A IMAGEM REAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO POR TRÁS DO SANTO SUDÁRIO
Quando reconstruíram o homem do Santo Sudário em 3D, os cientistas ficaram chocados.
«Consideramos que finalmente temos a imagem precisa de como Jesus era nesta terra. De agora em diante, não poderá ser representado sem ter esta obra em conta». Giulio Fanti, professor de medições mecânicas e térmicas na Università di Padova e especialista em relíquia, confiou ao semanário Chi a exclusividade desta sua obra e revelou-lhes:
«Segundo nossos estudos, Jesus era um homem de uma beleza extraordinária. Esbelto, mas muito robusto, tinha 1,80 cm de altura, quando a altura média da época era de 1,65 m. E tinha uma expressão real e majestosa»
Através do estudo e da projeção tridimensional da figura, Fanti pôde também fazer uma contagem das inúmeras feridas no corpo do Homem da Sindone:
“Na Santo Sudário – acrescenta o professor – contei 370 feridas de flagelo, independentemente das laterais, que a tela não oferece porque envolvia apenas a parte anterior e posterior do corpo. Mas podemos lançar a hipótese de 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional permitiu reconstruir que, no momento da morte, o homem da Sindone estava curvado para a direita porque o ombro direito estava luxado de forma tão grave que tinha lesionado os nervos» (Il Mattino di Padova).
As perguntas que envolvem o mistério da Sindone continuam presentes, certamente nesse homem martirizado vemos o sinal do sofrimento, e nele encontramos um pouco de cada um de nós; mas também – aos olhos da fé – a esperança de que esse homem não fosse um homem qualquer, mas o Homem por excelência, esse Ecce Homo que se apresentou dócil diante de Pilatos e que após a tremenda flagelação foi crucificado sendo inocente, mas carregando as culpas de todos.
E embora na Sindone não seja obrigatória nem mesmo para o cristão, a excepcionalidade desse linho permanece lá para desafiar nossa compreensão e nossas certezas, quase como fez pessoalmente Jesus de Nazaré, que desafiou nossas certezas amando seus perseguidores, perdoando-os da cruz e vencendo a morte há dois mil anos.
Só Deus basta!!
Comentários
Postar um comentário