O HOMEM E A MULHER (GÊNERO HUMANO) SE AFASTOU DE DEUS!!! PARTE 1! (REFLEXÕES PARA A QUARESMA DE 2025)

O QUE ACONTECEU COM A HUMANIDADE


Imagem de Satélite do Furacão Nilton Flórida, (EUA, 4 a 10-10-2024)

Deus, no início do mundo, quando havia terminado a criação, com o céu, a terra, os animais, as plantas, a chuva, o vento, as flores, os pássaros e peixes, quis criar o homem e a mulher a sua Imagem e Semelhança, mas por ter anos antes criado os anjos do céu, uma terça parte junto com Lúcifer, se rebelou contra Deus, não aceitando o plano de Deus, que um dia enviaria Seu Filho Jesus Cristo a Terra que Este nasceria de uma Mulher, e remidiria a raça humana (Homem e Mulher), caso preciso fosse, houve uma batalha no céu Miguel e seus anjos travaram uma luta contra o dragão e seus anjos, que não prevaleceram e foram precipitados na terra ele seus anjos terra, o sedutor do mundo inteiro (Apocalipse 12,7-9).

Este ao cair na terra disfarçou-se de serpente, e havia seduzido nossos primeiros pais, Adão e Eva, com o fruto proibido que estava na árvore da ciencia do bem e do mal, Deus havia advertido, Podereis comer de todos os frutos do jardim, mas não comam, da árvore da ciência do bem e do mal, certamente morrereis no dia que comerdes dela o fruto! (Gênesis 2, 16-17). Mas o demônio perguntou a Eva, da proibição, na qual ele a seduziu dizendo: Oh não, tornou a serpente, vos não morrereis! Mas Deus bem sabe que no dia em que comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses conhecedores do bem e do mal! (Genesis 3, 4)

O Pecado Original de Adão e Eva no Paraíso (Gênesis 3)
 
Deus puniu, nossos primeiros pais, os expulsando do Paraíso terrestre, fez o homem ganhar o pão de cada dia, para isso o homem teque que, trabalhar e com o suor do rosto, ganhar seu sustento (Gênesis 3, 19), fez a mulher dar a luz com dores a todos os seus filhos, por causa da desobediência dela, fez os desejos dela a impelir para o marido, para que este a dominasse (Gênesis 3, 16). O proto-Evangelho, o primeiro anúncio da Salvação: Deus disse a serpente: Porque fizeste isso, serás maldita, entre todos os animais da terra, e feras do campo, rastejarás e comerás o pó todos os dias de tua vida. Colocarei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela! Esta te pisará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar (Gênesis 3, 14-15).

O primeiro Homicídio da Terra, Caim matou Abel seu irmão por inveja (Gênesis 4,1-16) 

Caim e Abel filhos de Adão e Eva, Caim era agricultor, e Abel pastor, Caim era mau, invejoso, ofereceu sacrifícios a Deus, mas este não o escutou, por causa do coração de Caim, nem olhou para a sua oblação (oferenda), e sim para o de Abel, o justo, que tinha um bom coração, oferecia sempre as melhores ovelhas do seu rebanho, e olhava sempre para a sua oblação (oferenda). Este Caim havia concebido um sentimento abatido, um ódio, contra o seu irmão, a ponto de convidar para o campo, e vendo que era mais forte, matou-o, não tardou muito tempo deus perguntou o que fizestes com o teu irmão, o que respondeu caim não sei, não sou o guarda do meu irmão, Deus disse o sangue do teu irmão clama a Mim! Serás expulso da terra, que abriu a boca para beber o sangue do teu irmão. Serás maldito na terra, e errante, e esta te negará seus frutos. 

O Dilúvio Primeiro Castigo da Humanidade, e a Arca de Noé a Primeira Salvação de Deus (Gênesis 7)

