O HOMEM E A MULHER (GÊNERO HUMANO) SE AFASTOU DO CRIADOR PARTE 2! (REFLEXÕES PARA A QUARESMA DE 2025)
Falamos há pouco sobre a primeira parte da criação do gênero humano, o afastamento de Deus, o Dilúvio que foi por causa da desobediência dos primeiros pais, a corrupção da humanidade, entraremos na parte da tirania dos reis que reinaram depois de Davi, e Salomão, e também da parte do exílio da Babilônia, as guerras dos irmãos Macabeus até o nascimento da Igreja Católica, fundada por Jesus Cristo!
Prece do rei Salomão pedindo a Deus a Sabedoria (II Reis 3, 4-15)
Davi foi escolhido rei antes de Salomão, (100- 970 a.C) travou muitas batalhas, pra livrar Israel dos inimigos e consolidar o seu reino, teve altos e baixos durante o reinado, chegou por causa da poligamia, costume da época, a se casar com Betsabé, a futura mãe de Salomão, que foi esposa de um soldado seu Urias, que o rei viu do alto do palácio se banhando no pátio que ficava ao lado do castelo do rei, mandou buscá-la, teve relações ela, e mandou depois de escrever a Joab uma carta, pra colocar Urias na frente de batalha pra que morresse. No dia seguinte após a morte do servo Urias do rei, veio enviado por Deus, o profeta Natã, que predisse as mortes dos filhos do rei como punição do pecado, o filho de Betsabé, de Amnon, de Absalão em guerra, e Adonias. Depois dos fatos quando morreu Absalão, e aproximou a morte de Davi ele instruiu Salomão para governar bem o povo sem se afastar de Deus, e construir o Templo de Jerusalém como ele queria construir, mas devido as guerras não pode fazer.
Reinou Salomão filho de Davi e de Betsabé nos anos (971-931 a.C), até o período da cisma das 10 tribos de Jerusalém (Reino do Norte 10 tribos) e Judá (Reino do Sul 2 tribos), quando o reino foi dividido por causa da desobediência de Salomão, porque além da filha do Faraó Salomão teve 700 esposas e 300 concumbinas, depois de sua morte o reino passou a Roboão seu filho (com as 10 tribos) e com Jeroboão filho de Nabat (2 tribos). Jeroboão por medo de perder o trono para Roboão, instaurou um culto, com 2 bezerros de ouro em Betel e Dã, atraindo assim a ira de Deus, depois disso o filho de Jeroboão morreu, sendo o único da família que Deus achou algo de bom em seu coração! (I Reis 13, 33-34). Os reis da descendência de Davi eram bons (uma lampada em Jerusalém) Roboão, Abião, Asa, Josafá, Ocozias, Atalia (Rainha de Judá), Joás, Amasias, Azarias (Ozias) Acaz, Ezequias, Manassés, Amon, Josias, Joacaz, Joaquim, Joaquin, Sedecias (Matanias) (I Reis 11,36), os reis que não eram da linhagem de Davi eram maus. (Jeroboão, Nadab, Baasa, Elá, Zamri, Amri, Acab, Ocozias, Jorão, Jeú, Joacaz, Joás, Jeroboão II, Zacarias, Selum, Pecaia, Pecá, Oséias.
Quando os reis temiam a Deus tudo ia bem, mas quando desobedeciam o Senhor Javé, e colocavam ídolos, Asserás, e outras práticas, Deus sempre punia o rei e o povo, porque haviam esquecido dos mandamentos e leis de Deus deixados por Moisés, apenas Asa, Ezequias e Joás reis de Israel fizeram as reformas religiosas, varrendo a idolatria do território de Judá. Apenas Jeú fez as reformas do lado de Israel acabando com os filhos de Acab, e os falsos profetas de Baal, até que os últimos reis de Judá seguiram as pisadas dos reis de Jerusalém até a invasão dos Caldeus da Babilonia de Nabucodonossor.
Nabucodonossor rei da Babilônia, indo conquistar Israel com o exército caldeu (605-547 a.C) (II Reis 25)
Teve na corte do rei Nabucodonossor o profeta Daniel, (Baltazar), Ananias (Misac), Azarias (Abdenago), seus companheiros deportados, ao qual foi chamado pelo rei para interpretar o sonho da grande estátua, significando a divisão do reino até os dias atuais:
O Sonho da Estátua de Nabucodonossor (Daniel 2,1-49)
Com Deus não se brinca! O filho de Nabucodonossor, o rei Baltazar, cometeu uma profanação, contra os vasos sagrados trazidos de Jerusalém quando destruíram o Templo, tomando vinho com seus convidados, concumbinas, e os nobres do reino, a mão de Deus aparece, escrecebndo Mené, Mené, Tequel e Parsin (Daniel interpretou dizendo que o reino dele foi contado por Deus, pesado, achado pouco peso, posto um fim e dividido entre os Medos e Persas)
Festim de Baltazar (Daniel 5, 1-30)
Depois do reinado de Assuero e Ester, quando finalmente, o povo judeu, pode através do edito do rei Ciro dos persas, com o Sacerdote Esdras pode retornar a Jerusalém (Palestina), e reconstruir a cidade, restabelecer as leis e reconstruir o Templo que foi destruído no final da época dos reis de Israel, quando no reinado de Matanias (Sedecias), durante a Invasão dos Caldeus, pelas tropas do rei Nabucodonossor, foi um período de reconstrução tanto religiosa do povo dando origens as sinagogas... Continua...





Comentários
Postar um comentário