QUARTA-FEIRA, DIA DEDICADO À SÃO JOSÉ:
Toda quarta-feira é dia de São José, conforme uma antiga tradição da Igreja que atribui a cada dia da semana uma devoção especial.
A Igreja nos convida a honrar com especial devoção o grandíssimo São José, “esposo da Virgem Maria e pai adotivo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Esta jornada semanal também nos chama a pedir particularmente a graça de ter uma boa morte quando chegar a nossa hora de partir desta vida para a eternidade – de fato, São José é o padroeiro da boa morte porque teve o imperscrutável privilégio de falecer nada menos que ao lado de Jesus e Maria.
A Enciclopédia Católica também observa que, “desde os séculos apostólicos, a quarta-feira tem sido objeto de uma devoção particular na Igreja do Oriente e do Ocidente (S. Epiph. Haeres. III, n. 22) […] Era um dia de jejum e de reunião nos lugares de oração ou nos túmulos dos mártires”.
Santa Teresa de Ávila (1515-1582), a primeira doutora da Igreja, a reformadora do Carmelo, disse: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho”. E declarava que em todas as suas festas lhe fazia um pedido e que nunca deixou de ser atendida. Ensinava ainda que cada santo nos socorre em uma determinada necessidade, mas que São José nos socorre em todas.
Em 25/07/1920, no 50º aniversário da proclamação do Patriarca São José como Padroeiro da Igreja Universal, por Pio IX, em 1870, o Papa Bento XV ratificou a necessidade da devoção a São José. Assim se expressou Bento XV: ‘Se considerarmos as atuais calamidades que afligem o gênero humano, torna-se mais evidente ainda a oportunidade de intensificar o tal culto e difundi-lo ainda mais entre o povo cristão‘.
‘Nós, com grande solicitude, lhes propomos de modo particular São José, que o sigam como guia especial e o honrem como celeste Padroeiro’. ‘Assim florescendo a devoção dos fiéis a São José, aumentará também, como necessária consequência, o culto à Sagrada Família de Nazaré, da qual foi o augusto Chefe, jorrando estas duas devoções espontaneamente uma da outra. Por São José vamos diretamente a Maria, e por Maria à fonte de toda a santidade, Jesus Cristo, que consagrou as virtudes domésticas com a sua obediência a São José e Maria’.
São José recebe um culto especial da Igreja (prot-dulia); duas festas lhe são celebradas: 19 de março – Esposo da Virgem Maria; e 1º de maio – São José Operário. A festa de 19 de março normalmente cai no meio da Quaresma, então, a Igreja, abre neste dia uma exceção litúrgica e celebra com paramentos brancos a festa do glorioso pai de Jesus Cristo. É um dia da Quaresma que a Igreja retira o roxo
A confirmação da prática da devoção a São José nas quartas-feiras se consolidou, sobretudo pelos incentivos dos papas, como por exemplo, do papa Inocêncio XII que em 1695 concedia indulgências aos membros da Confraria de São José que visitassem na quarta-feira a igreja dos carmelitanos descalços em Bruxelas. Já o papa Bento XIV concedia aos carmelitas descalços da Catalunha em 1745, a permissão de celebrar uma missa solene de São José toda quarta-feira do ano. Da mesma maneira o papa Clemente XIV autorizava aos mesmos religiosos celebrar uma segunda missa solene aos fiéis no mesmo dia. O papa Pio VII, em 1819, concedia indulgência para todas as quartas-feiras do ano a quem rezasse nestes dias as Dores e Alegrias de São José. No dia 5 de julho de 1883, o papa Leão XIII confirmava a quarta-feira como dia de São José em toda a Igreja com missa votiva correspondente. O papa Bento XV por ocasião do cinquentenário da proclamação de São José como Patrono da Igreja Universal enfatizava a importância da consagração de todas as quartas-feiras e dos dias do mês de março consagrados a Ele.

A DEVOÇÃO À SÃO JOSÉ!
Muito antes de ser proclamado, pelo Papa, padroeiro da Santa Igreja, 150 anos atrás, foi o próprio Deus quem predestinou São José, desde toda a eternidade, para guardião da Igreja nascente: Nosso Senhor e a Santíssima Virgem.
No ano de 2020, comemoram-se os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, do bem-aventurado Pio IX, que proclamou São José Padroeiro da Igreja Católica. Esse acontecimento é uma ocasião espiritualmente propícia para refletirmos sobre o papel de São José na história da salvação. Assista essa formação especial:
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ
Dirijamos-lhe a nossa oração:
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.