Após o pecado de Adão e Eva e Caim, o homem multiplicou, sobre a face da terra a sua maldade, os seus pecados, os filhos de Deus (Descendestes de Set) os homens bons, haviam se casado com as filhas dos homens (Descendentes de Caim), fizeram multiplicar seus crimes, e pecados sobre a terra, a corrupção, havia tomado conta do coração dos homens, a ponto do Senhor Javé, querer destruir a criação, por causa dos pecados dos homens, que a cada dia multiplicavam mais e mais seus crimes, sobre a terra. O único homem justo naquela época, era Noé, com seus tres filhos, Sem, Cam e Jafet, e sua esposa e 3 noras! Deus tinha falado que iria exterminar a criação juntamente com os homens, pediu para Noé construir uma Arca de madeira 150 metros (300 covados de comprimento), 25 metros (50 covados de largura), e 15 metros (30 covados de altura), untarás com betume (piche), por dentro e por fora, farás uma abertura de 52 centímetros (um covado), porás a porta de um lado, e haverá 3 andares de compartimento e durante 40 dias e 40 noites, farei chover um dilúvio sobre a terra,  para exterminar tudo o que tenha vida e sopro sobre a terra, tomarás teus filhos tua mulher, e suas noras e farei uma aliança contigo, e de todos os animais tomarás um par (casal), macho e femea, de todos os animais da terra, aves do céu, e quadrúpedes e dos animais que se arrastam sobre a terra, para se conservem contigo, e tomarás contigo todos os alimentos para ti e os animais! 

Os animais na arca de Noé que Deus mandou construir  (Gênesis 6, 14-22)

A Arca de Noé com os animais

A nova humanidade e o sacrifício de Noé, no fim dos 150 dias (Aproximadamente 5 meses) Deus tinha se lembrado de Noé, e todos os que estavam com ela, mandou soprar um vento que diminuiu as águas, fechando as comportas do céu e as fontes do abismo, e foram retiradas as chuvas, as águas, foram se retirando progressivamente, e a arca parou sobre as montanhas do Ararate (Turquia), no fim dos 40 dias soltou Noé um corvo, que este então encontrado alimento, não regressou mais a arca, soutou depois ima pomba que não tendo onde pousar o pé, retornou para Noé, este havia compreendido que as águas não haviam baixado!  Depois de uma semana soltou a pomba, e voltou com um ramo de oliveira em seu bico, Noé então, entendeu que as águas baixaram, e quando soltou novamente a pomba esta não voltou, no ano 601 da vida de Noé a terra estava completamente seca! Deus fez uma aliança com Noé, e seus filhos, e pediu que não mais cometesse o homicídio (derramamento de sangue)
A torre de Babel (Confusão) símbolo da arrogancia humana sem Deus! (Gênesis 11)

Os descendente de Noé depois de sua morte, encheram-se de orgulho, falavam a mesma língua (Acádia), e usavam as mesmas palavras, chegando ao vale de Seenar, fizeram tijolos de barro, assados no forno, e disseram vamos fazer uma torre tão alta, que esta tocará o céu e se tornarem célebres, cheios de si construíram a torre de Babel, mas Deus descendo do céu, confundiu a linguagem dos homens dispersando-os pelo mundo, e a torre ficou inacabada!

As cidades de Sodoma e Gomorra destruídas pelas chamas (Gênesis 19)

No meio da história do nosso patriarca Abraão, pai de Isaac (Hebreus- Judeus), esposo de Sara, e pai de Ismael (Arabes- Semitas), havia umas cidade perversas chamadas Sodoma e Gomorra, aonde habitava, Lot, sobrinho de Abraão, com sua mulher, seus genros e filhas, depois da visita de Deus com os dois anjos até Abraão, foi conversando com o Senhor, e pedindo a intercessão pelas cidades, se houvesse lá alguns justos, apenas a família de Lot foi salva, ele e suas filhas, acredita-se que seus genros por duvidarem das palavras dos anjos devem ter morrido, no incêndio, a mulher de Lot, por desobedecer a ordem de não olhar para trás, foi transformada numa estátua (coluna) de sal.

A mulher de Lot, transformada em coluna (estátua de sal) (Gênesis 19,26)

 Passados, alguns anos após a morte de Abraão, de Sara, Isaac, quando completou 40 anos casou-se com Rebeca, (uma prima como era costume da época), irmã de Labão tio de Esaú e Jacó, lhe nasceram quando Isaac completara 60 anos, ali durante a gestação dos gêmeos, Deus já anunciara ali aquela divisão tão acirrada da Palestina entre Judeus (descendentes de Jacó), e Árabes (descendentes de Esaú), que hoje infelizmente conhecemos em nossos dias atuais. Segundo a Bíblia Sagrada, Esaú também chamado de Edom (que significa peludo) era ruivo (significado do nome Esaú), e Jacó, não tinha pelos, acostumou-se morar com os pais desde criança, e Esaú amava caçar! Estando um dia Jacó fazendo uma sopa de lentilhas, pediu a Esaú ceder o direito da primogenitura. 
Esaú cede o direito de primogenitura por um prato de sopa de lentilhas (Gênesis 27)

