PORQUE OS ORTODOXOS REJEITAM A IMACULADA CONCEIÇÃO

POR QUE CRISTÃOS ORTODOXOS REJEITAM A IMACULADA CONCEIÇÃO?
Sabemos que certos grupos de cristãos ortodoxos rejeitam duramente o Dogma da Imaculada Conceição. Curiosamente, a antipatia pela Doutrina da Imaculada por estes ortodoxos se exarcebou após a proclamação infalível do Dogma pelo Papa Pio IX, uma reação irracional desencadeada mais por mal-entendidos a respeito do Pecado Original do que pela doutrina da impecabilidade da Virgem Santíssima em si.

Todavia, num artigo publicado pelo Pe. Lev Gillet, um católico francês que se converteu à Ortodoxia Russa em 1928, ofereceu uma visão geral detalhada da controvérsia sobre a Imaculada Conceição. Ele concluiu seu artigo com as seguintes observações pungentes:

1. A Imaculada Conceição de Maria não é um dogma definido na Igreja Ortodoxa.

2. Pode-se dizer que, a partir da primeira parte do século XIX, a maioria dos fiéis e teólogos ortodoxos se posicionou contra essa doutrina.

3. No entanto, é impossível dizer que, do ponto de vista ortodoxo, a doutrina da Imaculada Conceição constitua uma heresia; pois canonicamente ela nunca foi definida como tal por um concílio ecumênico e, de fato, nunca encontrou a desaprovação dum consenso universal e imutável de opinião.

4. Existe uma linha contínua de eminentes autoridades ortodoxas que ensinaram a Imaculada Conceição.

5. Portanto, a doutrina da Imaculada Conceição tem todo o direito de existir na Igreja Ortodoxa como uma opinião duma escola ou como um 𝘵𝘩𝘦𝘰𝘭𝘰𝘨𝘰𝘶𝘮𝘦𝘯𝘰𝘯 particular baseado numa tradição digna de respeito.

6. Segue-se, portanto, que a definição romana de Pio IX de 1854 não constitui um obstáculo à reunião das Igrejas do Oriente e do Ocidente.

7. Na opinião do autor, a Imaculada Conceição não apenas não contradiz nenhum dogma ortodoxo, mas é um desenvolvimento necessário e lógico de toda a crença ortodoxa.

As observações do Pe. Gillet coincidem com as de outros estudiosos, como Alex Roman, que compilou vários exemplos da Imaculada Conceição sendo adotada entre setores da Ortodoxia Oriental antes de meados do século XIX. Em sua opinião, a disputa teológica sobre a Imaculada Conceição não tem nada a ver com a ausência de pecado da Santíssima Virgem (que ambos os lados aceitam), mas sim com disputas sobre o significado do pecado original, que a Ortodoxia vê de outra maneira ou supõe que a contra-parte Católica Romana o professa diversamente.

Créditos na Imagem Via Página Sou Católico.: https://www.facebook.com/soucatolicoeadefendo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

O QUE SIGNIFICA AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO?!

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!