FORMAÇÃO.: " QUEM PODE RECEBER A UNÇÃO DOS ENFERMOS?!"
A Extrema-Unção, chamada também Óleo Santo, é o sacramento instituído para alívio espiritual e também corporal dos cristãos gravemente enfermos.
.
O sacramento tem vários nomes: é o Óleo Santo da matéria com que se faz a unção; Unção do Óleo Santo, Santa Unção, Sacrato dos moribundos. O nome mais comum é Extrema-Unção. São muitas as unções que a Igreja pratica: no Batismo (unções cerimoniais), na Confirmação e na Ordem. A dos Santos Óleos é, geralmente, a última; por isso, tomou o nome de Extrema (última) Unção.
.
Esse sacramento é instituído para alívio espiritual dos cristãos gravemente enfermos e também para alívio corporal; este, porém, dependentemente do bem espiritual.
.
Com as palavras “dos cristãos gravemente enfermos” é-nos indicado que uma pessoa sã, embora condenada à morte, ou um doente que não está em estado grave, não podem receber esse sacramento. Nem tampouco o podem receber os meninos que ainda não chegaram ao uso da razão, ou os adultos que nunca a tiveram, por serem incapazes de pecado atual.
.
Quando tiverdes em casa um parente enfermo, não vos deixeis vencer pelo vão temor de o amedrontar, advertindo-o a tempo para que cuide da sua alma. As desculpas e os pretextos podem depois tranquilizar os sobreviventes, mas não valerão à alma que talvez não partisse preparada para o tribunal de Deus. Quando tivessem um pouco de fé, deveriam chorar toda a vida por terem sido causa de uma alma que lhes era cara ter passado à eternidade sem sacramentos!
.
Explicação dos Primeiros Elementos da Doutrina Cristã de São Pio X. www.loja.obrascatolicas.com/explicacao-dos-primeiros-elementos-da-doutrina-crista-sao-oio-x.
Comentários
Postar um comentário