COMO ANDA A CAUSA DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO VENERÁVEL FULTON J. SHEEN?!

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE A CONFLITIVA CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DO VENERÁVEL SERVO DE DEUS FULTON SHEEN 
A abertura da causa

O primeiro conflito na causa ocorre entre a Arquidiocese de Nova Iorque e a Diocese de Peoria que surge nos anos 90, quando foi formalmente levantada a causa de beatificação de Fulton J. Sheen. Apesar de Sheen ter nascido em Illinois e mantido um forte laço espiritual e pastoral com Peoria, o seu ministério mais visível e prolongado desenvolveu-se em Nova Iorque, onde morreu e foi sepultado. A arquidiocese de Nova Iorque considerava legítimo manter a competência sobre a causa, enquanto Peoria reclamou o direito natural de iniciar o processo como diocese de origem.

A disputa não foi teológica nem doutrinária, mas jurisdicional e canônica. Para Peoria, a causa só poderia avançar com garantias se fosse aberta na diocese natal do candidato, onde existia um apoio estável e uma estrutura disposta a apoiar o longo processo. Nova Iorque, por seu lado, não deu consentimento imediato, especialmente no que respeita à eventual transferência dos restos mortais de Sheen. Esta falta de acordo atrasou durante anos a abertura formal da causa, que finalmente começou em Peoria em 2002, após negociações prolongadas e tensões latentes que nunca foram plenamente resolvidas.

A Causa de Mons. Sheen avançou favoravelmente durante o Pontificado do Papa Bento XVI que conheceu pessoalmente o candidato e estava plenamente convencido da santidade e retidão do Bispo, mas sempre baseado nas informações claras da Congregação para as Causas dos Santos e seus estatutos no processo. O próprio Sumo Pontífice declarou-o Venerável em 28 de junho de 2012.

Os obstáculos da Arquidiocese de Nova Iorque:

A inconformidade da Arquidiocese de Nova Iorque pelo processo nobre conduzido pela Diocese de Peoria nunca cessou, e a causa foi suspensa em setembro de 2014 logo após o Congresso particular de consultores teológicos aprovar unanimemente a origem divina de um milagre atribuído à intercessão do Venerável Sheen. O motivo desta vez seria a disputa sobre a localização dos seus restos mortais: a Arquidiocese de Nova Iorque recusou repetidamente a permitir que o corpo de Sheen fosse transferido para a Diocese de Peoria (Illinois), onde se esperava examinar seus restos mortais e obter relíquias de primeiro grau, um passo habitual no processo de Beatificação. Esta discrepância sobre a custódia dos restos mortais parou temporariamente o avanço formal da causa.

Perante este fato, a sobrinha do Venerável Joan Sheen Cunningham levou o caso a tribunal estadual, pelo que o assunto saiu dos muros da Igreja e estava nas mãos do Estado, assunto que deixou um descontentamento enorme no Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo da Arquidiocese de Nova Iorque. Após uma batalha legal de anos, em 7 de junho de 2019 a sobrinha do Arcebispo Sheen recebeu a aprovação do Supremo Tribunal de Nova Iorque para transferir o corpo do tio para Peoria.

Mesmo após os restos mortais terem sido finalmente movidos em 29 de junho de 2019 para Peoria, a hierarquia de Nova Iorque sentiu-se extremamente ofendida, o maior desgosto à sua soberba foi a aprovação de um milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Fulton Sheen em 5 de julho de 2019 O bispo de Peoria Mons. Daniel Jenky celebrou em alto nível aquele evento no qual trabalhava há mais de 20 anos e imediatamente preparou todos os preparativos para celebrar a Beatificação.

O Vaticano aprovou que a cerimônia fosse realizada em 21 de dezembro de 2019, mas o clero de Nova Iorque com astúcia - poderíamos dizer perversas - na cabeça do Bispo de Rochester (da Arquidiocese de Nova Iorque) Salvatore Ronald Matano começou a enviar arquivos para o Vaticano sobre casos de abuso de adultos e crianças por padres nessa diocese, sugerindo falsamente que o arcebispo Sheen era culpado de omissão em relação a esses casos ou que não respondeu a esses casos da forma que a gravidade da situação exigia, a própria diocese de Rochester emitiu uma vaga declaração sobre o assunto. A causa foi suspensa novamente em dezembro de 2019 pouco antes da cerimônia de beatificação. Por “prudência”, o Papa Francisco decidiu adiar a beatificação indefinidamente para permitir um exame mais completo de toda a documentação pertinente.

Novo rumo com Leão XIV:

Durante todo este tempo de "Investigação" o Vaticano nunca emitiu nenhuma informação sobre o processo. No entanto, aconteceu que segundo o requisito de Direito Canônico que exige que os bispo apresentem a renúncia aos 75 anos completados, o bispo de Rochester Salvatore Ronald Matano completou 75 anos em 2021 apresentou a sua renúncia ao Papa Francisco e este rejeitou-a, então, em 2022 o Bispo de Peoria Mons. Daniel Jenky apresentou a sua demissão e o Papa Francisco aceitou-a no mesmo dia do seu aniversário. Mas as coisas deram uma reviravolta inesperada este ano, e é que o Papa Leão XIV afastou o bispo Salvatore Ronald Matano do cargo com base na renúncia apresentada por este há 4 anos e aceitou a renúncia antecipada de completar 75 anos no próximo mês de fevereiro do Cardeal Timothy Dolan Arcebispo de Nova Iorque. Ambas as jurisdições eclesiásticas já têm governo pastoral.

Por outro lado, os novos bispos deixaram tudo nas mãos de Roma e foi ordenado (pelo Papa) arquivar estas investigações que não gozam de transparência, segundo uma fonte de informação próxima desde o Dicastério para as Causas dos Santos concluiu-se que "as investigações Diocesanas sobre a vida, obra e virtudes do Servo de Deus são claras" nada impede que a cerimônia de Beatificação seja adiada e a decisão seria tomada pelo próprio santo Padre Leão XIV.

De acordo com Christine Niles, vaticanista, jornalista e muito próxima do clero romano que esteve muito envolvida no caso Sheen, só está esperando um comunicado oficial do Dicastério sob a autorização do santo padre.

Rezemos a Deus para que em breve possamos ver o venerável Fulton Sheen Beatificado. Que Deus Pai por meio dele se glorifique nos concedendo em Nome de Jesus Cristo, as vitórias de todas as batalhas travadas, amém

Texto e Créditos na Imagem Via Página Padre Reinaldo Bento.:https://www.facebook.com/pereinaldo.bento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

O QUE SIGNIFICA AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO?!

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!