suas orações. E fazia suas preces a Nossa Senhora, a quem ela sempre chamava carinhosamente de: "minha Sinhá"!
Pouco a pouco sua fama foi aumentando, porque dava sempre ótimos conselhos inspirados por Deus! Para todos ela tinha palavras de consolação e de conforto mas, também de correção! 
Sem dúvida Nhá Chica tinha o dom de aconselhar segundo a Vontade de Deus! Nela se cumpriu a Palavra do Evangelho: "Eu te louvo, oh Pai, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos!" (Mt 11, 25).
Ainda moça já tinha o piedoso costume de convidar os moradores daquela redondeza, em determinado dia da semana, para com ela elevarem preces à Virgem Mãe de Deus! E, após as orações, ela distribuía alimentos aos pobres.
Recebia esmolas e dava esmolas!
Ninguém batia a sua porta sem receber em troca alguma ajuda em pedidos e orações. Serviço e oração eram as características da vida da Beata Francisca de Paula de Jesus. 
Quando perguntada de onde lhe vinha tanta ciência, ela simplesmente respondia: "Eu só repito o que me diz a minha Sinhá e nada mais: eu rezo a ela, que me ouve e me responde!"
Uma grande devoção de Nhá Chica era a da oração das três horas nas sextas-feiras! Ela se recolhia em sua casa, não atendia ninguém e ficava em profunda oração diante de Jesus Crucificado!
Uma grande obra de Nhá Chica foi a construção de uma Capela. Ela sempre dizia que essa capela era um desejo de Nossa Senhora! 
Mas, era um empreendimento caro demais para uma mulher pobre daquele tempo, ainda mais sendo filha de escrava. 
Ela saia então pela vizinhança pedindo auxílio para a construção. Aos poucos a notícia correu e logo começou a receber de todas as partes esmolas para este fim!
Ela pode também usar para a construção dessa Igreja, a herança que recebeu de seu irmão.
Quando já tinha uma certa quantia, Nhá Chica recebeu a ordem de Nossa Senhora para dar início aos trabalhos. Chamou um oficial de pedreira, que deu início a capela que media 35m de comprimento e 20m de largura. 
O acabamento foi quase toda doado. Bem como: imagens, alfaias, vasos sagrados, lâmpadas e até um caro órgão!
Nhá Chica tinha dons especiais: o da ciência infusa, o da locução interior, o da sabedoria, o de cura e o do aconselhamento!
Em 8 de junho 1885 de Nhá Chica ficou muito doente e caiu de cama! Fez então o seu testamento e, aos 14 de Junho de 1895 faleceu santamente com 85 anos de idade!
A quantidade de gente que quis se despedir de Nhá Chica foi tão absurdamente grande que o seu velório teve que durar quatro dias!   
Durante esses dias, apesar de não ter sido embálsamado, o corpo de Nhá Chica miraculosamente não se decompôs!   
Seu semblante não apresentava sinais de morta, o que deixou o médico local totalmente perplexo!  
Segundo seu desejo, expresso em seu testamento, Nhá Chica foi enterrada na capela que construíra.
A memória de Nhá Chica não se extinguiu com a sua morte! Ao contrário, seus restos mortais, no interior da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, vêm sendo visitados e venerados por milhares de fiéis de todo o Brasil e outros países!
Em 1998 aconteceu a exumação dos seus restos mortais. Ao abrir a sepultura um forte perfume de rosas se espalhou pelo ar!

Côn. Marcos Santos.: https://www.facebook.com/conego.marcos.de.campos





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"