Salve Maria, meus irmãos. Um Feliz Natal a todos. Neste artigo vamos falar, de uma forma bem resumida, sobre a origem da Missa do Galo. É uma celebração antiga e muito bela. Ela é uma das celebrações que entoamos pela primeira vez, salvo a solenidade da Imaculada Conceição, o Glória no ano Litúrgico. Tive o privilégio de participar dessa celebração ano passado e, se bem celebrada sem abusos como participei, é uma das mais belas e sublimes, que exprime o verdadeiro sentido do Natal.
Essa tão sublime celebração teve início no pontificado do Papa São Telésforo (125-136 d.c), o 9° Papa da Igreja.
Isso também atesta Charles A. Coulombe, historiador e conferencista Católico, pelo Livro "História dos Papas" da MBC.
¹"[São Telesforo] Introduziu a Missa do Galo na véspera de Natal, tornou o jejum obrigatório durante a Quaresma e pôs a Glória em sua posição atual na Missa romana."
(História dos Papas, MBC, p.45)
São Roberto Belarmino também cita uma importância imensa de São Telésforo nas Celebrações do Natal do Senhor.
²"Acaso isso faz com que Telésforo tenha errado por querer que no Natal do Senhor se celebrassem missas três vezes, e acrescentado alguns ritos, e o tempo em que as missas devem ser celebra- das? Pois, embora a ceia do Senhor não tenha sido instituída por causa do número, dos ritos e do tempo, contudo, para celebrar corretamente a ceia do Senhor, deve-se determinar um número, ritos e tempo, a menos, talvez, que a tamanho sacramento convenha menos a ordem do confusão."
(São Roberto Belarmino, Disputas sobre a fé Cristã, volume I, Livro IV, cap.8, p.676)
2. ORIGEM DO NOME
Afinal, por que Missa do Galo? Vale lembrar que nem em todo lugar se chama "Missa do Galo". Em inglês, a missa é chamada de Midnight Mass e em italiano é chamada de Messa Della Notte (ambas significando Missa da Meia-noite).
Há várias teorias sobre a origem do nome (que também é Missa do Galo na Espanha "Misa del Gallo) , contudo as mais possíveis são:
a) De origem Romana: conta-se que dia 25 de Dezembro foi a primeira vez que um galo cantou a meia-noite, antecipando o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo
b) Conta-se que antes de baterem as 12 badaladas da meia-noite do dia 25 de Dezembro, cada labrador da província de Toledo matava um galo, em memória daquele galo que cantou quando Pedro negou Jesus três vezes. O Galo sacrificado era doado aos pobres.
c) Conta-se que a comunidade de Jerusalém ia em peregrinação até Belém na primeira vigília da noite dos Judeus, ou seja, no primeiro Cantar do Galo.
AD MAIOREM DEI GLORIAM NOTA:
[1] História dos Papas, Minha Biblioteca Católica
[2] Disputas sobre a fé Cristã, volume 1, editora CDB
Comentários
Postar um comentário