ACONSELHAMENTO PARA AS MOÇAS SOLTEIRAS

 A MOÇA QUE QUERIA SE CASAR DE QUALQUER JEITO.

A aspiração de quase todas as mulheres é se casar, ter filhos, um esposo, um lar; é justo; afinal, o desejo de constituir família foi Deus quem colocou em nossos corações, pois ela é à base do Seu Plano. O casamento é algo divino, pois é Deus quem nos une; a família é sagrada porque é instituição divina que homem algum ou governo algum vai conseguir destruir. Pode o feijão subir à vontade, e também vh o aluguel, noivos e noivas vão continuar se casando, ninguém segura. Mas, é claro, que não se pode casar com qualquer um, é preciso conhecer bem o outro, fazer uma escolha, uma seleção, pois se trata de uma decisão para sempre e com enormes conseqüências. Mas nem todas as mulheres obedecem isso. O povo diz que é melhor só que mal acompanhado.
Um amigo contava-me uma estória para relatar isso: uma moça queria, porque queria se casar a qualquer custo, e com o primeiro que se oferecesse. Um risco enorme. Eis que apareceu um sujeito que os pais dela não gostaram e se opuseram ao namoro. A moça foi ao padre da igreja que freqüentava reclamar dos pais. Mas o padre também conhecia a má fama do rapaz, e também deu contra. A moça se desesperou:
- Mas eu tenho que me casar, o rapaz é bom! Não faz mal a ninguém...
Nisso o sino da igreja começou a tocar, e ela disse ao padre: - Está vendo, padre, até o sino diz que eu tenho que me casar; ouça bem: “tem-que-casar”, “tem-que-casar”! Bem, não teve jeito, acabou se casando com o rapaz. Depois de um ano se separou e voltou chorando ao padre, lamentando: - “Ele não trabalha, bate em mim...” Antes que enxugasse as lágrimas o sino começou a tocar de novo, e padre disse: “Minha filha, o sino agora está dando a resposta a você: “Tem que agüentar!”“, “Tem que agüentar!” Tem sino danado!
“Solteiro ou casado só o egoísta desperdiça a vida” (Michel Quoist)
Texto: Professor Felipe Aquino- Comunidade Canção Nova. Fonte Comunidade Canção Nova, Cachoeira Paulista, Diocese de Lorena, SP https://www.cancaonova.com

************************************************************************************************************************************************************
PEQUENO CATECISMO DO NAMORO



O
que é “namoro”?

Namoro é o período em que o rapaz e a moça procuram conhecer-se em preparação para o matrimônio.
Em que consiste o matrimônio?
No matrimônio homem e mulher doam seus corpos, constituem uma só carne e tornam-se instrumentos de Deus na geração de novas vidas humanas.
Então, em que deve consistir a preparação ao matrimônio?
Antes de dar os corpos é preciso doar as almas. No namoro os jovens procuram conhecer não o corpo do outro, mas sua alma.
Que conclusão podemos tirar daí?
Os namorados não podem ter relações sexuais (fornicação), nem atitudes contrarias à castidade.

Porque?

Pois o corpo do outro ainda não lhes pertence, pelo sacramento do matrimônio religioso. Unir-se ao corpo alheio, antes do casamento na Igreja é um pecado contra a castidade e contra a justiça, e como nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1 Cor. 6, 19), a profanação de nosso corpo é algo semelhante a um sacrilégio.

São permitidos os abraços e beijos?

Porém não é apenas a fornicação que é pecado, mas também tudo o que provoca o desejo da fornicação, como abraços e beijos.
Não podem ser considerados como simples expressões de afeto?
Não, já que muitíssimo mais do que constituírem expressões de afeto, despertam, alimentam e exacerbam o desejo físico. Aliás, é possível profanar o templo do nosso corpo até por um pensamento: “Todo aquele que olha para uma mulher com mau desejo já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mat. 5, 28).
Que conseqüências práticas tiramos disso?
Durante o namoro deve evitar o contato físico, como abraços e beijos, que já constitui uma entrega física que, se acidentalmente pode não se consumar, no entanto prepara ou apressa. Vale aqui lembrar a advertência de Cristo: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito é pronto, mais a carne é fraca” (Mt 26, 41).

Que outra conseqüência tirais disso?

O prazer da excitação dos sentidos torna-os incapazes de perceber a beleza da alma do outro. O namoro assim deixa de ser uma ocasião de amar para ser uma ocasião de egoísmo a dois, cada uno desejando sugar do outro o máximo prazer.

Como, então, deve-se namorar?

Sendo o namoro o encontro de dois templos sagrados que desejam conhecer-se e amar-se interiormente, os namorados deveriam agir a semelhança de um rito litúrgico:

1- Rezar antes e depois do namoro;
2- Namorar apenas em lugar visível, para evitar ocasiões de pecar. Nada há para esconder.
3- Durante o namoro evitar ir além de conversar e dar as mãos.
4- Ter sempre em mente: “Eu estou diante de um templo sagrado. Ai de mim se eu profanar este templo até por um pensamento!”
5- Depois do namoro convém fazer um exame de consciência: “Estou agora amando a Deus mais do que antes?”

