GABRIELLE BOSSIS, LEIGA E MÍSTICA DO SÉCULO XX
Gabrielle Bossis – Leiga e mística do século XX.
A fonte para esta informação é o excelente livro "Ele e Eu", de Gabrielle Bossis, 1985, traduzido por Evelyn M. Brown, publicado pela Editions Mediaspaul, Imprimatur - Monsenhor Jean-Marie Fortier, Arcebispo de Sherbrooke, Quebec.
Gabrielle Bossis (1874-1950) foi uma mística católica e leiga que viveu na França no século XX. Nascida em Nantes, França, em 1874, era a filha mais nova de uma família de quatro filhos.
Como criança em uma família abastada, foi ensinada e criada com boas maneiras e etiqueta social, e cresceu para ser uma jovem graciosa, feliz e espirituosa, mas desde a infância possuía um forte anseio por Deus e pelas coisas do Espírito. Ela se formou em Enfermagem e apreciava as belas artes da época, incluindo escultura, pintura, iluminação e música.
Mais tarde, descobriu que tinha outro talento: o de escrever peças de teatro moral e também de atuar. Daquele momento em diante, até dois anos antes de sua morte, viajou extensivamente pela França e pelo exterior, produzindo suas próprias peças e atuando no papel principal.
Aqueles que ainda se lembram dela comentam sobre seu riso contagiante e seu charme infalível.
Em raras ocasiões em sua juventude, Gabrielle fora surpreendida por uma Voz Misteriosa, que ouvia e sentia com admiração e, às vezes, com questionamentos ansiosos, que percebia ser a Voz de Cristo. Foi somente aos 62 anos, no entanto, que esse comovente diálogo com a "Voz Interior" começou a sério, continuando (pelo menos em suas anotações) até duas semanas antes de sua morte, em 9 de junho de 1950.
O diário que ela manteve de seu diálogo com a Voz Interior foi publicado em vários idiomas sob o título "Ele e Eu" (ver nota acima) e tornou-se uma fonte de profunda inspiração e edificação para aqueles que o leram. Abaixo, alguns trechos deste extraordinário diálogo entre "a Voz Interior" e Gabrielle, em 12 de abril de 1945.
"Na estação de trem de Angers. Vindo de Paris, eu tinha um assento, apesar da multidão. "Vejam o grande cuidado que tenho com os Meus. Mesmo no tumulto, Eu os atraio para a solidão, onde o coração está alerta para ouvir o Amado. Não lhes disse Eu no passado: 'Quando os enviei sem bolsa nem bordão, faltou-lhes alguma coisa?' E eles responderam: 'Nada'." "Senhor, muitas vezes sou eu quem falta."
"Por essas omissões, humilha-te e não te espantes com elas. Deseja curar-te dessa falta de cuidado no Meu serviço. Faz um balanço frequente não só do valor das tuas ações, mas acima de tudo, do valor da tua motivação para as fazeres – a franqueza da tua vontade de Me glorificar. Talvez, se prestasses mais atenção ao que fazes por Mim, intensificarias o teu fervor e a tua ternura. Serias mais fiel nos detalhes – esses detalhes preciosos que tanto podem render. São as partículas de bondade que preenchem a vida... Já percebeste – os grãos de areia invisíveis que compõem o imenso Saara. Tem muito cuidado com as pequenas coisas, Minha Gabrielle. Diz a ti mesma: 'Elas são feitas à medida da Minha pequena natureza'.
E este pensamento manter-te-á humilde. Já reparaste com que frequência o trabalho dos humildes tem de ser repetido? Põe todo o teu coração nisso, sabendo que Me agradas. E já que queres viver para Mim, já que queres ver tudo em relação a Mim, e modelar o teu vida depois de Mim, então considere quão curto é o tempo que lhe resta na terra. Você pode Me dar glória nesse tempo. Dê-a a Mim generosamente."
20 de abril de 1945 - Le Fresne:
Na igreja. Eu tinha visto flores de todos os tipos na beira de uma vala. "Vês como a primavera é insurgente! Deixa que uma primavera de amor floresça em tua alma em boas ações de todas as cores. Olharei para elas com amor, assim como olhaste para as flores no mato. Diz a ti mesmo que só o amor pode fazer brotar novas maravilhas. Então entrega-te ao Amor para que o Amor te possua. Não te divida em dois — uma parte para ti e a outra para Mim — pois anseio por ter-te por inteiro e acalento esta esperança. O teu amor sacia a Minha sede. Sou muito exigente: vês que quero que os Meus filhos sejam total e completamente Meus a cada momento. Portanto, não retenhas nada. Não tires nada de ti. Roubar-Me-ias se o fizesses, porque tudo é Meu. Se exijo isso de ti, é porque o Meu anseio por ti é um fogo consumidor. E o Meu anseio nasce do Meu amor. Compreendes? Acreditas finalmente? Reconheces o Meu poder de amar?
