CATEQUESE COM PADRE ZEZINHO SCJ, "MAN'HU VIROU MANÁ!"
MAN'HU virou MANÁ! Pe Zezinho scj
Você já deve ter lido que A EUCARISTIA é o Maná dos Católicos.
A palavra Maná vem de MAN HU . Em hebraico significou “O que é isto? “ …
Quanto, no deserto, o povo se queixou de Moisés, porque seu líder os levara para o deserto para passar fome, a oposição dizia que era melhor ter de suportar a escravidão no Egito onde havia comida, do que a liberdade com fome. Aquilo não era libertação!
Moisés ouviu de Deus que haveria uma resposta concreta! E de fato, numa manhã começou a chover uma substância branca sobre o acampamento. Pareciam pétalas brancas um pouco gosmentas que vinham do céu e posavam no acampamento. Era fácil preparar.
Também caiam codornizes que chegavam do céu em quantidade nunca vista. Estava dada resposta de Deus para Moisés! Fome, não passariam. Mas teriam que confiar e partilhar .
Ninguém poderia acumular! O Maná durava um dia. Mas nunca faltaria “aquilo” (man HU) para saciar a sua fome. Era melhor do que trigo.
Assim, Deus alimentou um povo faminto!
Nossa Igreja compara o que Jesus fez duas vezes, dando pão e peixe para quem o seguia. Cuidou da fome do povo com sede de esperanças e de mudanças sociais . Não deixou ninguém passar fome!
De fato, naqueles dias, o imposto devido ao Templo e aos Romanos chegava a 60% . Era um tipo de escravidão política. O povo passava fome!
Mas para os grandes políticos ligados ao Templo e a Governo havia fartura!
Para nós a MAN HU, maná ou Eucaristia é alimento da alma que nos faz lutar por justiça, fraternidade e mudanças sem violência , mas que nos conduzam à mesma partilha que havia no deserto de SIM perto do Monte Sinai.
A lição estava dada. Ninguém acumularia e todos teriam o suficiente para aqueles dias. Era comunismo? Não! Era o começo do cristianismo! Não se matava nem escravizava quem discordasse! Morriam, mas não matavam!
Nossa “Eucaristia” é o corpo e sangue de Jesus que poderemos receber diariamente, se quisermos. Mas primeiro teremos que conviver fraternalmente, porque, como diz São Paulo comer aquele Maná sem ter vivido a caridade seria mentira!
Não se recebe o novo Maná de qualquer jeito! … O Maná católico é alimento dos pacíficos, mas inconformados com as injustiças do nosso tempo!
Nossas armas são nossas doutrinas e nossa vivência. Jesus mudou muita coisa sem derramar nem sequer um pingo de sangue!
Padre Zezinho scj.
Padre Zezinho scj Teólogo Escritor Pregador Músico e Compositor Ex Cantor Católico da Gravadora Paulinas COMEP da Arquidiocese de Taubaté SP ele e sua equipe mantém atualmente uma página de Evangelização Católica no Facebook que é atualizada diariamente por ele e sua equipe.: https://www.facebook.com/padrezezinhoscj
Comentários
Postar um comentário