REFLEXÃO PARA SEXTA FEIRA SANTA "VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS COM UM SUDÁRIO"

🙏😊VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS.   
Enfrentar uma multidão para enxugar o rosto de Jesus no auge de seu sofrimento, em uma época que a mulher não tinha voz, nem vez. A narrativa dessa história cristã mostra um gesto nobre, que consagrou Verônica, como exemplo de compaixão a ser seguido.
A tradição conta que Verônica teria corrido até Jesus enquanto ele carregava a cruz e limpado o rosto dele cheio de sangue e suor. Quando retirou o véu, o rosto de Cristo ficou estampado no pano, que passou a ser chamado de Santo Sudário.
Embora não haja nenhum registro na Bíblia quanto à figura desta mulher, a Igreja Católica e seus fiéis, mantém essa tradição, tanto na procissão do Senhor dos Passos, que ocorre no terceiro domingo da Quaresma, como na Sexta-Feira Santa, com a celebração da morte de Cristo.
“A tradição está presente desde os primeiros séculos na Igreja Católica. Há livros apócrifos (sem autenticidade comprovada) que falam sobre Verônica. A igreja crê na palavra que está contida na tradição e na Bíblia, mas historicamente não há comprovação”.
Mais do que comprovar a existência de Verônica (nome que vem do latim e grego: ‘vero icone’, que significa ‘verdadeira imagem’), é se atentar a importância que ela representa: “Verônica ensina que devemos enxugar o rosto dos mais sofredores. É um ato de misericórdia”.
Nos períodos de Quaresma, em que a história da morte e ressurreição de Jesus é revivida pelos cristãos, a personagem ganha vida na pele de novas verônicas,
Uma voz que entoou a dor de Cristo: “Atendei e vede se há dor semelhante a minha dor”.  O trecho do cântico entoado por Verônica, a mulher de atitude nobre que enxugou o rosto de Jesus é um trecho do Livro das Lamentações de Jeremias. O cântico de Verônica é entoado em latim. Mas, em alguns locais do país,  é cantado em português. 
Em Latim
“O vos omnes
Qui transitis per viam,
Attendite, et videte
Si est dolor similis sicut dolor meus.

#cavalheirodecristoblogspot






Attendite, universi populi
Et videte dolorem meum”.
Em Português
“Oh vós todos
Que passais pela via,
Atendei e vede:
Se há dor semelhante à minha!
Atentai, povos do mundo,
E vede a minha dor”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"