São José, valei-nos! São José, rogai pela Olhar Misericordioso!
CONSAGRAÇÃO AO GLORIOSO SÃO JOSÉ
Ó glorioso São José, que Deus escolheu para pai adotivo de Jesus, para Esposo puríssimo da Virgem Maria e chefe da Sagrada família, e que o Sumo Pontífice declarou Padroeiro e Protetor da Igreja fundada por Jesus, eu recorro a vós neste momento e imploro com a maior confiança, o vosso poderoso auxilio para toda a Igreja militante.
Protegei, e especialmente, com vosso amor verdadeiramente paternal, o Vigário de Cristo e todos os Bispos e Sacerdotes, unidos à Santa Sé de Pedro.
Defendei os que trabalham pela salvação das almas, entre as angústias de tribulações desta vida, e fazei que todos os povos da Terra se sujeitem docilmente à Igreja, que é o meio de salvação necessário para todos.
Dignai-vos também, meu querido São José, aceitar a consagração que vos faço de mim mesmo. Eu me ofereço todo a vós, para que sejais sempre meu pai, o meu protetor e meu guia no caminho da salvação. Alcançai-me uma grande pureza de coração e um amor ardente à vida interior.
Fazei que seguindo o vosso exemplo, todas as minhas obras sejam dirigidas para a maior gloria de Deus em união como o de Divino de Jesus e com o Coração imaculado de Maria e convosco. Amém.
Se as pessoas conhecessem o poder da intercessão de São José junto a seu filho Jesus, rezariam a novena initerruptamente!
Passo a Passo de como rezar o terço
Segurando a cruz:
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração do Creio
Creio em Deus-Pai, todo poderoso, Criador do céu e da Terra. E em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Poncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado. Desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus. Está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!
1ª Conta:Pai-Nosso
Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
3 Contas menores seguidas:Ave-Maria (3 vezes)
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!
1ª Conta grande:Glória ao Pai
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém!Oferecimento do Terço
Oferecemos esse terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam a nossa luz, guia, proteção, defesa, amparo e fortaleza em nossa vida, em todos os nossos trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo Nome de Jesus e pela glória de Maria, imploramos de Vós, glorioso São José que alcanceis a graça que desejamos. Advogai a nossa causa, falai em nosso favor, no céu e na terra, alegrai a nossa alma, para honra e glória de Jesus e Maria. Amém!
Contemplação da primeira dezena
“José, que era homem de bem, não queria difamar Maria e resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto estava pensando nisso, eis que um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: — José, descendente de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz a um filho, a quem porá o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo de seus pecados.” (Mt 1, 19-21)Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:São José, valei-me! (10 vezes)
2ª Conta grande:Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Contemplação da segunda dezena
“Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu Maria em sua casa como esposa. E sem que ela o tivesse conhecido, ela deu à luz ao seu filho que recebeu o nome de Jesus.” (Mt 1, 24-25)Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
3ª Conta grande:
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Contemplação da terceira dezena
“Depois da partida dos sábios, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: — Levante-se! Pegue o menino e a mãe dele e fuja para o Egito. Fique lá até eu lhe avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. José se levantou, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito durante a noite. Eles ficaram no Egito até a morte de Herodes. ” (Mt 2,13-14)Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
4ª conta grande:Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Contemplação da quarta dezena
“Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito e disse: - Levanta-te pega o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”. (Mt 2, 19-20)Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
5ª Conta grande:Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Contemplação da quinta dezena
“José ficou com medo de voltar para a Judeia, pois quem reinava na época era Arquelau, filho de Herodes. Então, ele partiu para a região da Galileia e foi habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: - Será chamado Nazareno.” (Mt 2, 22-23)Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
Finalizar o terço rezando:
- Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
- Ladainha de São José
Senhor, tende piedade de nós. ...
Jesus Cristo, tende piedade de nós. ...
Senhor, tende piedade de nós. ...
Jesus Cristo, ouvi-nos. ...
Jesus Cristo, atendei-nos. ...
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
São José, rogai por nós
Ilustre filho de David,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Casto guarda da Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Sustentáculo das famílias,
Alívio dos miseráveis,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
tende piedade de nós.
Oremos
Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!
Fonte Milícia da Imaculada.: https://www.miliciadaimaculada.org.br/



Comentários
Postar um comentário