MUITO CUIDADO AO CRITICAR UM SACERDOTE
MUITO CUIDADO AO CRITICAR UM SACERDOTE:
No Monte Athos viveu um sacerdote muito devoto. Mesmo sendo semianalfabeto, ele era um sacerdote, um clérigo de muita fé, grande virtude e de muitas lutas espirituais. Ele costumava ficar de pé durante horas, durante a Proskomidia e a Divina Liturgia sempre estava de pé, apesar do fato de que as veias de suas pernas tinham sido afetadas e viviam sempre inchadas. No entanto ele era um homem de sacrifício, até o último suspiro.
Por ser semianalfabeto, ele sempre celebrava e colocava as partes no Disco de uma forma errada.
Quando colocamos a porção que representa a Santíssima Theotokos no Disco dizemos: "A tua direita está a Rainha"...
Para quem já viu a organização dos elementos no santo disco entende que esta direita é a do Cordeiro (Porção central que representa o Cordeiro Santo) e não a direita de quem está celebrando.
O sacerdote ancião por sua vez sempre colocava esta porção da Santíssima Theotokos de forma errada.
Certa vez um bispo visitou o Santo Mosteiro para a Ordenação de um Diácono. Durante os Salmos de Louvor, quando o Bispo entra no Santo Altar, ele se persigna, depois vai para a Proskomidia, que já foi preparada até certo ponto. A partir de então, ele é o único a continuar comemorando.
Neste momento o Bispo notou que as porções foram colocadas de forma errada no Disco e disse: "Você não colocou as porções corretamente, padre. Venha aqui por um minuto. A porção referente à Santíssima Theotokos é colocada aqui e os fragmentos dos santos aqui. Ninguém te ensinou? Ninguém viu como você prepara a Proskomidia?"
Respondeu então o sacerdote ancião:
"Certamente Eminência. Todos os dias, quando eu celebro, o Anjo que me ajuda vê o que eu estou fazendo, mas não me diz nada. Peço desculpas, analfabeto como sou, por cometer tal erro; Eu terei cuidado a partir de agora."
O Bispo espantado disse: "Quem você disse? Quem ajuda você aqui? Não seria um monge quem te ajuda?"
Respondeu o padre: "Não eminência, é um anjo do Senhor".
O bispo ficou em silêncio, afinal o que ele poderia dizer? Logo ele percebeu que um santo sacerdote estava diante dele.
Ao meio dia, depois da refeição, o bispo se despediu do abade, dos monges e partiu. No dia seguinte, o padre ancião foi ao Santo Altar para preparar a Proskomidia.
O Anjo do Senhor desceu durante o momento de repartir o Cordeiro e ficou ao lado do santo padre, notou que o Sacerdote havia colocado as porções corretamente.
Então disse o anjo: "Muito bem padre, dessa vez você as colocou de forma correta."
Então o ancião perguntou: "Sim, você sabia do erro que cometi por tantos anos... Porque não me corrigiu?"
O anjo então respondeu: "Eu via o erro mas não podia falar, eu não sou digno de corrigir um sacerdote."
☦Pe. Stephanos K. Anagnostopoulos / Este incidente foi narrado ao autor pelo bendito Ancião Gabriel, que por um grande período de tempo foi o abade do Santo Mosteiro de São Dionísio, no Monte Athos.
#cavalheirodecristoblogspot
Salve Maria! Valei-nos São José!
Fonte Via Página Igreja do Colégio- Funchal.: https://www.facebook.com/igreja.do.colegio1
Comentários
Postar um comentário