RESUMO DA VIDA E MISSÃO DE JOÃO BATISTA O PRECURSOR DO MESSIAS:


Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana a única verdadeira Igreja Universal, celebra neste 29/08/2024, o primeiro mártir cristão antes da Missão de Nosso Senhor Jesus Cristo, São João Batista, o Precursor do Messias, nasceu seis meses antes do Nosso Senhor Jesus Cristo, 24/06, filho dos Santos Zacarias e Isabel, prima da Santíssima Virgem Maria, Isabel era estéril de idade avançada e não podia ter filhos, assim como Sara de Abraão, Santa Ana de São Joaquim, era um costume da época os judeus que não tinham filhos, acreditavam que era alguma maldição do Senhor Javé! Naqueles anos já passaram 500 anos desde a vinda do último profeta, e Zacarias era um dos sacerdotes do Templo do Senhor, para as orações e sacrifícios da época ( cordeiro, ovelha ou touro), ou incenso, como era costume da época! Diz as Sagradas Escrituras que Zacarias, coube a sorte designa-lo ao oferecer incenso, conforme o grupo de sacerdotes, estava no seu ofício quando um anjo de Deus São Gabriel, anunciou que Deus ouviu as preces e orações feitas por ele e sua esposa e está teria um filho apesar da velhice de ambos.


Zacarias não acreditou nas palavras do Anjo, que o menino se chamaria João. Passada a visão ele saiu do Santo dos Santos e se dirigindo ao povo com sinais eles haviam percebido que ele tivera uma visão. Se retirou para casa e ao chegar em casa Isabel concebeu, e por 5 meses de escondeu em casa por vergonha de achar o que o povo da época ia pensar sobre isso...Após a notícia da gravidez de sua prima após ao anúncio do Arcanjo Gabriel, Maria ficou com Isabel até o nascimento de João Batista! No momento do nascimento da criança as pessoas que conheciam bem a família perguntou como seria o nome da criança, ao que Isabel respondeu João! Não tem ninguém na família com esse nome (era o costume da época dar os mesmos nomes dos pais aos filhos), Zacarias pediu uma tábua e escrevendo "João é o seu nome!" Assombrados no mesmo instante que desprendeu-se a língua pôs se a cantar o "Benedictus" e se perguntaram o que será desse menino!  Passado o tempo dos massacres de Herodes, Deus livrou João Batista desse massacre por causa do menino Jesus Cristo que nasceu em Belém, e não queria que outro rei a não ser ele próprio viesse reinar! Passados 30 anos João já, sendo adulto, se retirou para o deserto para se preparar para sua missão conforme o anjo havia anunciado, viria com o espírito de Elias exortando o povo a conversão através das suas pregações e batismo de arrependimento (diferente do nosso batismo), comia gafanhotos e mel silvestre, e vestindo pele de camelo (roupa pesada de penitência da época), usado cajado para poder caminhar pelo deserto e uma concha para com ela batizar as pessoas! 



Falou da partilha, do arrependimento, da mudança de vida, chamou de raça de víboras os fariseus e outros que não acreditavam na Palavra de Deus! Batizou o próprio Jesus Cristo no Rio Jordão, não queria batizar o Senhor mas que o próprio Senhor o fizesse no próprio João! Sua pregação e fama, chegaram, até o palácio de Herodes Antipas filho do grande Herodes. Este gostava de ouvir a pregação de João, mas ficava embaraçado e confuso, porque João Batista o repreendeu, por causa do ilícito casamento com Herodiades a esposa de seu irmão Felipe que estava vivo! A mesma Herodiades odiava João queria mata-lo, mas não podia por causa do rei! Por causa disso Herodes mandou prender João no cárcere, e passou um tempo depois veio o aniversário do Rei, mandou fazer uma grande festa convidando todas as pessoas me mais importantes do reino, e no meio da festa entrou Salomé a sua enteada, filha de Herodiades, dançando e agradou a todos os convidados e ao rei!

 E o rei encantou tanto com a moça que mandou ela pedir o que quisesse, até mesmo a metade do reino se fosse possível ele a daria como presente! Instigada pelo ódio da sua mãe contra João Batista, pediu para que o rei desse a cabeça dele numa travessa de ouro! (Prato)! Como o rei jurou diante de todos, mandou um dos soldados até a prisão aonde estava João e cortou a cabeça, dando na travessa, e entregue como presente pra moça (Salomé)! João Batista morreu defendendo o casamento, porque havia acusado o rei Herodes Antipas de adultério contra o seu irmão Felipe! Que a exemplo de São João Batista, saibamos defender os nossos matrimônios contra os ataques e ciladas do demônio nos dias de hoje contra as famílias! 

São João Batista, rogai por! Salve Maria Imaculada! 

Valei-nos São José! Boa Noite!!!

#cavalheirodecristoblogspot

Cena do Filme Jesus de Nazaré, 1977, de Franco, Zefirelli, Prisão, Condenação, a festa do Rei Herodes, a dança da enteada Herodiades, e a morte de João Batista, 1 ano antes da morte de Cristo, ano 32. d.C. Atores Cristopher Plummer (Herodes Antipas), Valentina Cortesa (Heridiades), Isabel Mestres (Salome), Michel York (João Batista)
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 DICAS DE ENCONTROS PARA UM NAMORO CATÓLICO ENTRE OS JOVENS!

A TERCEIRA E ÚLTIMA PROFECIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA SOBRE O FINAL DOS TEMPOS

RECOMENDO ESSES LIVROS ESPIRITUAIS PARA SOLTEIROS (AS) NAMORADOS E NOIVOS: