TOMANDO A CRUZ NO CASAMENTO
TOMANDO A CRUZ NO CASAMENTO ✝️
Segundo a tradição croata, quando um casal se casa, o padre não diz a eles que encontraram a pessoa perfeita. Pelo contrário! Em vez disso, diz-lhes:
“Encontraste a tua cruz. É uma cruz para amar, para a levares contigo, uma cruz que não é para renúncia-lá, mas para levar até o fim.”
Na Herzegovina, a Cruz representa o maior amor e o crucifixo é o tesouro da casa.
Quando os noivos entram na igreja no dia do casamento, eles carregam um crucifixo com eles. O padre abençoa o crucifixo. Quando chega a hora de trocar os votos, a noiva coloca a mão direita no crucifixo e o noivo coloca a mão na dela, de modo que ambas as mãos fiquem juntas no crucifixo.
O padre cobre suas mãos com sua estola enquanto trocam seus votos, de acordo com o rito da Igreja, de serem fiéis um ao outro, na alegria e na tristeza, na doença e na saúde, até que a morte os separe.
Então, em vez de se beijarem, os noivos beijam o crucifixo. Quem assiste à cerimónia compreende dela que, se um deles deixa o outro, deixa Cristo na Cruz.
Após a cerimônia, os noivos trazem o crucifixo para sua casa e o colocam em um lugar de honra. Será para sempre o ponto de referência e o local de oração familiar. Nos momentos de dificuldade, a família não vai ao advogado ou ao psiquiatra, mas se ajoelha diante do crucifixo em busca da ajuda de Jesus Cristo. Eles se ajoelham e talvez até chorem e abram seus corações pedindo perdão ao Senhor e uns aos outros. Eles vão dormir com paz no coração porque receberam o perdão do único que tem o poder de salvar.
Marido e mulher ensinarão seus filhos a beijar o crucifixo todos os dias e a não dormir como os pagãos, sem antes dar graças a Jesus. Eles sabem que Jesus os está segurando em seus braços e não há nada a temer.
Na Croácia é onde você encontra a menor taxa de divórcio em toda a Europa:
Comentários
Postar um comentário