RESUMO DA VIDA E MISSÃO DE JOÃO BATISTA O PRECURSOR DO MESSIAS:
Zacarias não acreditou nas palavras do Anjo, que o menino se chamaria João. Passada a visão ele saiu do Santo dos Santos e se dirigindo ao povo com sinais eles haviam percebido que ele tivera uma visão. Se retirou para casa e ao chegar em casa Isabel concebeu, e por 5 meses de escondeu em casa por vergonha de achar o que o povo da época ia pensar sobre isso...Após a notícia da gravidez de sua prima após ao anúncio do Arcanjo Gabriel, Maria ficou com Isabel até o nascimento de João Batista! No momento do nascimento da criança as pessoas que conheciam bem a família perguntou como seria o nome da criança, ao que Isabel respondeu João! Não tem ninguém na família com esse nome (era o costume da época dar os mesmos nomes dos pais aos filhos), Zacarias pediu uma tábua e escrevendo "João é o seu nome!" Assombrados no mesmo instante que desprendeu-se a língua pôs se a cantar o "Benedictus" e se perguntaram o que será desse menino! Passado o tempo dos massacres de Herodes, Deus livrou João Batista desse massacre por causa do menino Jesus Cristo que nasceu em Belém, e não queria que outro rei a não ser ele próprio viesse reinar! Passados 30 anos João já, sendo adulto, se retirou para o deserto para se preparar para sua missão conforme o anjo havia anunciado, viria com o espírito de Elias exortando o povo a conversão através das suas pregações e batismo de arrependimento (diferente do nosso batismo), comia gafanhotos e mel silvestre, e vestindo pele de camelo (roupa pesada de penitência da época), usado cajado para poder caminhar pelo deserto e uma concha para com ela batizar as pessoas!
Falou da partilha, do arrependimento, da mudança de vida, chamou de raça de víboras os fariseus e outros que não acreditavam na Palavra de Deus! Batizou o próprio Jesus Cristo no Rio Jordão, não queria batizar o Senhor mas que o próprio Senhor o fizesse no próprio João! Sua pregação e fama, chegaram, até o palácio de Herodes Antipas filho do grande Herodes. Este gostava de ouvir a pregação de João, mas ficava embaraçado e confuso, porque João Batista o repreendeu, por causa do ilícito casamento com Herodiades a esposa de seu irmão Felipe que estava vivo! A mesma Herodiades odiava João queria mata-lo, mas não podia por causa do rei! Por causa disso Herodes mandou prender João no cárcere, e passou um tempo depois veio o aniversário do Rei, mandou fazer uma grande festa convidando todas as pessoas me mais importantes do reino, e no meio da festa entrou Salomé a sua enteada, filha de Herodiades, dançando e agradou a todos os convidados e ao rei!
E o rei encantou tanto com a moça que mandou ela pedir o que quisesse, até mesmo a metade do reino se fosse possível ele a daria como presente! Instigada pelo ódio da sua mãe contra João Batista, pediu para que o rei desse a cabeça dele numa travessa de ouro! (Prato)! Como o rei jurou diante de todos, mandou um dos soldados até a prisão aonde estava João e cortou a cabeça, dando na travessa, e entregue como presente pra moça (Salomé)! João Batista morreu defendendo o casamento, porque havia acusado o rei Herodes Antipas de adultério contra o seu irmão Felipe! Que a exemplo de São João Batista, saibamos defender os nossos matrimônios contra os ataques e ciladas do demônio nos dias de hoje contra as famílias!
São João Batista, rogai por! Salve Maria Imaculada!
Valei-nos São José! Boa Noite!!!
#cavalheirodecristoblogspot
Cena do Filme Jesus de Nazaré, 1977, de Franco, Zefirelli, Prisão, Condenação, a festa do Rei Herodes, a dança da enteada Herodiades, e a morte de João Batista, 1 ano antes da morte de Cristo, ano 32. d.C. Atores Cristopher Plummer (Herodes Antipas), Valentina Cortesa (Heridiades), Isabel Mestres (Salome), Michel York (João Batista)
Comentários
Postar um comentário