Como se não bastasse a astúcia de Jacó, sua mãe Rebeca, sabendo que Issac estava cego, velho e próximo da morte, ao ver Esaú, sair caçar, mandou Jacó ir até o rebanho, pegar 2 cabritos gordos, e preparar uma boa comida ao esposo Isaac, cobrindo os braços e peito de Jacó com as peles do mesmo para roubar a benção reservada a Esaú, ela disse que a maldição do pai poderia recair sobre ela, dando origem a fraude. Depois de servir seu pai, Jacó, se inclinou e Isaac o abençoou, e pos na frente e acima de Esaú, que chegou da caça, havia preparado o prato suculento que Isaac, preparava, havia sido enganado por Jacó, roubou a benção, e este mesmo Esaú, concebeu ódio por Jacó aquele mesmo que caim tinha por Abel, dizia consigo depois da morte do meu pai Isaac, e passado luto matarei ̉Jacó! Então Rebeca, pra salvar a vida de seu filho Jacó, mandou-o a Padam-Arã, seu filho Jacó na casa de seu irmão Labão, até que passasse o ódio de Esaú e se evitasse outro homicídio! (Gênesis 27,1-46)

Isaac abençoa Jacó, no lugar de Esaú, por causa da astúcia de Rebeca sua mãe (Gênesis 27)

Partindo dali, Jacó achou um lugar, para passar a noite, teve um sonho, viu o senhor Javé, que estava no alto de uma escada, que anjos subia em desciam por essa escada, escutou a promessa de Deus, Eu sou o Senhor Deus de Abraão e de teu pai Isaac, darei a ti e a tua posteridade a terra que estás deitado, que tua descendência será tão numerosa como as estrelas do céu e os grãos do pó da terra, tu te estenderás para o oriente, para o ocidente, para o norte e para o meio dia e todas as famílias, serão por ti abençoadas. Estarei contigo para onde quer que fores. Jacó, despertando do sono, exclamou quão terrível é este lugar, nada menos que a casa de Deus e a porta do céu! O senhor está aqui nesse lugar eu não sabia! Havia tomado a pedra que serviu de travesseiro, a ungiu com óleo e o chamou de Betel, que significa casa de Deus!

O Sonho de Jacó  (Gênesis 28, 10-22)

Jacó passou 20 anos trabalhando com o seu tio Labão, casou-se com as 2 filhas Lia e Raquel, teve 12 filhos sendo 6 filhos de Lia, 2 da escrava Bala de Raquel, 2 da escrava Zelfa de Lia, e 2 de Raquel. Seus filhos eram Rubem, Simeão, Levi, Judá, Dã, Neftali, Aser, Gad, Isaccar, Dina, José e Benjamin. Este enriqueceu a ponto de causar desgosto aos cunhados, queriam que Labão prejudicasse Jacó, porque Deus abençoou Jacó, este queria voltar para casa, pois trabalhou 14 anos pelas suas esposas, 6 anos pelos rebanhos, pelos filhos e Labão havia mudado 10 vezes o salário para prejudicar seu sobrinho, a pedido de Lia e Raquel fugiu de Labão, para voltar para a terra de Canaã, queria Labão prejudicar o sobrinho mas Deus não o permitiu, fizeram aliança, e depois cada um tomou o seu caminho, mas temia a vingança de Esaú, que anos não se falavam, e naquela mesma noite lutou com um anjo, que o abençoou, ao reencontrar Esaú fizeram as pazes, e quando chegou a Efrata (Belém), nasceu seu último filho Benjamin, e morreu Raquel a esposa que ele mais amou na vida!

Passou alguns anos tendo José crescido, e sido ele o filho predileto de Jacó, por ser o filho da velhice, sabendo no meio do caminho, de volta a confusão que seus 10 filhos mais velhos lhe causaram por cauda da sua filha Dina, ao terem cometido um homicídio, contra Siquém e seu pai, por causa do estupro que este cometera contra Dina, Jacó tinha preferencia por José, isso causou inveja aos irmãos mais velhos, por causa dos sonhos que tivera, e de suas palavras, queriam matar ele mas não podiam, por causa do pai, quando este um dia foi enviado pra saber como estavam o cuidados do rebanho, devido a bela túnica colorida, que usava, usaram eles de astúcia, retiraram aquele belo manto colorido, jogaram o menino, na cisterna (um poço sem água) mataram um cabrito, rasgaram as vestes de José, a banharam no sangue do cabrito, depois de o terem jogado na cisterna venderam-no como escravo aos Ismaelitas (descendentes de Ismael) que o levaram para o Egito, pra ser vendido lá como escravo!


