SANTA INÊS VIRGEM E MÁRTIR!
21 de Janeiro Santa Inês Virgem e Mártir
"Inês" é um nome grego e significa "pura". E este nome foi perfeito para a santa que hoje celebramos!
Santa Inês nasceu em Roma, no ano de 304 (no século IV). Era de família nobre e desde pequena foi educada na Fé Católica.
Possuía uma personalidade firme e, aos 12 anos de idade, decidiu consagrar sua virgindade a Deus!
Com apenas 13 anos já havia diversos pretendentes para se casarem com ela, isso por causa de sua grande beleza e também por causa da riqueza de sua família.
Um jovem romano chamado Fúlvio, que era filho do prefeito de Roma, fez à família de Inês um pedido formal de casamento. Mas, Inês não aceitou por causa de sua consagração a Deus.
Era o tempo das perseguições aos cristãos; e Fúlvio, indignado, denunciou Inês como cristã. Então, a jovenzinha foi presa e no seu julgamento ela corajosamente professou sua fé em Jesus Cristo e por isso, foi condenada a ser açoitada.
Depois dos açoites o prefeito deu outra "chance" a Inês e ordenou que ela mantivesse aceso o fogo em honra à deusa pagã Vesta, no templo dedica a essa falsa deusa. Essa ordem era uma maneira de obrigar Inês a trair sua fé em Jesus Cristo.
Mas, Inês se recusou e disse ao prefeito: "Se eu recusei seu filho que é homem, como pode pensar que eu aceite prestar honras a um falso deus? Meu Esposo não é desta terra! Meu esposo é Jesus Cristo! Sou muito jovem, é verdade mas, a fé não se mede pelos anos e sim pelas obras! Deus mede a alma e não a idade! Quanto aos vossos falsos deuses, eu os desprezo todos!"
O prefeito, irado, condenou Inês a uma pena terrível: ser exposta nua num prostíbulo de Roma para que os homens a vissem dessa forma, e a violentassem!
No prostíbulo Inês pediu proteção a Deus e, quando a despiram, uma luz celestial brilhou sobre ela de maneira que o brilho dessa luz impediu que alguem pudesse enxergar a sua nudez.
Mesmo assim um homem tentou agarrá-la mas, ele ficou cego antes de conseguir tocá-la! Ao ver o homem ficara cego, Santa Inês o perdoou e rezou por ele e o homem voltou a enxergar e se converteu a Jesus Cristo! Depois disso nenhum homem ousou tocá-la.
(Por causa desses acontecimentos, no local do prostíbulo, foi posteriormente construída a bela Basílica de Santa Inês)
O prefeito de Roma ao saber de tudo isso, teve medo e passou o caso da jovem Inês para o vice prefeito. Este era ainda mais cruel e mandou que cortassem a cabeça da adolescente Inês! Assim, com apenas 13 anos, ela foi morta por causa da sua fé em Nosso Senhor Jesus Cristo! Isso aconteceu no dia 21 de janeiro do ano de 317.
Por causa da data da sua morte, a festa de Santa Inês é realizada no dia 21 de janeiro, e assim celebramos o dia do seu nascimento ao Céu!
Que nós também sejamos fiéis a Jesus Cristo com todas as nossas forças!
Côn. Marcos Paulo de Campos.: https://www.facebook.com/conegomarcosdecampos
Comentários
Postar um comentário