A QUARTA FEIRA DE CINZAS

QUARTA FEIRA DE CINZAS
 A Quaresma é o tempo propício para a conversão, para a mudança de vida , para iniciarmos um novo propósito a partir da Quarta Feira de Cinzas, recebendo as cinzas.
Este importante tempo litúrgico nos proporciona o encontro com Deus , seguindo o caminho da penitência, semelhante ao povo de Deus que caminhavam no deserto durante 40 anos, rumo a terra prometida.
A proposta da Quaresma é viver a penitência e a caridade, como meta para a conversão, preparando os corações para a Páscoa.
A nossa natureza fragilizada pelo pecado, tem hábitos e vícios destrutivos , que mancham nossa dignidade de Filho de Deus, nos afasta da comunhão com os irmãos e com Deus.
A conversão acontece quando vivemos a penitência e a caridade, conforme a proposta da Quaresma. Ao recebermos sobre nossas frontes as cinzas , lembraremos que somos pó e ao pó voltaremos. A Quaresma, é esta oportunidade dada por Deus , para revisão de vida nos aproximando do Senhor.
Na Primeira Leitura do livro de Joel, diz assim: "Voltai para mim com todo o coração, com jejuns, lágrimas.. rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus"(Jl 2,13). Motivando o cristão ao esforço da penitência, fugindo do pecado, da injustiça e da maldade.
Na Segunda leitura 2 Cor 5,20 São Paulo diz: “Deixai-vos reconciliar com Deus, pois Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós... Agora e é o tempo favorável, agora é tempo da salvação" deixando claro que, a Quaresma é este tempo da reconciliação.
O Santo Evangelho de hoje, propõe a penitência e caridade através - ESMOLA – JEJUM- ORAÇÃO- Jesus orienta que todo processo de conversão seja com reta intenção a Deus, Ele diz: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens" (Mt 6,1)
Cristo propõe que, a esmola seja por caridade plena "quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita” (Mt 6,3) ; Que a oração não seja fantasiosa, mas seja realizada para agradar a Deus no profundo do coração "quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza" (Mt 6,6); Que o jejum não seja por vaidade, mas para vencer as fraquezas humanas "quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto” (Mt 6,17-18)
Pedimos ao Senhor que essa tempo quaresmal seja frutuoso, com a graças da conversão de vida.

Texto e Créditos na Imagem Via irmã Natália Coppens.: https://www.facebook.com/nathalia.coppens.2025

****************************************************************************************************************************************************************

Curiosidades: De Onde Vem a Cinza Utilizada na Quarta-Feira de Cinzas?
Quem nunca se perguntou isso?
“És pó, e pó te has de tornar”. Com essa expressão, pronunciada pelo padre enquanto ele faz o sinal da Cruz sobre a testa de cada pessoa na liturgia da Quarta-Feira de Cinzas, é que entramos de verdade na Quaresma. É uma frase inspirada no livro de Gênesis, em que Deus castiga Adão e Eva. 

A cinza é uma manifestação material e visível da humildade e da fé. Mas de onde ela vem? Seria de alguma cerimônia fúnebre? Que material foi queimado para dar origem a ela? 

A Igreja determina claramente que nem toda cinza pode ser utilizada no rito de imposição. A cinza da Quarta-Feira de Cinzas vem da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas recebem a água benta e são aromatizadas com incenso. 

Por que se impõem as cinzas?

A cinza é um símbolo. Sua função está descrita em um importante documento da Igreja, mais precisamente no artigo 125 do Diretório sobre a piedade popular e a liturgia:

“O começo dos quarenta dias de penitência, no Rito romano, caracteriza-se pelo austero símbolo das Cinzas, que caracteriza a Liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não era um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como sinal da atitude do coração penitente que cada batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal. Deve-se ajudar os fiéis, que vão receber as Cinzas, para que aprendam o significado interior que este gesto tem, que abre a cada pessoa a conversão e ao esforço da renovação pascal”.

Fonte Aleteia Português: https://pt.aleteia.org.br



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

O QUE SIGNIFICA AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO?!

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!