A astúcia dos irmão de José que o venderam como escravo ao Egito, pelos Ismaelitas e mentiram a Jacó a sua morte (Gênesis 37,1-36)

Passou anos depois dos episódios da falsa acusação de Zuleica, esposa do oficial do Faraó, Putifar de tentativa de abuso sexual da parte de José na verdade era ela quem queria ter relações com José por ser um servo bonito, responsável por ser o encarregado dos servos de seu senhor e virgem. José ainda na prisão interpreto
u o sonho de 2 servos do rei do Egito o Faró, que haviam ofendido o rei, um deles foi enforcado, o padeiro-mor, e o copeiro-mor, restabelecido ao seu cargo, ele esqueceu de José. Quando passou 2 anos Deus manifestou um sonho ao Faraó que se repetiu 2 vezes, 7 anos de fartura e 7 anos de miséria e escassez no Egito, quando o servo do rei o copeiro-mor, se lembrou o Faraó, mandou chamar José que interpretou os sonhos, e este foi colocado como governador do Egito, deu-lhe Asenet como esposa, teve 2 filhos Efraim e Manassés, quando começou a fome Jacó soube da venda de trigo, mandou os 10 irmãos de José pra comprar trigo, mas temeu enviar Benjamin, estes ao chegarem no Egito não reconheceram José de imediato, este sim lembrara outrora dos sonhos (dos feixes de trigo, o sol a lua e as 11 estrelas que o adoravam). Tratou eles como espiões, mandou pra prisão, e depois deteve Simeão, queria rever Benjamin, ao qual o pai temia alguma desgraça na viagem acontecer. Eles insistiram com Jacó, que deu presentes a José sem saber que estava vivo. Pos seus irmãos a prova, depois do almoço que tivera, queria prender Benjamin por causa da taça, Judá que era o autor da mentira da morte de José ao pai Jacó se ofereceu no lugar do menino quando José se deu a conhecer, falou que Deus o quis assim que a fome ainda ia durar mais 5 anos e ele queria rever Jacó, Deus usou José para salvar sua família da fome, como uma pré figura de Jesus Cristo o Messias que um dia salvaria seu povo dos pecados!
José perdoa e se reconcilia com os seus irmãos no Egito (Gênesis 45)

Passado o período da história de José e seus irmãos, um novo rei subiu no trono do Egito, Ramsés I, sabendo da população dos hebreus no Egito, ordenou que matassem os meninos e deixasse viver as meninas, evitando assim a proliferação doa judeus. Mas a mãe de uma das crianças Jacobed, não querendo matar seu filho, escondeu durante 3 meses, depois pra livrar da morte o colocou num cesto de vime, untado com betume, soltou no rio Nilo, foi achado por uma das escravas da filha do faraó Neftirina, irmã de Ramsés II (futuro faraó). Ela adotou a criança e deu-lhe o nome de Moisés (salvo das águas), que foi criado na corte do Faraó, aprendeu a língua, egípcia, e escrever nela, foi por isso que 40 anos depois de Moisés ter descoberto a sua origem, e matado um servo do rei, quando este se refugiou nas terras de Madiã, e casou com Séfora, uma das 7 filhas de Jetro (também conhecido por Raguel), saiu pelos desertos do monte Sinai, com as ovelhas do seu sogro, e ao chegar na montanha de Deus, no meio da sarça ardente Deus o chamou, para resgatar o seu povo no Egito, mas Moisés temia voltar ao Egito e  ser morto pelo Faraó Deus disse que Ele estaria com ele, lhe daria sinais para libertar, o povo, e deveria levar consigo Araão, seu irmão para ser o porta voz de Deus!

O encontro de Moisés no monte Sinai com Deus na sarça ardente, recebendo a missão de libertar os israelitas da escravidão do Egito, nas mão do Faraó Ramsés II (Êxodo 3, 1-22)

