CATEQUESE COM SUA SANTIDADE PAPA LEÃO XIV:

Queremos Um Mundo de Paz e Liberdade!
Neste sábado, 23 de agosto, o Papa Leão XIV recebeu em audiência os membros da Rede Internacional de Legisladores Católicos, presentes no Vaticano para o Jubileu da Esperança e por ocasião do seu 16º encontro anual sobre o tema: “A nova ordem mundial: as políticas das grandes potências, o domínio das multinacionais e o futuro da prosperidade humana”.

O Papa, em seu discurso, expressou aos legisladores e líderes políticos católicos apreensão, por um lado, e esperança, por outro, e afirmou desejar “um autêntico bem-estar humano, um mundo em que cada pessoa possa viver em paz, liberdade e satisfação, segundo o plano de Deus”.

Leão XIV insistiu que é preciso escolher o que se quer como fundamento da sociedade: o amor por si mesmo ou o amor por Deus e pelo próximo. Isso é ainda mais necessário diante dos desafios atuais, que “são imensos”, mas em relação aos quais a graça de Deus, que atua nos corações humanos, sublinhou o Papa, é ainda mais poderosa:

“O autêntico florescimento humano deriva do que a Igreja chama de desenvolvimento humano integral, ou seja, o pleno desenvolvimento de uma pessoa em todas as suas dimensões: física, social, cultural, moral e espiritual. Esta visão da pessoa humana está enraizada na lei natural, a ordem moral que Deus escreveu no coração do homem, cujas verdades mais profundas são iluminadas pelo Evangelho de Cristo. É necessário garantir a liberdade de buscar a verdade, de adorar a Deus e de criar famílias em paz. Isso inclui também a harmonia com a criação e um sentido de solidariedade entre as classes sociais e as nações.”

Na conclusão, o Santo Padre trouxe como referência o Discurso de Francisco ao Corpo Diplomático, em janeiro passado, no qual se falava de “diplomacia da esperança”, aquela que ainda se revela fundamental, juntamente, precisou o Pontífice, com uma “política da esperança” e uma “economia da esperança”.
.
Fonte Vatican News Português.: https://www.facebook.com/vaticannewspt




****************************************************************************************************************************************************************
Promover a família!
Além do discurso em inglês, depois em francês, o Papa Leão XIV também se expressou em italiano neste sábado, 23 de agosto, ao receber no Vaticano as participantes dos Capítulos Gerais de quatro Institutos: Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré, Instituto Filhas de Nazaré, Instituto Apóstolas da Sagrada Família, Irmãs da Caridade de Santa Maria (Irmãs do Bom Conselho).

Depois de recordar que a Assembleia se realiza durante o Jubileu da Esperança, Papa Leão sublinhou as diferentes origens das fundações das religiosas presentes, sempre ligadas à vida de homens e mulheres de Deus que, com coragem, responderam “sim”, e completou:

“Há uma característica que muitas de vocês compartilham: o desejo de viver e transmitir aos irmãos os valores da Sagrada Família de Nazaré, lar de oração, forja do amor e modelo de santidade.”

“São Paulo VI, durante sua viagem à Terra Santa”, disse o Pontífice, “ao falar aos fiéis na Basílica da Anunciação, expressou seu desejo de que, ao olhar para Jesus, Maria e José, se pudesse compreender cada vez mais a importância da família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável, sua doce pedagogia e sua função natural e insubstituível na sociedade”.

“A família, em nossos dias, precisa mais do que nunca ser ajudada, promovida e animada; com a oração, com o exemplo e com uma ação social diligente, disposta a socorrê-la em suas necessidades”. 

Nesse sentido, continuou o Santo Padre, “o testemunho carismático e o trabalho que vocês realizam como consagradas podem fazer muito. Reflitam sobre o que seus institutos têm feito em favor das famílias — crianças, mães e pais, idosos e jovens — e a renovar seu compromisso para que, como diz a liturgia, em nossas casas, ‘seguindo os exemplos da Sagrada Família’, floresçam ‘as virtudes domésticas e se mantenha vivo o amor’”.

Por fim, Leão XIV pediu que “continuem as obras que lhes foram confiadas ‘sendo família’ e estando próximas das pessoas que assistem, com a oração, a escuta, o conselho e a ajuda, para cultivar e difundir, nas diferentes realidades em que atuam”. 

Fonte Vatican News Português: https://www.facebook.com/vaticanneewspt



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"