SANTO (A) DO DIA SANTA GENOVEVA

04 de Janeiro Santa Genoveva Consagrada
Genoveva nasceu no ano de 422 (século V), em Nanterre, na França. Era filha de pais católicos e recebeu educação esmerada na fé cristã.
Quando tinha 8 anos um fato marcou sua vida: o famoso Bispo Dom Germano (que depois também foi canonizado) passou por Nanterre e o povo correu para ver o Bispo com fama de santo e pedir sua Bênção. 
A pequena Genoveva com seus pais também foram e, quando São Germano passou por eles, parou e olhou para os pais de Genoveva e lhes disse: "Feliz de vós que tendes esta menina! Ela será grande perante Deus e, atraídos por sua virtude, muitos pecadores abandonarão o pecado e seguiram a Jesus Cristo!"
Em seguida São Germano deu um Crucifixo de presente a Santa Genoveva e disse para ela não se iludir com ouro e joias, porque senão ela não alcançaria a Beleza Eterna. Genoveva guardou essas palavras em seu coração e prometeu ao Bispo que seguiria firme na Igreja.
E de fato, Genoveva cresceu em oração e santidade. Ela era avessa às coisas do mundo. 
Certo dia quando sua mãe estava indo para a igreja, Genoveva queria ir também mas, sua mãe não deixou. Santa Genoveva então, insistiu dizendo: "Mãe, com a Graça de Deus quero cumprir a palavra que dei ao Bispo Dom Germano, de ir à igreja para merecer a honra que ele me prometeu!" Sua mãe ficou brava e lhe deu um tapa no rosto! Na mesma hora a mãe ficou cega! Permanecendo assim por 21 meses!
Passados estes meses, Genoveva rezando pela mãe teve uma inspiração! Então, ela se levantou e obedecendo à inspiração, foi até uma fonte e pegou um pouco de água e rezou. Em seguida passou a água nos olhos de sua mãe e esta recuperou a visão, não só física como também a visão espiritual!
Aos 15 anos Santa Genoveva entrou para um convento e fez os votos de castidade, recebendo o véu do Arcebispo de Paris. 
A Irmã Genoveva foi uma religiosa que se dedicou desde cedo às orações e à penitências para se livrar das tentações do mundo e para ajudar as almas no caminho da santidade. Dormia no chão, jejuava com frequência e rezava muito todos os dias!  
Mesmo sofrendo calúnias por causa de Deus, Genoveva nunca desanimou!
Quando tinha 28 anos, Átila (o terrível bárbaro) rei dos Unos,  estava prestes a invadir Paris com seu poderoso exército. O povo, ao saber disso, se desesperou e decidiu fugir. 
Santa Genoveva, após muitas orações, reuniu o povo amedrontado e disse: "Que os homens fujam se quiserem, se não são capazes de lutar mais! Mas, nós, as mulheres, rogaremos tanto a Deus que Ele ouvirá nossas súplicas!"
Mediante este desafio de fé os homens parisienses, mesmo em desvantagem, resolveram resistir ao invasor. 
E aconteceu que Átila, misteriosamente, desistiu de invadir Paris e foi embora!  Até hoje não se sabe exatamente porque Átila desistiu da invasão. 
Desse momento em diante todos passaram a enxergar em Santa Genoveva uma grande alma, uma grande líder a quem o povo recorria sempre em suas necessidades.
Após este acontecimento, Santa Genoveva liderou a construção de uma igreja sobre o túmulo de São Dionísio, o primeiro Bispo de Paris e Mártir. Esta igreja se transformou depois na Abadia de Saint Denis, onde foram enterrados os reis da França. 
Posteriormente, Santa Genoveva intercedeu junto ao Rei Clóvis e conseguiu que este construísse uma igreja dedicada a São Pedro e São Paulo.
Santa Genoveva faleceu em 3 de janeiro do ano de 502, aos 89 anos. Foi enterrada na igreja dos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, que ela ajudou a construir. 
O povo de Paris escolheu Santa Genoveva como sua padroeira!
No ano de 1130 uma terrível peste assolou Paris matando muita gente. O Arcebispo chamou o povo e fez uma grande procissão com as Relíquias de Santa Genoveva por toda Paris; e a peste desapareceu!    
Em 1793 a terrível Revolução Francesa profanou a Igreja de São Pedro e São Paulo e a transformou num panteão. Os revolucionários ainda tentaram destruir as Relíquias de Santa Genoveva que lá estavam. Mas, o povo conseguiu salvar as Relíquias e construíram um novo túmulo  na Igreja de Santo Estêvão.
Peçamos a intercessão de Santa Genoveva para também termos a coragem da Fé!

Cón. Marcos Paulo de Campos.: https://www.facebook.com/conegomarcosdecampos 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

O QUE SIGNIFICA AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO?!

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!