SANTO (A) DO DIA SÃO JOÃO PAULO II PAPA PEREGRINO PONTIFICADO 16-10-1978 - 02-04-2005 (26 ANOS DE PAPADO)
22 de Outubro. São João Paulo II
São João Paulo II nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Foi batizado com o nome de Karol Wojtyła.
Em Outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente, por causa da invasão comunista em seu país, e a 1º de Novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de Julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. Tendo em vista sua espiritualidade marcadamente mariana, Karol escolheu como lema episcopal a conhecida expressão “Totus tuus”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. A ordenação episcopal de Wojtyla foi em 28 de Setembro do mesmo ano. No dia 13 de Janeiro de 1964, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de Junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de Outubro de 1978, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa.
A espiritualidade mariana do grande São João Paulo II o levou a uma vida inteiramente dedicada a Deus, principalmente os seus mais de 25 anos de pontificado, um dos mais longos da história da Igreja. Olhando para a vida de João Paulo II, este santo dos nossos dias, podemos aprender a espiritualidade que o fez de um dos Papas mais extraordinários de todos os tempos e que o elevou rapidamente à glória dos altares.
Ainda seminarista, um livro clássico de espiritualidade mariana o ajudou a tirar as dúvidas que tinha em relação a devoção a Nossa Senhora e a centralidade de Jesus Cristo na vida e na espiritualidade católica.
A obra que marcou profundamente a vida e consequentemente a espiritualidade de Karol Wojtyla foi o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Falando às Famílias Monfortinas, o Papa João Paulo II disse que o Tratado é um “texto clássico da espiritualidade mariana”, que teve singular importância em seu pensamento e em sua vida. Segundo o Santo Padre, o Tratado é uma “obra de eficiência extraordinária para a difusão da ‘verdadeira devoção’ à Virgem Santíssima”. São João Paulo II experimentou e testemunhou essa eficácia do Tratado em sua própria vida:
“Eu próprio, nos anos da minha juventude, tirei grandes benefícios da leitura deste livro, no qual “encontrei a resposta às minhas perplexidades” devidas ao receio que o culto a Maria, “dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo”. Sob a orientação sábia de São Luís Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste. O pensamento mariológico do Santo, de fato, “está radicado no Mistério trinitário e na verdade da Encarnação do Verbo de Deus”.
No dia 22 de Outubro, a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. A data foi estabelecida pelo papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.
São João Paulo II, rogai por nós!
****************************************************************************************************************************************************************
ORAÇÃO A SÃO JOÃO PAULO ll
Ó, São João Paulo, da janela do céu, dá-nos a tua bênção! Abençoa a Igreja, que tu amaste, serviste e guiaste, incentivando-a a caminhar corajosamente pelos caminhos do mundo,
para levar Jesus a todos e todos a Jesus!
Abençoa os jovens, que também foram tua grande paixão. Ajuda-os a voltar a sonhar, voltar a dirigir o olhar ao alto para encontrar a luz que ilumina os caminhos da vida na terra. Abençoa as famílias, abençoa cada família! Tu percebeste a ação de Satanás contra esta preciosa e indispensável faísca do céu que Deus acendeu sobre a terra.
São João Paulo, com a tua intercessão, protege as famílias e cada vida que nasce dentro da família. Roga pelo mundo inteiro, ainda marcado por tensões, guerras e injustiças. Tu te opuseste à guerra, invocando o diálogo e semeando o amor; roga por nós, para que sejamos incansáveis semeadores de paz.
Ó São João Paulo, da janela do céu, onde te vemos junto a Maria, faz descer sobre todos nós
a bênção de Deus.
Amém.
****************************************************************************************************************************************************************
ORAÇÃO DE SÃO JOÃO PAULO ll A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE.
