29 DE SETEMBRO DIA DEDICADO AOS TRÊS SANTOS ARCANJOS, MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL!"

*O dia de São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjo
O dia 29 de setembro  é dedicado aos três arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael, mas antes era reservado só ao príncipe das milícias celestes. Mas a honra que tributamos a São Miguel Arcanjo transborda, na verdade, para todos os anjos de Deus.

Os santos normalmente têm suas festas litúrgicas celebradas no dia em que morreram. É o que chamamos _dies natalis,_ ou seja, o dia em que aquele santo “nasceu” para o Céu. Mas e quando honramos um espírito celeste, que nunca teve nem terá corpo, qual o critério para fixar a data de sua festividade na Igreja? 

Não existe um critério único, eis a verdade. E está aí a festa dos três arcanjos São Gabriel, São Miguel e São Rafael para provar. 

Por um tempo (de 1921 a 1969, para ser mais exato), São Gabriel e São Rafael tinham suas datas específicas no calendário litúrgico. Foi o Papa Bento XV quem lhes deu festas especiais, tendo em vista o “incremento da piedade” no povo cristão. Como mandasse no mesmo decreto [i] que a Sagrada Família fosse celebrada no domingo seguinte à festa da Epifania — festa que hoje se encontra na Oitava de Natal —, para fixar as datas desses arcanjos também se levou em conta a relação deles com o mistério da família: 

- Gabriel anunciou a Encarnação do Filho eterno de Deus — por isso seu dia ficou sendo 24 de março, véspera da Anunciação; e 
- Rafael abençoou a família de Tobias no Antigo Testamento — mas a data escolhida para sua festa, 24 de outubro, só tem sentido pela proximidade com a dos Santos Anjos da Guarda (2 de outubro) e a de São Miguel.

O príncipe das milícias celestes, por sua vez, sempre foi celebrado na data atual: 29 de setembro. [E desde muito tempo:] No ano 530, o Papa Bonifácio II dedicou uma basílica em honra dele na Via Salária, em Roma, com as cerimônias começando na noite de 29 de setembro e terminando no dia seguinte. A basílica desapareceu mais de um milênio atrás, mas a festa continuou comemorando o fato. Por isso, até a reforma litúrgica pós-Vaticano II, o nome completo da festa de São Miguel era _In Dedicatione S. Michaëlis Archangelis._

Hoje, por mais que se lembrem os três arcanjos no mesmo dia, e isso desde 1969, o foco da festa continua em São Miguel — e essa ênfase dificilmente irá mudar.

[...]

Há mais. Além de ter exclusividade no dia 29, o grau da festa de São Miguel era o máximo (equivalente à nossa solenidade), sobrepondo-se inclusive aos domingos. Por isso, a festividade tinha início na tarde do dia anterior, com as chamadas I Vésperas. A antífona do Magnificat para essa primeira hora incluía até uma citação direta de São Miguel que não está na Bíblia. Nela, o arcanjo implora perdão pelo povo a Jesus Cristo:

_Dum sacrum mystérium cérneret Ioánnes, Archángelus Míchaël tuba cécinit: Ignósce, Dómine, Deus noster, qui áperis librum, et solvis signácula eius, allelúia._ — _Contemplando João o mistério sagrado, o arcanjo Miguel fez soar a trombeta: 'Perdão, ó Senhor, nosso Deus, que abres o livro e rompes os seus selos, aleluia.'_
[...]

*São Miguel e a primavera*

Para dizer a verdade, a atual reunião dos três arcanjos numa só festa manifesta o desejo da Igreja de que, neste dia, celebremos não só Miguel, Gabriel e Rafael, mas todos os anjos de Deus. E isso não é de agora. Já no rito antigo os textos próprios da Missa e do Ofício Divino de 29 de setembro apontavam nessa direção. A Coleta da festa de São Miguel, por exemplo, mantida no rito novo, não faz menção alguma ao príncipe das milícias celestes: 

_Deus, qui miro órdine, Angelórum ministéria hominúmque dispénsas: concéde propítius; ut, a quibus tibi ministrántibus in caelo semper assístitur, ab his in terra vita nostra muniátur. Per Dóminum nostrum._ — _Ó Deus, que dispondes de modo admirável o ministério dos anjos e dos homens, fazei, por vossa misericórdia, que sejamos defendidos na terra por aqueles que sem cessar Vos servem e assistem no Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo._

Convenhamos: é uma oração belíssima. Os anjos, ministros de Deus, nos são dados como “defensores” nesta vida. Mas não num simples processo judicial. A oração fala de uma batalha mesmo (_muniatur,_ do verbo latino _munio,_ tem a mesma raiz da nossa “munição”). Assim como pedimos a São Miguel que nos defenda no combate, nesta oração a Igreja pede a todos os anjos que sejam nossa “munição” nas lutas desta vida.

A propósito, a festa dos Santos Anjos da Guarda — que está no calendário romano desde 1670 — foi colocada no dia 2 de outubro justamente por ser o único dia “livre” depois de 29 de setembro. Mais uma prova de que a Igreja quer pôr diante dos nossos olhos todos os espíritos bem-aventurados, mais do que um deles, ou três.

Por fim, a proximidade do dia de São Miguel com as Têmporas torna a data ainda mais especial. (Muito mais do que nós, os povos antigos se importavam com fenômenos como as mudanças de estação. Hoje em dia, as pessoas se preocupam mais com notificações de celular, com o barulho das redes sociais, do que em observar a natureza criada por Deus.) O hemisfério norte está saindo do verão para o outono, enquanto nós vamos do inverno para a primavera. Tudo à nossa volta entra em uma nova fase, e a liturgia da Igreja parece refletir a mesma dinâmica: as festas dos anjos agora, a de Todos os Santos no dia 1.º de novembro, o dia das almas do Purgatório logo em seguida, Cristo Rei coroando o ano litúrgico — mais que em qualquer outra época do ano, tudo parece apontar para o Céu, para o que vem de fato em primeiro lugar: _primo vere,_ a verdadeira “primavera” para a qual todos fomos feitos.

Entremos, pois, com nossa Mãe e Mestra nessa nova estação, e que ela seja para nós, pela intercessão de todos os anjos de Deus, kairós, “tempo de graça”.

_(Fonte: padre paulo ricardo . org/blog/o-dia-de-sao-miguel)_

Colaboração do Texto Irmã Natália Coppens.: https://www.facebook.com/nathaliacoppens2025

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"