SANTO (A) DO DIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA, FUNDADOR DA ORDEM DOS PADRES JEUÍTAS (SEGUIDORES DE JESUS)
Vamos à História:
Nasceu em 31 de maio de 1491, em Loyola, na Espanha. Nome de batismo Inigo Lopez de Loyola. Filho de Dom Beltran de Loyola e Maria Sonnez. O caçula de 12 irmãos de uma família rica. Sua educação foi toda voltada para se tornar um aristocrata, por isso, cresceu no meio do luxo da corte.
Em 1506, sua família, prestava serviço ao tesoureiro do reino de Castela. Um ano depois foi feito cortesão. Lá, estudou e adquiriu grande conhecimento. Tornou-se excelente cavaleiro e passou a apreciar as aventuras militares. Por seu porte físico, passou a gostar mais das aventuras militares, que propriamente dos valores da luxúria.
Em 1517, aos 26 anos, entrou para a carreira militar. Participava tanto de batalhas militares, como de diplomáticas.
Em 20 de maio de 1521, quando lutava defendendo a cidade de Pamplona, foi ferido na perna esquerda. Por causa do ferimento ficou um longo tempo em recuperação. Neste tempo, começou a ler sobre a vida de santos e sobre a Paixão de Cristo. Este livro foi lhe dado para ler pela sua irmã de sangue, que cuidava dele. Uma vez curado resolveu trocar a vida militar, pela dedicação a Deus.
Pendurou sua espada aos pés de Nossa Senhora de Montserrat, na capela do Santuário de Montserrat. Abandonou tudo, para começar uma nova vida.
De 1522 a 1523, foi viver numa caverna de Manresa. Vivia como eremita e mendigava para sobreviver. Passou um tempo em penitência e solidão. Neste tempo fez uma de suas obras mais importantes, o livro "Exercícios Espirituais". Depois foi estudar filosofia e teologia nas cidades de Paris e Veneza. Em Paris ele juntamente com 6 amigos em 15 de agosto de 1534, fundaram a Companhia de Jesus. Entre seus amigo estava São Francisco Xavier.
Em 1537, Santo Inácio e seus amigos, após concluírem os estudos, receberam a ordenação sacerdotal. Foi nesta ordenação que recebeu o nome de Inácio. Três anos depois o Papa Paulo III, aprovou oficialmente a Ordem da Companhia de Jesus. Santo Inácio foi eleito superior geral.
Santo Inácio de Loyola, formou e enviou missionários Jesuítas a várias partes do mundo. Cuja missão era evangelizar, em especial o povo nativos pagãos de terras longínquas das Américas e da Ásia. Muitos desse missionários Jesuítas, morreram martirizados.
Morreu em, 31 de julho de 1656, com 65 anos, em Roma, Itália. Foi beatificado em 27 de julho de 1609 pelo Papa Paulo V. Foi canonizado em 12 de março de 1622, em Roma, pelo Papa Gregório XV. Em 1922 o Papa Pio XI o declarou Padroeiro dos Retiros Espirituais.
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!
Oração “Alma de Cristo”
Composta por Santo Inácio de Loyola
“Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
para que vos louve com os vossos Santos,
por todos os séculos.
Amém.”
Fonte do Texto: https://web.facebook.com/SitePelaFe/
Segue o vídeo com o resumo da história do Santo:
Comentários
Postar um comentário