Uma das primeiras orações que ele escreveu como papa
“Oh, Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja! Tu, que desse lugar manifestas tua clemência e tua compaixão a todos que solicitam teu amparo; escuta a oração que com filial confiança te dirigimos e a apresente a teu Filho Jesus, nosso único Redentor. Mãe de Misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso, a ti, que vens ao encontro de nós pecadores, te consagramos neste dia todo nosso ser e todo nosso amor. Consagramos-te também nossa vida, nossos trabalhos, nossas alegrias, nossas enfermidades e nossas dores. Concede a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos. Tudo o que temos e somos colocamos sob teus cuidados, Senhora e Mãe nossa. Queremos ser totalmente teus e percorrer contigo o caminho de plena fidelidade a Jesus Cristo em sua Igreja. Não nos soltes de tua mão amorosa. Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, te pedimos por todos os bispos, para que conduzam os fiéis por caminhos de intensa vida cristã, de amor e de humilde serviço a Deus e às almas. Contempla esta imensa messe, e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o Povo de Deus, e envie abundantes vocações sacerdotais e religiosas, fortes na fé e zelosos dispensadoras dos mistérios de Deus. Concede aos nossos lares a graça de amar e respeitar a vida que começa, com o mesmo amor com que concebeste em teu seio a vida do Filho de Deus. Virgem Santa Maria, Mãe do Formoso Amor, protege nossas famílias, para que estejam sempre muito unidas, e abençoe a educação de nossos filhos. Esperança nossa, lança-nos um olhar compassivo ensina-nos a procurar continuamente a Jesus e, se cairmos, ajuda-nos a nos levantar, a nos voltarmos a Ele, mediante a confissão de nossas culpas e pecados no sacramento da Penitência, que traz serenidade à nossa alma. Nós te suplicamos para que nos concedas um grande amor a todos os santos Sacramentos, que são as pegadas de teu Filho na terra. Assim, Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência, com nossos corações livres do mal e do ódio poderemos levar a todos a verdadeira alegria e a verdadeira paz, que vem de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que com Deus Pai e com o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.”
Sua Santidade João Paulo II, México, janeiro de 1979.
****************************************************************************************************************************************************************
Ladainha de São João Paulo II🙏
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.
Deus, Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.
São João Paulo II, rogai por nós.
Perfeito discípulo de Cristo, rogai por nós
Generosamente dotado com os dons do Espírito Santo, rogai por nós
Grande apóstolo da Divina Misericórdia, rogai por nós
Fiel Filho de Maria, rogai por nós
Totalmente dedicado à Mãe de Deus, rogai por nós
Perseverante pregador do Evangelho, rogai por nós
Papa Peregrino, rogai por nós
Papa do Milênio, rogai por nós
Modelo de diligência, rogai por nós
Modelo dos sacerdotes, rogai por nós
Que extraístes forças da Eucaristia, rogai por nós
Homem incansável da oração, rogai por nós
Amante do Rosário, rogai por nós
Força dos que duvidam de sua fé, rogai por nós
Que desejastes unir todos aqueles que creem em Cristo, rogai por nós
Conversor dos pecadores, rogai por nós
Defensor da dignidade de toda pessoa, rogai por nós
Defensor da vida desde a concepção até à morte natural, rogai por nós
Que rogastes pelo dom da paternidade para o infértil, rogai por nós
Amigo das crianças, rogai por nós
Líder da juventude, rogai por nós
Intercessor das famílias, rogai por nós
Consolador dos sofredores, rogai por nós
Que valorosamente suportastes vossa dor, rogai por nós
Semeador de divina alegria, rogai por nós
Grande intercessor pela paz, rogai por nós
Orgulho da nação polonesa, rogai por nós
Brilho da Santa Igreja, rogai por nós
Para que possamos ser fiéis imitadores de Cristo, rogai por nós
Para que possamos ser fortes com o poder do Espírito Santo, rogai por nós
Para que possamos ter confiança na Mãe de Deus, rogai por nós
Para que possamos crescer em nossa fé, esperança e caridade, rogai por nós
Para que possamos viver em paz em nossas famílias, rogai por nós
Para que possamos saber perdoar, rogai por nós
Para que possamos saber suportar o sofrimento, rogai por nós
Para que não sucumbamos à cultura da morte, rogai por nós
Para que não tenhamos medo e corajosamente combatamos as várias tentações, rogai por nós
Para que interceda e nos obtenha a graça de uma morte feliz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!
Rogai por nós, São João Paulo II,
para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!
Via irmão Luís Totus Tuus Maria.: https://www.facebook.com/profile.php?id=100074768446126
Comentários
Postar um comentário