REFLEXÕES SOBRE FINADOS.: FLORES e VELAS SINAIS DE FÉ E ESPERANÇA CRISTÃ

Flores e Velas: Sinais de Fé e Esperança Cristã
As flores e as velas que levamos aos cemitérios não são apenas gestos de saudade. Elas expressam a fé do cristão na vida eterna, o amor que permanece e a esperança na ressurreição prometida por Cristo.

As flores, com sua delicadeza e breve duração, nos recordam a fragilidade da vida terrena. Elas falam silenciosamente sobre o mistério da existência humana bela, mas passageira. A Sagrada Escritura nos recorda:

“O homem nascido da mulher é de bem poucos dias e cheio de inquietação. Sai como a flor e depois murcha.” (Jó 14,1-2)
“Seca-se a erva, cai a flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.” (Isaías 40,8)

Assim, ao colocarmos flores sobre os túmulos, queremos dizer que o amor é mais forte que a morte e que não esquecemos aqueles que nos precederam no caminho da fé.

As velas acesas, por sua vez, simbolizam Cristo, a Luz do mundo (Jo 8,12). A chama que brilha diante das sepulturas recorda a presença de Deus e a esperança da ressurreição, quando “os que dormem no Senhor” despertarão para a vida eterna. A luz da vela é também uma oração silenciosa, um pedido a Deus para que ilumine as almas dos falecidos e conceda-lhes o descanso eterno.

Portanto, ao visitarmos os cemitérios, não o fazemos movidos apenas pela lembrança humana, mas pela fé na comunhão dos santos. Nós cremos que os que partiram em Cristo não estão ausentes, mas vivem junto de Deus, intercedendo por nós.

As flores murcham e as velas se apagam, mas a palavra de Deus permanece, e o amor jamais acaba.

“Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno, e brilhe para eles a vossa luz.”

Créditos na Imagem Via Página Venerável Fulton Sheen.: https://www.facebook.com/lucian.pianor.9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"