DAS INDULGÊNCIAS PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO

 Das Indulgências Pelas Almas do Purgatório
Quando pecamos, porém, em outro momento arrependidos de tal pecado, pedimos perdão a Deus no sacramento da Confissão e recebemos o perdão. Mas, mesmo perdoados, ainda fica “consequências”, ou seja, a pena do dano do pecado. Exemplos de consequências das penas do dano do pecado, após o pecado perdoado.

Exemplos:

Moisés, escolhido e amigo de Deus, também foi perdoado, mas por causa de sua desobediência em Meribá (Números 20,12), não entrou na Terra Prometida. Ele morreu já reconciliado com Deus, mas ainda assim recebeu essa pena.

O rei Davi pecou, pediu perdão e Deus o perdoou, mas mesmo assim sofreu consequências (2 Samuel 12,13-14). Davi cometeu adultério com Bate-Seba e mandou matar Urias, o marido dela.
Ele se arrependeu sinceramente, e Deus o perdoou (Salmo 50 é sua oração de arrependimento). As Consequências: Apesar do perdão, Davi sofreu efeitos dolorosos:

1. A criança que nasceu do pecado morreu.

2. Revoltas familiares e conflitos internos surgiram: seu filho Absalão se rebelou contra ele.

3. Humilhações públicas do Rei Davi e sofrimento familiar foram consequências de seus atos.

Por isso, mesmo após a confissão, precisamos reparar o dano, devido às consequências temporais de nossas escolhas. Os pecados deixam uma consequência a ser purificada (expiadas), aqui na Terra ou no purgatório. É exatamente aí que entram as indulgências: ajudam a reparar e purificar essas consequências que o pecado causa. O Catecismo da Igreja Católica (n. 1471) explica:

A indulgência não é perdão do pecado (isso só acontece na Confissão). Ela é a remissão diante de Deus da pena temporal do dano pelos pecados já perdoados. A Igreja, como mãe, distribui esse tesouro espiritual que vem de Cristo e dos santos. A indulgência pode ser aplicada para nós mesmos, ou para santas almas do purgatório. 

As almas do Purgatório não podem mais merecer nada por si mesmas. Porém, Deus permite que nós, ainda vivos, ofereçamos por elas as indulgências que lucramos. Isso é uma grande obra de caridade, pois apressa a entrada dessas almas no Céu. Existem dois tipos de indulgência: 

a)  Parcial: tira uma parte da pena em ajuda as almas.

b) Plenária: tira toda a pena → exige condições completas → alívio total para a alma do Purgatório para adentrarem no céu.

1. Indulgência parcial:

Remove parte da pena temporal dos pecados já perdoados. Pode ser aplicada a qualquer dia e a qualquer obra indulgenciada que a Igreja indique.

Exemplo: rezar uma oração pelos falecidos, rezar o terço ou uma jaculatória, fazer uma pequena obra de caridade. Mesmo sendo “parcial”, alivia muito as almas do Purgatório e também ajuda a nós mesmos a crescer na santidade. 

2. Como lucrar indulgências plenária para santas almas?

A Igreja estabelece condições simples:

1. Estar em estado de graça (sem pecado mortal).

2. Confissão sacramental (pode ser feita alguns dias antes ou depois).

3. Comunhão eucarística.

4. Oração pelas intenções do Papa (um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e o Glória).

5. Desapego total do pecado, mesmo venial, ou seja, (leve).

Se alguma dessas condições não for completamente cumprida, a indulgência se torna parcial, o que também ajuda muito as almas.

Outras obras indulgenciadas aplicáveis em qualquer dia:

1.Rezar o Rosário ou terço em qualquer lugar, sozinho ou em grupo.

2. Rezar a Via-Sacra de forma piedosa.

3. Fazer adoração ao Santíssimo Sacramento por algum tempo, mesmo meia hora.

4. Ler a Bíblia por pelo menos 30 minutos com devoção.

5. Rezar orações pelos falecidos, como: “Eterno Descanso, dai-lhes, Senhor…”.

6. Praticar obras de caridade ou sacrifício, oferecendo-as pelas almas do Purgatório.

7. Usar objetos bento (crucifixo, medalha, escapulário) com devoção e intenção de ajudar as almas.

8. Orar jaculatórias curtas e piedosas, como: “Jesus, misericórdia”, “Maria, rogai por nós”. Ou, Jesus e Maria eu vos amo, salvai almas.

Mesmo fora do mês de novembro, você pode lucrar indulgências aplicáveis às almas do Purgatório através de: oração, leitura da Bíblia, Rosário, Via-Sacra, adoração, obras de caridade e devoções diárias, sempre com fé, confissão, comunhão e oração pelas intenções do Papa. Lucrar indulgências é uma forma concreta de amor. Com pequenos atos de fé e devoção, podemos libertar almas do Purgatório e, ao mesmo tempo, fortalecer nossa amizade com Deus.

E as almas dos fiéis defuntos pela misericórdia de Deus descansem em paz! 

℣. Dai-lhes Senhor, o descanso eterno.
℟. E a luz perpétua os ilumine.

Descansem em paz. Amém.

℣. Senhor, escutai a minha oração,
℟. E chegue até vós o meu clamor.

"Para Cristo,
 por Maria e José,
 em súplicas pelas
 almas do purgatório".🙏🏾

† Jesus e Maria eu vos amo, salvai almas!

Fonte Via Página Apostulim Purgatorium: https://www.facebook.com/apostulimpurgatotium 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"