O DESTINO DO HOMEM QUE QUEBROU A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM 200 PEDAÇOS HÁ 47 ANOS ATRÁS

Muita gente não sabe, mas a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, aquela que foi achada no Rio Paraíba em 1717, foi jogada ao chão e quebrada em mais de 200 pedaços. Foi no dia 16 de maio de 1978. 

Naquela terça feira, uma forte ventania assustou os moradores de Aparecida. Na Missa da noite, houve uma queda de energia, e foi exatamente nessa hora que o jovem Rogério Marcos subiu no altar da Basílica Velha, quebrou o vidro do nicho com murros e jogou a imagem no chão. A comoção foi geral!

Rogério saiu correndo pelas ruas escuras da cidade, mas foi detido pela polícia. Os devotos queriam agredi-lo, mas o Padre Antônio Lino gritava que a imagem era uma cópia, e que a original estava guardada. No dia seguinte, quando Rogério já estava internado num manicômio, o Bispo anunciou a verdade: era a imagem original.

Rogério Marcos era filho de pastor e seu pai era conhecido como “quebra-santos”. Herdando do pai o costume de destruir imagens sacras, encontrou na imagem de Aparecida um alvo certeiro. Depois disso, Rogério foi taxado como louco e esquizofrênico, passando a morar numa casa sem móveis, onde riscava figuras de demônios nas paredes.

Os cacos da imagem foram recolhidos por duas freiras, e os padres da Basílica entraram em contato com o MASP, Museu de Artes de São Paulo, para ver o que seria feito. 

A imagem foi restaurada pela artista plástica Helena Chartuni, que na época estava distante da fé, e voltou a crer durante o processo de restauração. Segundo ela, foram dois restauros: ela restaurou a imagem, e Nossa Senhora restaurou sua vida!

Chaturni afirma que passou a crer na história de Aparecida quando constatou que os cacos de barro ainda estavam úmidos, pelos anos que a imagem passou no fundo do rio. Todos os anos, ela volta à Basílica para dar manutenção na imagem que é o maior símbolo de fé do povo brasileiro.

Hoje a peça sagrada fica guardada no nicho da Basílica Nacional, com total segurança. Rogério Marcos morreu em maio de 2011, atropelado na Via Dutra, bem pertinho do Santuário. Muitos viram nisso um castigo divino, mas eu discordo, pois a Virgem Maria é Mãe de Misericórdia. Rogério foi vítima da sua própria loucura!

Padre Gabriel Vila Verde, Arquidiocese de Salvador Bahia.:

Fonte Via Padre Gabriel Vila Verde.: https://www.facebook.com/pegabrielvilaverde



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"