OS 100 ANOS DA GUERRA DOS CRISTEROS

A 100 anos da Guerra Cristera no México: isto é o que você precisa saber...
Em 2026 faz 100 anos desde o início da Guerra Cristã (1926-1929), um dos conflitos mais dolorosos e heróicos da história mexicana recente.

Aqui está um resumo claro e fiel:

1. Por que explodiu?
O governo do presidente Plutarco Elías Calles promulgou em 1926 a “Lei Calles” (reformas ao artigo 130o constitucional), que limitava drasticamente a liberdade religiosa: proibia missas públicas fechando Igrejas , fechava seminários, expulsava padres estrangeiros, regulava o número de clérigos, proibia hábitos em público e muito mais. A Igreja viu nisto uma perseguição aberta contra a fé católica.

2. A resposta dos católicos
Leigos e sacerdotes levantaram-se em armas sob o grito “Viva Cristo Rei! Viva a Virgem de Guadalupe! ”. Não foi um movimento da hierarquia (a Igreja oficial pediu paciência), mas espontâneo de fiéis que se sentiam atacados em sua liberdade de consciência e culto. Surgiram grupos cristeros em Jalisco, Michoacán, Zacatecas, Colima, Guanajuato e Aguascalientes.

3. Figuras chave
- Sacerdotes mártires como Beato Miguel Agostinho Pró e São Cristóvão Magalhães e 22 companheiros beatificados e canonizados.
- Líderes leigos como Anacleto González Flores (mestre e jornalista assassinado).
- Crianças como São José Sanchez del Rio 
- Milhares de camponeses, mulheres e jovens que lutaram para defender a sua fé.

4. O custo humano
Estima-se entre 70.000 e 90.000 mortos (soldados federais, cristeiros e civis). Muitas igrejas foram destruídas, sacerdotes fuzilados ou exilados, e famílias inteiras foram perseguidas.

5. O fim e a paz
Em 1929, foram assinados os “Arranjos” entre o governo e a Igreja (sob mediação de embaixadores americanos). Foi permitido o culto público, templos reabertos e padres voltaram. Não foi uma vitória militar cristã, mas sim uma conquista: o governo recuou em sua perseguição aberta.

6. Legado
A Guerra Cristã mostrou a força da fé no México e a defesa da liberdade religiosa. Hoje, muitos dos mártires cristeros são canonizados (como 25 em 2000 e mais alguns em 2022). Seu grito “Viva Cristo Rei! ” continua inspirando muitos católicos mexicanos.

Senhor, obrigado pelos mártires cristeros que deram a vida para defender o teu nome.
Que seu testemunho nos ajude a viver nossa fé com coragem e fidelidade em tempos difíceis.
Fonte do texto e Créditos na Imagem Via Página Padre Reinaldo Bento.: https://www.facebook.com/pereinaldo.bento




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

O QUE SIGNIFICA AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO?!

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!