E se o Meu é um amor que ultrapassa todos os outros, então como poderias deixar de ir além dos teus costumes? amando fazer de ti o teu lar nos reinos superiores — os reinos onde tudo é simplicidade em nossa unidade. Acima de tudo, quando souberes que é lá que te espero e que grande é a Minha necessidade de te encontrar. Medita sobre esta Minha necessidade e te lembrarás de que está em teu poder dar-Me esta esmola. Lembra-te então do valor de um presente gratuito — o dom de si mesmo quando oferecido com ternura. Que alegria inexprimível será para quem o receber! Ele multiplicará as Suas bênçãos, de modo que aquele que as receber se perderá em admiração e gratidão. 'O que fiz eu para merecer a bondade do Meu Deus?', perguntará ele. E eu responderei: 'Tu O amaste com todos os teus esforços e deixaste que Ele te amasse'.
26 de abril de 1945:
— 'Senhor, Tua pobre filhinha, Tua pobre imagem está aqui diante de ti, ansiando por Ti com todas as forças do seu ser.' Você já reparou como as pessoas conversam entre si, discutindo todos os seus assuntos pessoais? Elas passam tanto tempo assim e isso lhes faz tão pouco bem. Você não acha que se elas se entregassem a Mim, seu Amigo, Eu me alegraria por ter o Meu lugar em seus pensamentos e saberia como recompensar sua confiança com abundância?
Você não acha que isso criaria uma intimidade a cada momento entre elas e Eu, e isso seria uma alegria para elas, porque perto de Mim suas vidas perderiam a tensão. Você entende? Seria a vida junto Comigo — Eu carregando o fardo pesado das coisas. Então, repito: falem Comigo, Meus pequenos. Falem Comigo. E nossos corações se fundirão. Não é esse o objetivo dos Meus cristãos? Não é por isso que vocês querem morrer? Então comecem a viver essa unidade de coração. Aproveitem cada oportunidade. Encontrem cada pretexto. Vocês não são ousados o suficiente. Para alguns de vocês, é porque são indiferentes. Mas, Meus amigos íntimos, por que, por que eles não Me invocam do fundo do coração? Se ao menos a fé deles fosse menos parecida com a descrença! Se a esperança deles estivesse fixada na Minha ajuda... E se, com toda a simplicidade, o amor deles Me amasse mais. Eu estaria lá cuidando de tudo durante o dia deles, e quando a noite caísse, seus olhos se fechariam novamente diante do Meu rosto."
12 de agosto de 1945, Igreja de Le Fresne:
"Quando Me dizes: 'Amado Jesus, Eu Te dou a Minha vida inteira', percebes que, ao mesmo tempo, Eu te dei mais, visto que até o que Me dás é o que Eu te dei? Admite que tudo o que tens vem de Mim. É tudo um presente Meu, e não para exibir o Meu poder, não escolhido ao acaso, mas pelo Meu amor mais atento — escolhido especialmente para ti, Meus filhos — para o teu caminho na vida, a fim de te ajudar a alcançar a meta que é tua."
Você tem tudo o que precisa para aperfeiçoar a Gabrielle com que sonhei ao criá-la. Você Me viu criando você?
Veja, você não pode ter ideia da ternura que prometi à sua alma há tanto tempo — desde toda a eternidade. Então, peço que não Me considere muito exigente se Eu lhe disser, como faço tantas vezes: "Dê-Me tudo".
21 de março de 1946:
— Hora Santa "A noite toda esperei por você na Minha Eucaristia — esperei para Me entregar a você pela manhã. Por que isso deveria te surpreender? Você acredita na Minha presença e em um tabernáculo, não é? Você acredita no Meu imenso amor? Então, junte os dois. E quando você acordar durante a noite, olhe para Aquele que já anseia pelo amanhecer para levá-la a Ele. Isso acelerará seu amor e lhe dará confiança no Meu poder. Deixe-Me aproveitar os dias da sua vida, eles não são muitos. Prolongue-Me neles o máximo que puder, não deixe passar um dia sem fazer algo por Mim, pois não há um único dia em que Eu não esteja trabalhando, você para sua própria felicidade. Você acredita em Mim?" "Sim, Senhor." "Então, humilhe-se por não ter correspondido melhor a toda a bondade amorosa do seu Criador. Você sabe como Eu amo perdoar? Você sabe como sua confiança atrai a Minha compaixão?
