SANTO ANTÔNIO, PROTETOR DOS NAMORADOS;


“SANTO ANTÔNIO PROTETOR DOS NAMORADOS”
 

“ O mês dos namorados é o mês de Junho mas seu dia é 12 de junho. Mas muitos casais católicos comemoram no dia 13 o seu padroeiro Santo Antônio de Pádua Itália ou Lisboa Portugal. Fernando como era chamado, nasceu na cidade de Lisboa, Portugal no dia 15 de agosto de 1195, sua mãe consagrou-o a Nossa Senhora, o pai era governador de Lisboa era de uma família rica antes de se converter ao Cristianismo, vivia no palácio, e tinha contato fácil com o luxo. Poderíamos imaginar o ambiente de orgulho, e ostentação que reina nesses lugares, o nosso Fernando saiu vitorioso através dessas tentações, conservando-se humilde e desligado do luxo e das riquezas, sempre compreensivo e atencioso para com todos. Sentiu o chamado de seguir Deus mais de perto, aos 15 anos decidiu-se tornar padre. Entrou no convento dos agostinianos. Ingressando nessa comunidade, renunciou a todos os direitos e às propriedades do pai. Lá passou 10 anos estudando, sobretudo a Sagrada Escritura. Desejava, porém, dedicar-se mais ao serviço do Senhor. Conheceu, naquele tempo, os franciscanos, conheceu a vida pobre que levavam. Acompanhou o episódio de 5 frades franciscanos, que deixaram a sua terra, para pregar o Evangelho aos mulçumanos e que foram mortos porque seguiam Jesus e pregavam a Palavra Dele. Ao saber da morte por Cristo dos 5 frades, Fernando decidiu-se. Deixou o convento em que estava, e onde tinha uma vida confortável, e ingressou para o convento dos franciscanos, desejoso de ser enviado para erras estrangeiras, para pregar o Evangelho, e talvez morrer, dando a vida por Jesus e pelos irmãos. Ao entrar na ordem dos franciscanos, mudou seu nome para Antônio para significar que estava vivendo uma vida nova. Em 1220, com um companheiro, deixou sua terra. De Lisboa navegando para a África, apanhou uma febre quando mal pusera o pé em terra firme, que o manteve prostrado vários meses na África.
 
Depois de recuperar-se dirigiu-se ao encontro de São Francisco de Assis, e de lá foi para outras cidades. Sempre com os irmãos franciscanos, viveu de verdade a pobreza. Havia reparado no convento que todos trabalhavam, só ele ficava rezando e estudando a Sagrada Escritura .Os outros irmãos achavam natural ele viver assim, porque ele era padre. Mas um dia ele apareceu na cozinha e pediu ao cozinheiro que o deixasse ajudar na lavagem dos pratos, a tirar a mesa e lavar o chão depois do jantar.
A primeira vez que Antônio pregou foi num dia em que os outros padres, que estavam presentes na Igreja, não queriam que ele pregasse. Mas falou tão bem que todos ficaram entusiasmados. Daquele dia em diante multidõesde homens e mulheres procuravam escutá-lo o seu auditório contava com mais de 30 mil pessoas. Ele insistia na pregação como João Batista, na necessidade da conversão, da mudança de vida, muitas vezes quando terminava de pregar grande era o número de pessoas que queriam se confessar era tão grande que não havia na redondeza sacerdotes bastantes para ouvir as confissões dos que queriam mudar de vida.
 

Um homem idoso contava seu encontro com Antônio desse jeito: “Eu era ladrão de profissão. Pertencia a uma quadrilha de doze ladrões. Vivíamos no mato e assaltávamos todos os que passavam. Tendo ouvido a fama da pregação de Antônio, resolvemos ir disfarçados ouvir o sermão dele. Assim que escutamos suas palavras, começamos a sentir remorsos e contrição em nossos corações dos nossos pecados e crimes decidimos mudar de vida”.

“Santo Antônio, um santo muito popular em nosso país. Encantado com a ordem franciscana, ele trocou o conforto de uma família rica pela vida religiosa. E é bastante conhecido, aqui no Brasil, como o santo casamenteiro.
Conta-se que essa fama, Santo Antônio adquiriu depois de pagar vários dotes para as moças carentes arranjarem casamento. Naquela época, essa era uma prática comum no matrimônio. O tempo passou, o costume agora é outro, e Santo Antônio continua favorecendo os casais.
Todos os anos faço a novena pela vida afetiva, pedindo a intercessão desse grande santo. É de grande importância nos debruçarmos sobre esse assunto. Todos os dias recebo vários pedidos de oração sobre relacionamentos mal resolvidos e rompimentos que ainda não foram superados.
Por isso, coloco aqui uma oração dos namorados, para que o namoro seja um tempo de conhecimento mútuo para a construção de um lar verdadeiramente cristão.”
 
ORAÇÃO DOS NAMORADOS:
Senhor , fazei-nos instrumentos de vossa paz em nosso namoro.
Onde houver ódio, que transborde o amor
Onde houver ofensa, que o perdão seja muito maior
Onde houver discórdia, briga, divisão... troquemos pela união,
Onde houver dúvida, ciúme, desconfiança, que nos apoiemos na fé,
Onde houver erro, mentira, que a verdade possa triunfar,
Onde houver desespero, que a esperança renasça em nossos corações,
Onde houver tristeza, que a alegria brote em nossos lábios como resposta,
 Onde houver confusão de sentimentos, dai-nos clareza,
Que Vossa luz possa invadir-nos, dissipando todas as sombras que se encontrarem instaladas em nossos corações. 
Que Deus, por intercessão de Santo Antônio, abençoe a todos.
Padre Reginaldo Manzotti
Salve Maria! Valei-nos São José!











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"