Deus enviou Moisés e Araão, mas o rei Ramsés não quis ouvir e muito menos libertar os escravos, até que Deus mandou as 10 pragas para o Egito, 1- Águas em sangue, 2- As rãs, 3- Os mosquitos, 4- As moscas, 5- A peste do gado e animais, 6- As úlceras nos homens, 7- A saraiva ou granizo com fogo, 8- Os gafanhotos, 9- As trevas, 10- A morte dos primogênitos do Egito. Somente depois da morte do filho do Faraó é que ele mandou expulsar o povo judeu de suas terras. Mas o Faraó e os servos não se deram por satisfeitos, por ficarem sem escravos, mandou seu exército trazer o povo que estava acampado junto ao mar vermelho, encurralados sem saída. Deus mandou um vento a noite toda soprar, e abrir o mar para Israel passar a pé enxuto, quando estavam todos do outro lado do mar, o exército egípcio entrou na tentativa de recapturar os fugitivos, Deus semeou panico no exército, que pensou em recuar, ordenou a Moisés estender a mão e encobriu o Faraó, com o exército, libertando Israel após 430 anos de escravidão no Egito!
 r
Moisés abrindo o mar vermelho para os israelitas passarem (Êxodo 14, 1-30)

O povo, não ficou muito satisfeito da libertação, e da liberdade que tinham, reclamaram da sede, da fome, da carne, do calor e do frio e ambiente seco do deserto. Levou o povo até o monte Sinai, se reencontrou com o sogro Jetro, com sua esposa Séfora, e seus filhos Gerson e Elieser, depois da celebração da primeira Páscoa, depois da libertação do Egito, Jetro aconselhou a Moisés como dirigir o povo. 

Moisés recebe das mãos de Deus os 10 mandamentos ou decálogo (Êxodo 20, 1-17)

 Ficou Moisés 40 dias e 40 noites no cume do monte Sinai, a montanha de Deus, recebendo as instruções para dirigir o povo, leis para conduzir o povo nos preceitos leis e caminhos de Deus, recebeu a ordem de fazer a primeira Arca da Aliança, que abrigariam não somente as tábuas de pedra dos 10 mandamentos, mas uma porção do Maná (pré figuração da Eucaristia), e o cajado de Araão, seria a presença de Deus com o seu povo, e contra os inimigos dele, Moisés construiu o primeiro Templo móvel da época a Tenda da Reunião, onde ficara a Arca, e o povo se unia para orar aos sábados (costume da época)

Adoração ao Bezerro de Ouro instigado por Aarão, pela ausência de Deus e Moisés no meio do povo (Êxodo 32, 1-35- 34, 1-34)

Tendo Moisés estendido os dias na presença de Deus para receber as leis, o povo achando que ele estivesse morto, se reuniu em torno de Araão, pedindo uma solução pra que o povo não ficasse esquecido por Moisés e por Deus, queriam deuses no lugar do Senhor, mandou trazer os utensílios de ouro que os egípcios haviam despojado e dado aos hebreus, mandou trazer, brincos, colares e pulseiras, queimando no fogo dentro de um molde e fazendo a imagem de um bezerro de ouro maciço. O povo exclamou dizendo, ai está israel o teu deus que tirou do Egito. Começaram a festejar, a comer e se embriagar diante da estátua, e fazer o que não presta, se entregando aos prazeres da carne, a libertinagem, luxúria, nas músicas e danças profanas. Ao terminar seus dias na presença de Deus, o Senhor falou desce da montanha, porque se corrompeu o povo que tirastes do Egito, Deus queria punir o povo, intercedeu por ele, descendo da montanha, Josué que o aguardava no pé do monte, falou das danças, e músicas, Moisés ao chegar no acampamento, quebrou as tábuas de pedra no pé da montanha, (significando que o povo traiu e rompeu a aliança) destruíu o bezerro de ouro, repreendeu Araão por soltar as rédeas do povo.

A Serpente de Bronze (Pré Figura de Jesus Cristo Crucificado (Números 21, 4,9)

Mesmo depois da reconciliação com Deus, o povo começou a murmurar contra Deus, contra Moisés e contra o alimento do Maná, Deus se irritou mandando serpentes (cobras venenosas) ardentes que morderam e mataram muitos. O povo pediu perdão dizendo que haviam pecado e Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze, quem olhasse para ela conservava a vida!


Josué sucessor de Moisés teve a difícil tarefa de terminar a viagem do povo de israel, ao chegar na terra prometida, 470 anos após a saída de Jacó para o Egito, a terra foi ocupada por outros povos, 12 ao todo ocuparam todos esses anos a terra prometida, de israel, foram muito tempo a luta após a queda do muro de Jericó, ninguém cedia pacificamente as terras, exceto os Gabaonitas que usaram de astúcia para não perder a terra e serem mortos pelos judeus. E a família de Raab a prostituta que salvou os espiões hebreus.

