CURIOSIDADES.: "O QUE É A ÁRVORE DE JESSÉ?!"
O QUE É A ÁRVORE DE JESSÉ?
A Árvore de Jessé representa a árvore genealógica de Cristo. Este tema iconográfico tem suas raízes no Antigo Testamento, na profecia de Isaías 11,1-2:
“Do tronco de Jessé brotará um renovo, e das suas raízes, uma flor; e o Espírito do Senhor repousará sobre ele.”
Jessé era o pai do Rei Davi e, segundo as profecias, o Messias viria da Casa de Davi. A genealogia de Cristo aparece na Bíblia em Mateus 1,1-17 e Lucas 3,23-38. Em ambas as genealogias, os evangelistas reconhecem Jesus como descendente de Davi por causa da profecia messiânica, mas em ambas, a conexão é feita por meio de José, o qual era apenas "pai putativo". Contudo, a lei judaica aceita o fato como um direito genealógico pleno e uma conexão com a família do pai adotivo. O próprio Jesus, no Apocalipse de São João, diz (Ap 22,16): "Eu sou a raiz e o ramo de Davi", incluindo a Si mesmo entre os descendentes de Davi. As traduções modernas no lugar de "ramo" trazem "descendente".
Por outro lado, os Padres da Igreja e os teólogos medievais identificaram a genealogia de Jessé com a Virgem Maria, e essa interpretação deriva da leitura que fizeram da tradução da Bíblia feita por São Jerônimo. São Jerônimo nos diz: “et egredietur virga de radices Jesse, et flos de radice egredietur” (e um ramo brotará da raiz de Jessé, e uma flor de sua raiz surgirá). "Virga" pode ser traduzido tanto como "ramo" quanto como "virgem". Assim, o ramo era identificado como a Virgem Maria e a flor como Jesus. Nas representações mais antigas, Cristo sempre aparece em majestade rodeado por sete pombas, que representam os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, prudência, força, piedade, ciência e temor do Senhor; como se pode ver na Árvore de Jessé nalgumas catedrais.
Por vezes, Jesus aparece crucificado coroando a árvore, e este aspecto iconográfico do mesmo tema provém duma tradição medieval segundo a qual a árvore da vida, morta, só volta a ser verde com Cristo ligado a ela como um enxerto que a revive com o Seu sangue: isto faz uma clara referência à Ressurreição dos mortos e à Eucaristia, onde a Carne e o Sangue de Cristo se tornam alimento espiritual, Pão da Vida.
Creditos na Imagem Via Irmã Natália Coppens.: https://www.facebook.com/nathalia.coppens.2025
Comentários
Postar um comentário