PARA UMA BOA CONFISSÃO" EXAME DE CONSCIÊNCIA!"

═══ ೋ🍃🌺🍃ೋ═══╗
Exame de Consciência e Confissão (Tiago 5,16) –
Confessai os vossos pecados (22h) - 10/09/2024 !


A confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão é um sacramento que envolve o perdão de pecados perante um padre (presbítero) ou bispo, que neste momento atua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo pecado). O sacerdote a quem se confessa os pecados é chamado de confessor, pois é instrumento da Reconciliação da alma com Deus e testemunha da compaixão e da misericórdia divina. É praticado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e em algumas comunidades religiosas da Igreja Anglicana. A Igreja Católica pune automaticamente com excomunhão qualquer sacerdote que revelar o que lhe foi dito em confissão e de quem o ouviu, visto que é de foro íntimo e totalmente secreto. Na Bíblia, Jesus Cristo deu aos doze apóstolos o poder de perdoar os pecados - "Disse-lhes outra vez: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos." (Jo 20,22-23) -. As Igrejas cristãs que praticam a confissão ensinam que este poder foi transmitido ao clero, os sucessores dos Apóstolos, que continuariam a transmiti-los. O poder de perdoar os pecados, porém, não deve ser conferido a qualquer um(a) - "A ninguém imponhas as mãos inconsideravelmente, para que não venha a tornar-te cúmplice dos pecados alheios.

 Conserva-te puro." (1Tm 5,22) -, ainda que o valor deste sacramento não dependa da santidade pessoal do sacerdote - "Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!" (Rm 5,11), pois o objetivo é evitar escândalos causados por pessoas despreparadas, que não compreendam este sacramento em sua totalidade - "Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembleia dos anciãos te impôs as mãos." (1Tm 4,14) -. Em situações extraordinárias em que não for possível confessar-se com um ministro ordenado, confesse-se com alguém que pelo menos tenha engajamento na comunidade - "Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia." (Tg 5,16) -. A confissão tem que ser precedida por um exame de consciência, pois aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado do corpo e do sangue do Senhor, e também estará comendo e bebendo a própria condenação - "Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados." (1Cor 11,31) -.

Sinal da Cruz: Pelo sinal (Êxodo 12,13) da Santa Cruz (Filipenses 2,8), livrai-nos, Deus (Deuteronômio 4,35), Nosso Senhor (Deuteronômio 6,4), dos nossos inimigos (II Samuel 22,18). Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28,19-20). Amém (Apocalipse 22,20).

Faça um pedido e dois agradecimentos ao Senhor Deus Onipotente.

Oração para antes do exame de consciência: Senhor Deus Onipotente, prostrado humildemente diante da vossa divina majestade vos rendo infinitas graças por todos os benefícios que de vossa inefável bondade tenho recebido, e em particular por me terdes criado, conservado, remido e cumulado de tantos bens e mercês, muitos dos quais eu ignoro. Rogo-vos, Senhor, humildemente, que vos digneis conceder-me abundante luz para conhecer todas as faltas e pecados com que vos tenho ofendido, e graça eficaz para me arrepender e emendar deles.

Primeiro mandamento (Amar a Deus sobre todas as coisas.): Tenho rezado as orações da manhã e da noite? – Tenho falado contra a religião ou contra os que a praticam? – Tenho lido ou ouvido ler algum livro proibido pela Igreja ou que claramente seja contrário à Doutrina a fim de por eles catequizar-me? – Tenho desconfiado da minha salvação? – Tenho faltado ao respeito na igreja, profanado imagens ou coisas sagradas? – Tenho recebido algum sacramento em pecado mortal? Tenho conversado dentro da Igreja sem necessidade?

Segundo mandamento (Não tomar o nome de Deus em vão.): Tenho jurado falso? – Tenho jurado verdade, mas sem ser necessário? –Tenho proferido blasfêmias? – Tenho rogado pragas ou maldições? – Tenho cumprido as promessas feitas a Deus ou aos Santos?

Terceiro mandamento (Guardar domingos e dias Santos de Guarda.): Tenho ouvido missa inteira todos os domingos e dias santos? – Tenho assistido a ela com atenção e respeito? – Tenho impedido que outros a ouvissem? –Tenho comido carne nos dias proibidos?

Quarto mandamento (Honrar pai e mãe.): Tenho respeitado meus pais ou superiores? – Tenho obedecido ao que eles me mandam? – Tenho-os ofendido com palavras? – Tenho falado mal deles, diante de outras pessoas? – Tenho os socorrido em suas necessidades? – Se já faleceram, tenho-os encomendado a Deus?

Quinto mandamento (Não matar.): Tenho ferido ou maltratado os meus companheiros? – Tenho desejado a morte a mim mesmo ou a outrem? – Tenho-me alegrado com o mal alheio? – Tenho mostrado ódio, em não falar, em dizer injúrias, em rogar pragas, em mandar fazer algum mal por inveja ou vingança? – Tenho-me excedido em comer ou beber?

