SANTA GERTRUDES DAS ORAÇÕES SECAS AS FLORES CELESTES POR MEIO DE NOSSA MÃE MARIA SANTÍSSIMA!!!
Santa Gertrudes ─ Das Orações Secas as Flores Celestes Por Meio de Nossa Maria Santíssima
Certa vez, durante o Ofício Divino, Gertrudes estava entristecida por sua pobreza espiritual. Julgava que suas orações eram frias e imperfeitas, indignas de serem apresentadas a Deus. Enquanto permanecia nessa humildade, foi-lhe concedida uma visão consoladora.
Ela viu a Virgem Maria aproximar-se dela com semblante materno e sereno. A Mãe de Deus recolhia, por assim dizer, as pobres orações dela, aquelas mesmas que Gertrudes considerava secas e imperfeitas. E as transformava em flores de rara beleza e perfume suavíssimo. A Virgem Maria entrelaçava essas flores numa grinalda luminosa e, com dignidade régia, apresentava-as diante do trono de Seu Filho.
Santa Gertrudes compreendeu então que, pela intercessão da Santíssima Virgem, até as menores obras feitas com reta intenção são purificadas, adornadas e tornadas agradáveis a Deus.
Nosso Senhor fez-lhe entender interiormente que essa intercessão materna não diminui em nada a glória de Deus, mas manifesta a ordem de Sua misericórdia: Ele, "O Senhor" deseja que recorramos à Mãe, para que por Ela recebamos com mais abundância as graças.
A visão desapareceu deixando na alma da santa Gertrudes profunda confiança na intercessão mariana e grande zelo em perseverar na oração, mesmo quando não sentisse consolação.
— Reflexão:
Muitas vezes nós, como outrora Santa Gertrudes, sentimos que nossas orações são fria, imperfeitas e julgamos pobre às nossas orações, porque não sentimos fervor. E Santa Teresa de Ávila, nos recorda e ensina que:
“Não está a perfeição em pensar muito, mas em amar muito.” — (Castelo Interior, Moradas IV, 1)
Gertrudes julgava sua oração pobre porque não sentia fervor. Contudo, Teresa recorda que o valor da oração está no amor e na intenção reta, não na doçura e sentimento sensível. E São João da Cruz, continua:
“Na aridez e no desamparo, permanece fiel; Deus está trabalhando ocultamente.” — (Noite Escura, Livro I)
Quando não sentimos nada, pode ser justamente o momento mais meritório. Gertrudes aprendeu que aquilo que lhe parecia estéril estava sendo transformado em flores celestes por meio da intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima. A visão da grinalda luminosa expressa essa realidade mística: Maria não substitui Cristo, mas conduz tudo a Ele. Ela não é a fonte da graça, "Cristo é", mas, a Virgem Maria é a ponte escolhida pela Providência, para que por meio dela, acolhemos o Cristo. Assim como na Encarnação Cristo veio ao mundo por Maria, também nossas pequenas obras sobem ao Céu por de suas mãos maternais.
São Bernardo de Claraval afirma:
“Tal é a vontade daquele que quis que tudo tivéssemos por Maria.” — (Sermão da Natividade da Virgem Maria, n. 7)
Sabemos que Cristo é o único Mediador (cf. 1Tm 2,5), mas Ele mesmo quis associar Sua Mãe à economia da graça. Ela recolhe as orações e as oferece ao Divino Filho. Pois, tudo converge para Ele. E São Luís Maria Grignion de Montfort dizia:
“Nas mãos de Maria, até as nossas boas obras mais imperfeitas tornam-se puras e dignas de Deus.” — (Luís Maria Grignion de Montfort, Tratado da Verdadeira Devoção, n. 146).
Pois, nossas orações muitas vezes estão misturadas com distrações, má vontades, vaidade ou tibieza. A Virgem Maria, por sua perfeita união com Deus, apresenta-as purificadas como flores.
E por fim...
Continuemos rezando, mesmo quando parecer inútil, sem vontade. Não abandone o Ofício, o Rosário, a oração por falta de fervor. Confiemos na intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima que ela recolhe o que é pequeno e o torna belo.
"Pois, o que parece estar seco hoje aos nossos olhos, pode estar florescendo amanhã nas mãos da Virgem Maria diante de Deus."
— Referências:
[Legatus Divinae Pietatis (Livro IV), capítulos referentes às revelações marianas].
[“The Herald of Divine Love” (trad. Margaret Winkworth, 1865)].
[Edição latina tradicional: Mosteiro de Solesmes].
E as almas dos fiéis defuntos pela misericórdia de Deus descansem em paz!
℣. Dai-lhes Senhor, o descanso eterno.
℟. E a luz perpétua os ilumine.
Descansem em paz. Amém.
℣. Senhor, escutai a minha oração,
℟. E chegue até vós o meu clamor.
"Para Cristo,
por Maria e José,
em súplicas pelas
almas do purgatório".🙏🏾
† Jesus e Maria eu vos amo, salvai almas!
Fonte do Texto e Créditos na Imagem Via Página Apostulim Purgatorium.: https://www.facebook.com/apostulimpurgatorium
Comentários
Postar um comentário