E se o outro não aceitar namorar cristãmente?

É preciso renunciar ao namorado (à namorada): “Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10, 37). O que poderíamos acrescentar: “Aquele que ama o namorado ou a namorada mais do que a mim não é digno de mim”. Para conservar a graça que Jesus Cristo nos conquistou a preço do seu Sangue, devemos renunciar à própria vida, e com maior razão ao namorado (à namorada).

Não é isso muito duro?

Sim é duro, mas tem um consolo. Se o outro não aceita namorar senão a través de beijos e abraços escandalosos, na verdade ele não ama você, mas deseja gozar do prazer que você pode oferecer. O verdadeiro amor sabe esperar. A reta intenção incluí a prudência, autodomínio, fundamento da castidade conjugal.
Mas, é realmente preciso ser diferente de todo o mundo?
Sim, o cristão deve ser o sal da Terra (Mt 5, 13, luz do Mundo (Mt. 5, 14), fermento na massa (Mt. 13, 33). “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (Rm. 12, 2).

Mas não é levar uma vida muito triste?

Aquele que procura o prazer, encontra o prazer. Mas depois vem o vazio, o remorso de consciência e a tristeza de ter pecado.
Aquele que se abstém do prazer ilegítimo, por obediência a Jesus Cristo, encontra a alegria e a felicidade: “Bem aventurados os puros porque verão a Face de Deus” (Mt. 5, .

Que significa isso?

Isso significa que a alegria da pureza está acima do prazer da impureza assim como o Céu está acima da Terra. Ao olharmos para os olhos de uma pessoa pura, vemos algo de divino em sua alma, algum reflexo deste Deus que contempla com maior facilidade e perfeição.
Oração para antes do namoro
Senhor, estou diante de um templo onde Vós habitais. Amo-Vos presente neste templo e prefiro morrer a profanar este santuário mesmo por pensamento. Fazei que com este namoro eu aprenda a amar a Vós presente no outro, e assim descubra se foi este (esta) quem escolhestes para estar a meu lado por toda a vida. São Rafael Arcanjo, que conduzistes Tobias e Sara e lhes ensinastes a pureza do coração, fazei que na obediência aos mandamentos, possamos glorificar a Deus para sempre. Amém.
https://www.fsspx.com.br/pequeno-catecismo-do-namoro/


************************************************************************************************************************************************************
CASOU/VAI CASAR? TENHA CUIDADO!⁣




Você certamente já ouviu muitas pessoas usando essa frase quando se trata de casamento: "casou/vai casar? Tenha cuidado." Seria tão mais bonito se essa recomendação fosse pelos motivos certos. Geralmente o "tenha cuidado" usado pela maioria das pessoas, é num sentido egoísta e pejorativo. "Tenha cuidado pra não ser feita de besta; só retribua o que o outro fizer por você"; "tenha cuidado com suas finanças, seu dinheiro é seu dinheiro"... Infelizmente os números mostram que esse conselho não é positivo. Por causa de uma mentalidade egoísta o número de divórcios dispara a cada ano. ⁣

Já pensou se trocássemos o sentido do "tenha cuidado" pelo jeito certo? "Tenha cuidado de levar um bombom num dia qualquer"; "tenha cuidado de dizer que ama todo dia"; "tenha cuidado de perdoar com mais rapidez"; "tenha cuidado com a aspereza das palavras"; "tenha cuidado de repartir tudo que possui"; "tenha cuidado para semear mesmo quando o solo for difícil"... O casamento e a família são, sem sombra de dúvidas, o jardim mais bonito que Deus deu à humanidade. E como todo jardim, ele precisa de CUIDADO diário pra manter a beleza. TENHA CUIDADO!! Quando você CUIDA bem das coisas elas DURAM.
Via: Sarados para Amar! Fonte.: https://www.facebook.com/saradosparamar
Página Virtudes Para Um Casal Católico Cristão.: 
https://facebook.com/virtudesparaumcasalcatolicocristao 

Livros de formação e aconselhamento espirituais:

1- Casais Puros e Santos como Tobias e Sara (Monsenhor Jonas Abib)



2- Amor Puro (Jason Evert)



3- Namoro Tempo ou Passatempo (Italo J. Passanesi Fasanella)
 


4- As 5 Fases do Namoro (Sandro Arquejada)


5- Chamados ao amor ( Carl A. Anderson José Granados Garcia)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 DICAS DE ENCONTROS PARA UM NAMORO CATÓLICO ENTRE OS JOVENS!

A TERCEIRA E ÚLTIMA PROFECIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA SOBRE O FINAL DOS TEMPOS

RECOMENDO ESSES LIVROS ESPIRITUAIS PARA SOLTEIROS (AS) NAMORADOS E NOIVOS: