A História de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A história de Nossa Senhora Desatadora dos Nós teve origem na Alemanha, no início do Século XVIII entre os anos de 1699 e 1700. 

O cônego da Igreja de Sankt Peter am Perlach, Augsburgo, havia feito uma encomenda de um quadro de Nossa Senhora ao artista Johann Melchior Georg Schmidtner, em forma de agradecimento por uma graça alcançada. 


*A Imagem* 

Johann era cristão e se inspirou nos escritos de Santo Irineu de Lyon que diziam: 
'O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que uma fez por incredulidade o desfez a outra pela fé'. 

A imagem de Nossa Senhora é representada com a Virgem Maria tendo em suas mãos uma fita com nós grandes e pequenos. 

Do lado esquerdo da Virgem um anjo entrega-lhe uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, simbolizando o pecado original e nossos pecados cotidianos. 

Do lado direito de Maria, a fita aparece sem nós e desce lisa até às mãos de outro anjo, mostrando que Maria está desatando os nós, simbolizando a vida nova. 

Acima dela, o Espírito Santo derrama suas luzes. Em sua cabeça tem 12 estrelas, lembrando o texto de Apocalipse capítulo 12: 
“Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12,1). 


*Devoção* 

A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós era destinada a ficar na capela particular da família do Padre Hieronymus. 

Mas a beleza da imagem era tamanha e a mensagem que era transmitida era tão linda, que ela foi levada e colocada na Igreja de Sankt Peter, para ser venerada pelos fiéis. 

Muitas graças começaram a ocorrer aos fiéis que ali frequentavam devido às inúmeras orações a Maria. 

Tempos depois a devoção foi se expandindo e o povo nomeou esta representação tão importante de Maria como 'Desatadora dos Nós', tornando-se mais forte e mais popular pelo mundo.

Fonte Via Página Santos e Santas.: https://www.facebook.com/SantosESantas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"