Sua confiança pode conquistar qualquer coisa do Meu coração. Conte Comigo. Ligue para Mim. Você não ama seu nome?
Adoro ouvir o Meu em seus lábios. Não Me prive."
19 de dezembro de 1946:
"Não tenha medo de descobrir o quão pouco é preciso para Me tocar. Eu sou o Sensível e você nunca poderá saber como seus gestos tocam música em Meu coração. Tenha medo de Me magoar. Procure sempre Me dar alegria e, acima de tudo, não Me imagine distante. Você percebe que Eu estou em você, não é? E se percebe, por que não pensa em Mim com mais frequência? Eu ia dizer, sempre. Então, Meu anseio por você seria completamente satisfeito. Eu sou o mesmo para todos os homens. Todos são Meus filhos. Eu anseio por cada um deles. Portanto, ao se oferecer, ofereça os outros a Mim com a Minha alegria em mente."
6 de fevereiro de 1947:
– Hora Santa: "Eu adoraria que Você fosse feliz em Meu coração". "Seu desejo em si mesmo é um chamado que Me agrada e Me honra muito. Você se redime e redime a ingratidão de tantos outros. Será que eles pensam em Mim com um pouco de afeição, mesmo que seja uma vez por ano? Aceitam o pensamento do Meu amor por cada um deles? Quando você perceberá que o tempo – o período da vida terrena – é muito curto, que preciso de toda a eternidade para amá-los? Que esta vida presente deles não é o seu objetivo, mas apenas um meio dado a eles para ganhar a vida de Amieiro? Reze por eles. Você pode fazer muito sem ver o fruto. Mas Eu vejo; Eu ouço. Vejo que, ao ajudar os outros a se erguerem, você se eleva. Você acredita em Mim? Venha a Mim e traga outros com você."
14 de fevereiro de 1947:
– em um momento de tristeza: "Lembre-se de que Eu percorri todos os seus caminhos". "Se queres ganhar forças para fazer um sacrifício, não olhes para o sacrifício. Olha para a Minha alegria."
"Não percebes que te esperei por muito, muito tempo? Não há duas almas iguais. Nenhuma outra pode dar-Me o que espero de ti."
6 de março de 1947:
"Cada alma é objeto do Meu amor especial. É por isso que sou tão grato àqueles que são engenhosos e trazem pecadores de volta para Mim. Lembra-te disto, então. Dei a Minha vida por eles na mais atroz tortura, por estes pobres amados. Um humilde arrependimento, e eles já estão no Meu coração. Então fala-lhes gentilmente. Fala com ternura. Uma observação brusca pode afastá-los ainda mais. 'Vou encontrar um amanhã, Senhor'
"Dar-te-ei o tato necessário. Como sempre, estarei em ti. Olharás para Mim, chamar-Me-ás e dirás 'fala através de mim'."
Eu serei o Irmão que ouve." "Acabei de receber telegramas e telefonemas sobre 101 coisas." "Que sua vida, imprevistos, mudanças de um lugar para outro, mau tempo. Mas, aconteça o que acontecer, permaneça firme em Meu coração. Mantenha seus olhos fixos em Mim enquanto Me pede conselhos, ou enquanto Me diz que Me ama para sempre. Lembre-se de que nada acontece sem a Minha permissão, e seja muito calma e serena. Não há nada como a serenidade para convencer as pessoas do Bem. Esta foi a Minha resposta à astúcia dos fariseus. Portanto, mantenha a calma em sua alma e alegremente dócil à Minha vontade. Ao olhar para trás em sua vida, você não vê que Minha vontade sempre foi para o seu bem? Isso é porque Eu te amo, e é o mesmo para todos, já que amo cada um de vocês individualmente. Eu vejo todos vocês de forma diferente; Eu vejo cada detalhe em você, você entende? Meu amor não é um amor global. Preciso de cada um de vocês como se fossem a única pessoa no mundo, como se o cosmos tivesse sido criado somente para vocês, e Meu amor fosse maior que o cosmos. Então, que este pensamento seja uma força para vocês e para a sua calma e sorriso. Vamos incluir Minha Mãe nesta nossa vida. Vocês realmente acreditam que o amor Dela está ativo em seu favor? Oh, Minha filhinha, tenham fé nas grandes coisas que vocês podem fazer Conosco. Sem Nós... mas vocês já estão cientes do seu nada. "
8 de abril de 1948:
"Vocês Me agradeceram por tudo o que fiz por vocês, pela humanidade, pelos anjos, por Minha mãe?
