POR QUE OS PROTESTANTES TEM TANTA REPULSA AOS CULTOS DOS SERVOS DE DEUS?!

POR QUE OS PROTESTANTES TÊM TANTA REPULSA AO CULTO DOS SERVOS DE DEUS?
Culto de Adoração (Latria) e de Veneração (Hiperdulia e Dulia)

CULTO: (do latim, "cultus", "colere", honrar). Ato religioso que consiste em tributarmos homenagens, quer a Deus, quer a certas criaturas (BOULENGER, Doutrina Católica - Manual de Instrução Religiosa - Tomo II, Moral/Mandamentos). Daí que deriva a tríplice classe de cultos, no âmbito cristão católico: culto de latria, culto de dulia e culto de Hiperdulia.

Donde se tira que o termo CULTO não tem acepção estrita, única, de honrar ou adorar a Deus. E as Escrituras Sagradas o corrobora:

"mas glória, honra e paz a todo o que faz o bem, primeiro ao judeu e depois ao grego" (Rm 2,10), quanto mais os santos, servos virtuosos de Deus, são dignos de distinta honra, em especial, a Virgem Santíssima!

É o que diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, na primeira acepção e sexta do termo:

Culto

1 REL. reverência respeitosa a uma divindade...
6 p. ana. veneração, preito, paixão extrema para com alguém ou algo...

Assim, além de se prestar culto de honra divina (adoração) a Deus, pode-se, sem embargo, dedicar preito (honra, homenagem), veneração, aos santos e anjos (dulia) e sobremodo a Nossa Senhora, Mãe de Deus (hiperdulia), inclusive a personalidades públicas de vulto ou a símbolos patrióticos.

Todavia, os protestantes, para rechaçarem o lícito culto aos SANTOS, aos ANJOS e a NOSSA SENHORA, costumam citar, como se o termo CULTO fosse privativo ao Divino:

"Contudo Jesus lhe afirmou: 'Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto'" (Lc 4,8 - Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Atualizada). Ou em vez de CULTO, o  equivalente SERVIR!

"Ordenou-lhe então Jesus: 'Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás'" (Mt 4,10 - Almeida Atualizada).

Thomas Butler, entretanto, em sua obra Truths of the Catholic Religion, I. p. 374, sensatamente indaga: "Por que é que a ideia de "culto", de veneração não admitiria diversos graus, como os admitem as ideias de "amor" ou de "temor"?
Adão oculta-se do Senhor por um temor religioso. Adonias foge de Salomão por um temor civil. O temor dos cristãos primitivos, para com S. Pedro, ao verem que Ananias caíra  morto a seus pés era temor religioso. Isaac ama Esaú com um amor civil; Pedro ama ao seu Senhor e Mestre com amor divino; porém os primeiros cristãos amavam a S. Paulo com amor religioso. Assim, para voltarmos ao ponto em questão, Moisés venera a infinita majestade de Deus com divino culto; os filhos de Jacó veneram o poder e a excelência de seu José, com um culto civil; e os sunamitas veneram a Eliseu, e o capitão dos cinquenta homens de Elias, com uma veneração religiosa. E o prestarmos tal veneração (ou culto secundário) às criaturas, tão longe está de em qualquer coisa prejudicar a adoração devida a Deus, que seria imperdoável insulto irrogado ao Senhor dos Céus o asseverar-se que Deus pudera ser adorado ou servido com o culto que se tributa às criaturas".

Ainda no longínquo IV século, Santo Agostinho (Contra Faustum I, 20, c.21), assim perfeitamente distinguia estas espécies de culto:

"Veneramos os mártires com aquele culto de afeição e de sociedade com o qual também nesta vida são venerados os Santos de Deus; porém, com aquele culto que em grego se chama latria, e que é uma certa servidão propriamente devida à Divindade, nem veneramos, nem ensinamos que seja venerado  senão somente a Deus".

De fato, o Dictionnaire Français-Grec moderne, de Laas de Alguen, Paris, 1874, traz no verbete:

"Latrie, latreia: threskeia opheiloméne tô Theô móno. He prostous agious onomázetai Dulie"

Tradução: Latreia: adoração devida a Deus somente. A endereçada aos Santos chama-se dulia. 

Portanto, não foi a Igreja Católica quem inventou o idioma grego e nem os seus léxicos "latria", "dulia" e "hiperdulia". Apenas sabiamente os empegra no justo grau e proporção, segundo a dignidade do ser a que se intenta cultuar.

BIBLIOGRAFIA:

1. BOULENGER - Doutrina Católica - Manual de Instrução Religiosa, Tomo II, Moral/Mandamentos, FTD,1927.

2. CARLOS DE LAET - Heresia Protestante - Polêmica com um pastor presbiteriano, RJ, CDB, 2018.

3. DICIONÁRIO Houaiss da Língua Portuguesa, RJ, Objetiva, 2007

3. BÍBLIA CATÓLICA - Ave Maria - Claretiana, 2008

4. BÍBLIA PROTESTANTE - João Ferreira de Almeida Atualizada - versão on line.

Fonte Via Página Sou Católico.: https://www.facebook.com/soucatolicoeadefendo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"