Sexto (Não pecar contra a castidade.) e nono (Não desejar a mulher do próximo.) mandamentos: Tenho tido maus pensamentos e consentido neles? – Tenho tido maus desejos? – Tenho dito palavras desonestas ou ouvido outros dize-las, sem protestar? – Tenho feito contra a santa castidade? – Tenho lido livros obscenos, olhado para gravuras, filmes e objetos indecentes? – E quantas vezes tenho caído nestes pecados?

Sétimo (Não roubar.) e décimo (Não cobiçar as coisas alheias.) mandamentos: Tenho roubado alguma coisa a alguém? – Tenho aconselhado a outros que o façam? – Tenho causado prejuízos a outrem?

Oitavo mandamento (Não levantar falso testemunho.): Tenho feito juízos temerários? – Tenho murmurado ou ouvido murmurar, com prazer? – Tenho levantado alguma calúnia ou falso testemunho, quer por palavras, quer por escrito? – Tenho dito mentiras?

Pecados capitais: Pequei por soberba, exaltando-me sobre os outros, amando desordenadamente a própria excelência, desprezando os inferiores? – Pequei por avareza, apegando-me ao dinheiro, tendo um cuidado desordenado das coisas da terra, ou tratando com dureza os pobres? – Pequei por luxúria, ofendendo a castidade por pensamentos, palavras ou obras? – Pequei por inveja, entristecendo-me do bem alheio? – Pequei por gula, comendo ou bebendo com avidez e demasiadamente? – Pequei por ira, agastando-me com os meus companheiros? – Pequei por preguiça, no levantar, no rezar, no trabalho?

Faça um pedido e dois agradecimentos para meu Deus.

Dor e Propósito: Ai! meu Deus, quantos pecados eu cometi! Quantas palavras desonestas, quantos pensamentos consentidos, quantas ações contrárias à vossa lei, quantas omissões nos meus deveres! Perdoai-me, meu Jesus. Eu bem sei que vos ofendi, que desprezei a vossa lei, que vos não amei como devia; mas agora vejo, com a vossa graça, que fiz mal, que mereci ser por Vós castigado, que não sou digno de ser chamado vosso filho! Tenho por isso pena e dor e desejaria, de todo o meu coração, nunca ter feito o que fiz, desejaria apagar para sempre de minha alma essa mancha negra, que nela imprimiu o pecado. Pesa-me, Senhor, de todo o meu coração de vos ter ofendido, por serdes Vós o meu Deus e por ser a Vós, infinitamente bom e digno de todo o amor, que eu ofendi!
Proponho, daqui para o futuro, não mais pecar. Eu vos prometo, ó meu Jesus, que não hei mais de dar entrada em meu coração à culpa, que não hei de separar-me de Vós que sois o meu único Bem, a minha felicidade, a paz e alegria da minha alma. Como resistir a tantos inimigos, todos empenhados em me fazer cair, em me separar de Vós, em me perder?
Dai-me, pois, graça, ó meu Deus, para pôr em prática os meus propósitos, porque sem ela serei outra vez vencido. Alentai o meu espírito, fortalecei a minha vontade, para não querer jamais o que contrarie a vossa santíssima lei; iluminai o meu entendimento para ver os perigos do pecado e os meios para os evitar, e dai-me força para ser-vos sempre fiel.

Faça um pedido e dois agradecimentos para meu Jesus.

Ato de Contrição: Meu Jesus (Mateus 16,16), meu bom Jesus (João 4,26), que por mim morreste na cruz (Lucas 23,46), perdoa os meus pecados (Marcos 2,5). Já não quero mais pecar (João 8,11). Amém (Apocalipse 22,20).

Faça um pedido e dois agradecimentos para meu bom Jesus.

Oração para depois da confissão: Meu bom Jesus, que bondoso sois! Ó, quem nunca vos ofendera! Apesar de ter sido tão ingrato para convosco, ainda me recebeis na vossa amizade! Podíeis ter-me dado a morte quando estava em pecado; podíeis ter-me sepultado no inferno, para castigar a minha ousadia em transgredir a vossa lei. Mas o vosso amor superou a minha ingratidão e trouxestes-me a vossos pés, para aí me pordes de novo na vossa graça e tranquilizardes o meu coração. Bendito sejais, meu Deus misericordioso! Não permitais que eu perca de novo a graça recebida! Antes morrer, que vos ofender! Meu bom Jesus, minha Mãe, Maria Santíssima, meu Anjo da Guarda valei-me, para que não torne a pecar.

Sinal da Cruz: Pelo sinal...
╚═══ ೋ🍃🌺🍃ೋ═══╝


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"