Que concerto de bênçãos, Minha filha! Reúnam-nas todas como se fossem suas e juntem-se à sinfonia de ação de graças. Cantem a sua parte no coro de inúmeras vozes, e Eu a reconhecerei por todas as outras. Existem duas vozes iguais em todo o mundo? Vocês não se impressionam com a diversidade da criação humana? No céu também, cada santo é diferente do outro, e se você se encanta com a variedade de cores do seu jardim, pode ter certeza de que o Paraíso brilha com uma miríade de incontáveis coisas esplêndidas, tudo para a Minha glória. Lá também, Eu conheço as vozes, pois conheço todos vocês. Meus filhos, Eu expiei por todos vocês e conheço os Meus redimidos. "
Senhor, quem me ensinará a agradecer-Te e que palavras devo usar?'
"As mais simples — direto do teu coração. Diz-as a Mim na Missa. Diz-as novamente depois da tua Comunhão, quando formos um só. Mais uma vez, serei Eu quem as dará a Ti. Como amo agir por Mim mesmo em Ti. Acreditas nisso? Sinto-me em casa e sinto que és Meu. Sê muito Meu... Eu ia dizer: 'Sê o teu Cristo diante do Pai, diante dos outros. Sê o mais gentil e o menor'.
17 de abril de 1948:
— 'Senhor, eu adoraria viver as Tuas palavras, e sou sempre eu mesma, ainda o meu antigo eu.'"
É tão difícil pensar no teu Senhor? É tão difícil falar com Ele e fazer-Lhe companhia? Quando encontras alguém numa sala de espera, não te aproximas instintivamente dessa pessoa e, de forma gentil, fazes o teu melhor para que o tempo passe agradavelmente para ela?
E se ele fosse um poeta, um erudito ou alguém grandioso aos olhos do mundo, você não iria ainda mais longe e demonstraria mais alegria? Minha filha, é um Deus que está esperando à porta do seu coração, um Deus que é todo seu e que está em você. Você se abre para Ele quando fala com Ele, quando olha para Ele, quando tenta desviar seus pensamentos das coisas ao seu redor para que possa voltar-se para Ele com a maior ternura. Não pense que estou lhe contando uma fábula. É a simples realidade. Mas como tudo acontece na terra das sombras, onde tudo é imperfeição, você acha difícil acreditar e demora a agir de acordo.
É por isso que sou como aquela pessoa na sala de espera. Se ao menos você pudesse se aproximar de Mim com mais frequência, com todo o seu charme gentil, poderia suspeitar dos Meus longos anseios. Você pode pensar: "Ele está esperando pelo mundo: Sim, Minha filhinha, por todos, e por tanto, tanto tempo... Eu vim a Belém para procurá-los e continuarei buscando-os até o fim do mundo. Esta é a paciência de Deus. Este é o Seu amor. Então, como você poderia entender? No entanto, seria muito doce acreditar, não é? Então, avive sua fé falando-Me sobre isso com frequência. Mais frequentemente. Não se canse: você terá mais esperança e amará mais. É o seu grande Deus que a deseja muito, Minha frágil garotinha."
4 de novembro de 1948:
"Eu bato à sua porta. Você não acredita que Eu preciso dos meus filhos, acredita?
E, no entanto, Meu Deus-Amor precisa do seu amor. É assim. Sempre. Você se lembra das Minhas palavras: 'Tenho sede'? Eu estou sempre com sede. Se você conhecesse essa sede, mais intensa que a sede dos homens, você inventaria todos os meios ao seu alcance para saciá-la. É por isso que eu bato à sua porta. Lembras-te do calor do Saara? O deserto queima menos do que Eu. Consegues compreender a Minha sede pela tua consciência de Mim, pelo teu desejo de Me agradar, pela tua gratidão pelos Meus sofrimentos miseráveis, pela tua compaixão por toda a desgraça, a imundície e o ódio que recebi na noite anterior à Minha crucificação e na manhã da Minha morte? E pelos golpes e pela tortura do Meu corpo e da Minha mente. Às vezes pensas nisso?
Você consegue mensurar esse amor que Me fez entregar-Me quando Eu poderia ter escapado para o invisível? Foi o Meu amor que saiu ao encontro da tortura. Você não acredita que Eu paguei pelo direito de ter ao menos a sua amizade? Você se lembra do que o ladrão disse: "Lembra-te de mim quando entrares no Teu reino"? E Eu te digo: "Lembra-te de Mim durante a tua vida". Coloque-Me como um farol no centro da sua mente, não apenas um farol que ilumina, mas um que aquece. Onde você pode estar onde Eu não estou? Quando você está Me procurando, Eu já estou lá, e quando você Me ama, Eu Me amo em você. Eu sou a sua Fonte. Devolva tudo a Mim com alegria e simplicidade.
