SANTO (A) DO DIA SANTA APOLÔNIA VIRGEM E MÁRTIR

09 de fevereiro Santa Apolônia Virgem e Mártir 
Santa Apolônia viveu no século III, durante os tempos das cruéis perseguições à Igreja Católica. 
Ela era filha de um rico magistrado de Alexandria, cidade importante do Egito (na época sob o domínio do império romano). 
A história de Santa Apolônia foi registrada pelo, então Arcebispo de Alexandria, São Dionísio, em cartas ao Bispo Dom Fabio de Antioquia.
Apolônia, ainda jovenzinha, havia se consagrado a Jesus Cristo e vivia santamente a castidade!
Quando já estava adulta, um feiticeiro famoso de Alexandria começou a dizer que se o povo não exterminasem os cristãos, a cidade seria castigada pelos deuses (pagãos). O povo ficou fora de si e os católicos foram atacados, torturados e mortos!
Santa Apolônia também foi presa e, os que a prenderam, mandaram-lhe que renunciasse à sua Fé Católica mas, firmemente ela recusou!
Então Apolônia foi condenada a sofrer terríveis torturas em praça pública, diante de todo o povo que se impressionava com a coragem da jovem católica! 
Em meio às grandes torturas que sofreu sem negar sua fé, Santa Apolônia teve seus dentes arrancados por pedras afiadas. Mesmo sofrendo a dor lancinante de ter seus dentes quebrados, ela não renunciou à sua fé em Jesus Cristo. 
Ao ver sua firmeza na fé os carrascos quebraram sua face com pancadas. Como permaneceu fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo, ela foi condenada a morrer queimada. 
Jogada no fogo ela gritou: "prefiro a morte a renunciar a meu Senhor Jesus Cristo!"
Mas, ela demorava a morrer e os carrascos então a pegaram e lhe deram vários golpes de espada e, por fim, lhe cortaram a cabeça!
Santa Apolônia faleceu no ano de 249.
Depois de sua morte seus dentes foram recolhidos e levados como Relíquias a várias Igrejas e mosteiros.
Mais tarde, o grande Santo Agostinho explicou que esse ato de fé e coragem de Santa Apolônia, de enfrentar as torturas e o martírio, foi inspirado pelo Espírito Santo, como um ato de coragem ao enfrentar todas as forças da época em nome de Jesus!
Ela é padroeira dos dentista e dos que sofrem de dores na boca e problemas nos dentes.
A fidelidade de Santa Apolônia é um testemunho fortíssimo para nós! Sejamos também nós, fiéis até o fim a Jesus Cristo!
Côn. Marcos Paulo de Campos

Texto e Créditos na Imagem Via Página Cônego Marcos de Campos.: https://www.facebook.com/conegomarcosdecampos 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

O QUE SIGNIFICA AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO?!

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!