SANTO (A) DO DIA ESPONSAIS DE SÃO JOSÉ E NOSSA SENHORA!

23 de janeiro
Festa do Casamento da Virgem Maria e São José
Hoje celebramos essa união tão doce, amorosa e santa que foi o casamento de Nossa Senhora e São José!
Os dois eram jovens (José era apenas uns 4 ou 5 anos mais velho que Maria), eram virgens, eram santos e foram eleitos por Deus!
E como foi esse casamento? 
O casamento judaico era celebrado com muita solenidade. A noiva esperava o seu noivo toda enfeitada e coroada com flores na cabeça, acompanhada por suas amigas na casa do pai enquanto que o noivo dirigia-se à noite, acompanhado de seus amigos, para a casa da noiva.
Ali na presença dos convidados dava-se o início à cerimônia em que o noivo dirigia-se à noiva com estas palavras: “És minha esposa e eu sou teu esposo de hoje para sempre”. E, em seguida, os noivos recebiam a Bênção.
O casamento era tão valorizado que, após sua celebração, se iniciava a festa que podia durar até uma semana!
O matrimônio de Maria com José foi destinado por Deus para acolher Jesus e, por isso, exigia a máxima expressão da união conjugal, ou seja, o dom total e completo de um para com o outro. 
Ao mesmo tempo, devido a essa realidade única, os dois, permaneceram virgens por toda as suas vidas. Nos dias atuais isso pode parecer impossível mas, o mundo perdeu o sentido do que é verdadeiramente o amor e também da experiência de Deus! Por isso, o mundo nunca vai conseguir entender!
Vivendo verdadeiramente o amor, entre Maria e José existiu, como afirmou Bernardino de Bustis: “Um amor indivisível e santíssimo; de fato, depois de Cristo seu Filho, a Virgem puríssima não amou nenhuma outra criatura assim tanto como ela amou José e da mesma forma José amou Maria acima de qualquer outra criatura”!
Portanto, José como esposo viveu uma profunda experiência de comunhão intimamente ligado a Maria, conviveu com ela, partilhou com ela a sua vida e a amou com um amor intenso! E, da mesma forma, Maria teve por ele, um sentimento natural de esposa, cultivando em seu coração sentimentos e afetos que eram destinados exclusivamente a José!
Foi um casamento virginal mas, cheio de amor e ternura!

**************************************************************************************************************************************************************
Casamento de Nossa Senhora e São José 
Oração:
Pai Santo que unistes em virginal matrimónio a gloriosa Virgem Maria, Mãe do Vosso Filho, com o homem mais justo e santo de todos: São José, para que eles fossem fiéis colaboradores do Mistério do Verbo encarnado, concedei-nos, unidos a Vós pelo vínculo batismal, vivermos mais intensamente a nossa união com Cristo e caminharmos alegremente na estrada do amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos!
Amém!
Fonte do Texto e Créditos na Imagem Via 
Cônego Marcos Paulo de Campos.: https://www.facebook.com/conegomarcosdecampos 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

O QUE SIGNIFICA AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO?!

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!