Tão poucos param para pensar sobre isso. Então diga-Me agora: você quer que Eu bata à sua porta?"
11 de novembro - Hora Santa.:
"Pratique ser mais atraente por amor. Você poderia fazer um bem imenso com um olhar afetuoso e um sorriso. Se você se guardar para si mesmo, será seu próprio escravo. Mas se você for ao encontro das pessoas com delicada consideração, você traz paz e descanso; você dá o bálsamo de Gileade. Como um sorriso seu teria acalmado X esta manhã se você não tivesse se fechado em sua torre de marfim. Existe um demônio chamado espírito da contradição; ele confraterniza com o espírito do egoísmo. Lembre-se de que o amor não se ensoberbece com orgulho e que nunca passará. O que você faz por si mesmo perecerá miseravelmente. O que você faz pelos outros, por amor a Mim, continuará ecoando por toda a eternidade. Você tentou Me ver nos outros? Você entendeu que Eu vivo naquela velha aleijada na "estrada submersa" e em todas as outras como ela? Você não poderia Me trazer um pouco de lenha para este inverno e algumas roupas? Você não Me dará algo para comer? Suponha que ela esteja amargurada e não lhe agradeça, que diferença faz? Já que Eu sou Aquele que recebe, e Eu sou rico. Não seja tímida ao dar. Seja ousada na bondade:' Eu estava pensando que teria vergonha de empurrar um carrinho de mão com lenha até aquele lugar. "Talvez. Mas não terei vergonha de você no juízo final. Não fuja mais do que lhe custa algo, e você estará entre as pessoas mais felizes. Além disso, eu fiz tanto por você... Mas você é livre. Você nem cometerá uma falta se não for. Eu só terei a tristeza de querer algo sem obtê-lo." "Senhor, eu irei."
15 de dezembro de 1949 - Hora Santa:
Voltando da missa no escuro, às 7h, sob chuva congelante. "Isto também, Senhor, posso oferecer pelos Seus pecadores neste ano mariano?" "Eu pego todos os sofrimentos, pequenos e grandes, e os coloco no tesouro da Igreja - o tesouro usado para fazer santos. Você esquece seus sofrimentos passados, mas eles continuam a dar frutos aos Meus olhos. Você já esqueceu o cansaço da viagem, os aborrecimentos climáticos, a sede do deserto, os medos, o exílio em países distantes, as lentas viagens de volta, as longas provas de resistência, os tempos de doença. Mas lembre-se de que você Me ofereceu tudo e que Eu guardei tudo. Você adora olhar as joias preciosas no porta-joias de sua mãe, ou seus livros favoritos em sua biblioteca, ou as lembranças incomuns que lhe foram dadas durante suas longas viagens. Muitas vezes é apenas uma ninharia, algo que não custou muito ao doador. Você se lembra do terebinto do muçulmano, da luva de alce do índio e da folha prensada que lhe foi dada em Larache? Você valoriza essas coisas porque aqueles que as deram a você queriam agradá-la. Pela mesma razão, Eu encontrei alegria em todos os pequenos presentes que Me foram dados por Meus filhos. Mesmo que não tenham custado muito, mesmo que você os tenha dado a Mim apenas porque Meu Pai os colocou em suas mãos por alguma circunstância alheia à sua livre escolha, você os ofereceu a Mim como filhos bons e afetuosos. E assim os estimo como se fossem parte de ti. Tal é o teu poder sobre Mim! Tu Me prendes a ti por um único fio de cabelo. E quanto mais acreditas quão completamente desarmado estou pelo teu amor, mais a Minha insondável ternura transborda para ti. O grande erro é não ter fé nele. Então oferece-Me tudo – cada gesto, cada pensamento. - Olhando para os preparativos para o Natal -
'Obrigada, Senhor. Como pudeste descer à terra, sabendo que ias sofrer tanto?'
"E, se Eu não tivesse descido, teria tido a alegria de instituir a Minha Eucaristia, onde permaneço até ao fim dos séculos?"
A fonte deste artigo é o excelente livro "Ele e Eu", de Gabrielle Bossis, 1985, traduzido por Evelyn M. Brown, publicado pela Editions Mediaspaul, Imprimatur - Monsenhor Jean-Marie Fortier, Arcebispo, Sherbrooke, Quebec,
Fonte e Colaboração do Texto Irmã Natália Coppens.: https://www.facebook.com/nathalia.coppens.2025
Comentários
Postar um comentário