A GENEALOGIA DE JESUS CRISTO APRESENTADA NO EVANGELHO DE SÃO MATEUS!
Tamar (Mt 1,3): disfarçou-se de prostituta para engravidar de Judá; provavelmente era cananeia.
Raab (Mt 1,5): prostituta de Jericó que ajudou os espiões de Israel.
Rute (Mt 1,5): mulher moabita, e os moabitas eram tradicionalmente excluídos da assembleia do Senhor (cf. Dt 23,3).
“A mulher de Urias”, isto é, Betsabé (Mt 1,6): envolveu-se com Davi enquanto ainda era esposa do hitita Urias.
Essas mulheres não representam o ideal moral ou a pureza ritual esperada para uma linhagem régia, e suas histórias são marcadas por irregularidades, escândalos e origens pagãs.
Por que Mateus faz isso?
Para mostrar que Jesus veio para salvar todos
O evangelista quer deixar claro que o Messias não pertence apenas a um povo puro, fechado e perfeito. Em sua própria ascendência há estrangeiros, pecadores, pessoas marginalizadas e histórias humanas marcadas por fragilidade. Assim, Mateus ensina que:
Jesus é o Salvador universal, não apenas dos judeus, mas também dos pagãos;
Ele não se envergonha da humanidade ferida, mas a assume totalmente;
A obra de Deus se realiza mesmo através de situações difíceis, escandalosas e inesperadas;
Ninguém está excluído do plano de salvação: nem o pagão, nem o pecador, nem o ferido pela vida.
Além disso: contraste com Maria
Ao citar essas quatro mulheres com histórias irregulares, Mateus prepara o leitor para o ápice da genealogia, que é Maria. Diferente das anteriores, Maria concebe “por obra do Espírito Santo” (Mt 1,18). Ela é o novo início, a “mulher” por meio da qual Deus introduz na história o Salvador sem mancha.
Créditos na Imagem Via Página Venerável Fulton Sheen.: https://www.facebook.com/lucian.pianor.9
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