A conquista da terra de Jericó (A queda das Muralhas) (Josué 6, 1-27)

Depois da divisão da Palestina (terra prometida), houve um período difícil em Israel antes da chegada dos profetas e reis da terra, o período dos Juízes, que precisavam reensinar ao povo os mandamentos, porque, os antigos israelitas que viveram com Moisés e Josué haviam morrido, e seus filhos a nova geração judaica não conhecia o Senhor, começaram bem rápido a transviar os mandamentos deixados por Moisés, Josué e o anciãos do povo eleito. Foi um período de 200 anos, eles haviam aprendido as práticas de alguns povos que não tinham sido expulsos do meio de Israel, Filisteus, Amalecitas, Cananeus, os Sidônios, os Heveus, Mesopotâmia, Deus enviou Otoniel, Aod, Samgar, depois vieram Débora a profetiza e Juíza, Gedeão, a Usupação de Abimelec, e a revolta de Siquém, Tola e Jair, Jefté, Sansão a traição de Dalila, a migração dos Danitas, o crime de Gabaa, e a guerra entre Israel e Benjamin, e a restauração de Benjamin.

Sansão Juiz de Israel cego no templo de Dagon derrubando o mesmo (Juízes 16, 22-30)

Samuel o último dos profetas, ele encerrou o período, dos Juízes e abriu uma nova era da história da salvação do povo judaico, o período dos reis e profetas do Antigo Testamento, antes do exílio dos judeus durante o período do governo de Naboducodonossor, durante os 70 anos do exílio na Babilônia. Não haviam reis em Israel, nem o Templo havia sido construído e os Filisteus dominavam Israel, Eli era o penúltimo juiz e seus filhos haviam se corrompido, comendo as carnes dos sacrifícios que o povo oferecia ao Senhor, Deus suscitara Samuel ainda menino para alertar o velho juiz Eli e a perversidade dos filhos Ofni e Finéias, sacerdotes da Tenda da Reunião, que eram responsáveis pela Arca da Aliança. Quando caíram diante dos Filisteus eles pereceram em batalha, e a arca foi tomada!

Samuel diante do Sacerdote e Juiz Eli (I Samuel, 3,1-20)

Saul diz a Sagrada Escritura tão logo, assumiu o poder, tão logo Deus o rejeitou, quando este não quis esperar os 7 dias pedidos por Samuel a oferecer holocaustos e sacrifícios a Deus, por causa dos inimigos que se aproximavam,  Samuel reprovou a sua atitude. Depois mandou Samuel por ordem de Deus exterminar os amalecitas que ainda ficaram do tempo de Moisés, de Josué e dos Juízes, e matar o que houvesse do povo, ovelhas, gado, homens, velhos, mulheres e crianças, mas ele e o povo não quiseram liquidar com o gado e as ovelhas e sim oferecer em sacrifícios a Deus e deixar vivo Agag o rei deles. Deus vai tirar a realeza das tuas mãos para dar a outro, o próprio Davi, que ele odiava!


Saul rasgando o manto de Samuel (o símbolo do reinado que Deus tirou das suas mãos) (I Samuel 15, 1-35)



Davi foi ungido para ser um dia rei em seu lugar, quando o soube, Saul perseguiu por toda vida, enquanto ele não havia morrido em combate contra os Filisteus, odiou Davi, tentou usar a sua filha Micol para matar Davi, este fugiu, o seu cunhado e grande amigo Jonatas, teve medo de Davi porque Deus estava sempre com ele era amado, querido e estimado pelo povo de Israel, depois que venceu e matou e venceu o gigante filisteu Golias de Get. Sentiu ciúmes do genro quando aclamaram que ele matou mil soldados dos Filisteus e Davi dez mil, em alusão ao gigante. Temeu a aliança feita entre seu filho Jonatas e Davi, mandou matar em Nobe Aquimelec, Sacerdote do Senhor, por ter dado uma espada ao Davi, e pães sagrados (da preposição), foi inventado uma mentira de um dos pastores de Saul, que o Sacerdote consultou o oráculo do Senhor em favor de Davi contra Saul. Davi fugiu para Ceila, para o deserto de Zif, na gruta de Engadi, em Siceleg e finalmente entre os Filisteus, quando este parou de perseguir Davi, foi lutar contra eles e morreu na guerra após consultar uma necromante para evocar Samuel, o qual disse que Davi seria rei e ele Saul morreria pela espada dos inimigos!
Unção de Davi em Belém na presença do pai Jessé (Isaí) e seus irmãos (I Samuel 16, 1-13)

Continua...








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"