ACONSELHAMENTOS SOBRE A ESCOLHA DA PESSOA CERTA PARA NAMORAR, NOIVAR E CASAR!

A oração da Moça Católica À Espera em Deus:
Digna-me, Senhor, receber de Ti um companheiro que ame a Ti antes de mim e de todas as criaturas e coisas.
Que O busque integralmente, como se nada mais houvesse a buscar, entendendo que tudo mais é acréscimo à busca pelo Teu Reino, como Tu mesmo nos prometeu.
Que seja para mim uma via de santificação e que deseje sê-lo, honrando a Tua vontade.
Um companheiro resoluto, que tenha, viva e sinta orgulho de sua hombridade (feminilidade), que seja agradecido (a) ao Senhor por criá-lo com todas as características necessárias para ser protetor.
Que seja o guardião e único dono (terreno) de minha pureza e de meu amor conjugal, guardando-o com sua própria vida.
Um companheiro justo, honesto, que jamais renuncie os Teus princípios em quaisquer ocasiões ou sob quaisquer condições, em público ou às escondidas.
Um companheiro fiel à sua promessa de permanecer unido a mim enquanto vivermos, e unido a Ti para sempre.
Que suporte as minhas falhas, ajudando-me com amor, a moldar-me Àquela que me é exemplo máximo de Mulher, Esposa e Mãe.
Um companheiro que entenda as definições de papéis e, de bom grado, exerça seu papel de provedor, enquanto espera de mim, amabilidade e empenho, dedicados ao meu papel de cuidados ao nosso lar e nossa família.
Um companheiro firme, que esteja à frente das nossas decisões com sabedoria e temor ao Senhor.
Que se esforce junto a mim por uma família segundo o Teu coração.
Presente em nossas orações diárias, na Santa Missa, fazendo delas o centro da vida de nossa família.
Que me ame como o Senhor amou a Igreja, dando Sua vida por ela, sendo assim, um companheiro que segue o exemplo máximo de amor, o Teu Amor, que dá a própria vida pelo bem de seus cativos.
E que de minha parte, seja eu também a mulher que almeja os ideais de sua Palavra: Amável, delicada, forte, acolhedora, submissa e compreensiva para com o meu amado, e que o Senhor me faça digna de tão puro amor, de um homem verdadeiramente segundo o Teu Coração.
Amém!
__________________________
Via José Henrique Naegele

************************************************************************************************************************************************************
A oração do Moço Católico que Espera em Deus:
Digna-me, Senhor, receber de Ti uma companheira que ame a Ti antes de mim e de todas as criaturas e coisas.
Que O busque integralmente, como se nada mais houvesse a buscar, entendendo que tudo mais é acréscimo à busca pelo Teu Reino, como Tu mesmo nos prometeu.
Que seja para mim uma via de santificação e que deseje sê-la, honrando a Tua vontade.
Uma companheira dócil, que tenha, viva e sinta orgulho de sua feminilidade, que seja agradecida ao Senhor por criá-la com todas as características necessárias para auxiliar-me.
Que esteja atenta contra todos os ataques a pureza do amor conjugal, conservando-o com sua própria vida.
Uma companheira virtuosa, prendada, que jamais renuncie os Teus princípios em quaisquer ocasiões ou sob quaisquer condições, em público ou às escondidas.
Uma companheira fiel à sua promessa de permanecer unida a mim enquanto vivermos, e unida a Ti para sempre.
Que suporte as minhas falhas, auxiliando-me com amor, a moldar-me àquele que me é exemplo máximo de Homem, Esposo e Pai: São José.
Uma companheira que entenda as definições de papéis e, de bom grado, exerça seu papel cuidando do nosso lar e dos nossos filhos, enquanto espera de mim, o provimento e a presença viva tanto no lar como na educação dos filhos, cumprindo minha missão de esposo e chefe de família.
Uma companheira piedosa, que esteja sempre em oração frente as nossas decisões com docilidade e temor ao Senhor.
Que se esforce junto a mim por uma família segundo o Teu coração.
Fazendo de nossas orações diárias e da Santa Missa o centro da vida de nossa família.
Que me seja submissa como a Santa Igreja é ao Senhor, sendo assim, uma companheira que segue o exemplo máximo de fidelidade, que dá a própria vida pelo bem dos seus.
E que de minha parte, seja eu também um homem comprometido em assumir a autoridade conforme as Sagradas Escrituras (Ef 5,23-33); acolhendo todos os filhos que o Senhor nos enviar (Sl 127,3-5); sendo um bom líder espiritual (Js 24,15), um protetor do lar (Ne 4,13, 14) e um bom chefe de família (I Tm 5,8; Tt 2,5). Que o Senhor me faça digno de tão puro amor, de uma mulher verdadeiramente segundo o Teu Coração.
Amém!
__________________________
Via José Henrique Naegele

************************************************************************************************************************************************************



O Matrimônio só poderá ser cristão quando moças e rapazes o encararem, não como uma fonte de prazer, mas sim, uma vocação divina.
Devem ser instruídos de que o amor só pode guardar-se e crescer pela prática das virtudes cristãs: paciência, perseverança, dedicação, desinteresse, generosidade e sacrifício. Aqueles que pretendem separar o amor das virtudes que ele exige, condená-lo-ão, mais cedo ou mais tarde, a desaparecer.
Outra questão muito importante é a da união de fé e convicções.
Muitas vezes ouve-se dizer que essa comunhão de ideias é suficiente para assegurar a felicidade dos cônjuges. Seria ir longe demais. É comum ver esposos crentes que fazem um mau casamento.
Se é de plena evidência que convém o entendimento sobre a questão de fé religiosa, é necessário igualmente que os caracteres e qualidades naturais combinem-se.
Há qualidades que são exigidas pelo próprio estado de casamento, tais como lealdade, dedicação, coragem ao trabalho, ordem, indispensáveis à vida do lar.
Mas permanece verdadeiro que a união dos corações será mais íntima quando os esposos tiverem um ideal comum a animá-los, e, principalmente, se esse for baseado sobre a fé católica e a vontade de realizar, da melhor forma, a mesma vocação familiar.
Jean Viollet
Educação do pudor e do sentimento
Cap XV - O casamento



 Há três espécies de companheiros: os bons, os maus e os que estão no meio termo. Com os bons podemos nos relacionar, que será muito frutuoso; com os medíocres somente quando houver necessidade, mas sem contrair familiaridade; quanto aos maus, devemos evitar sempre.

Quem são esses terríveis maus companheiros? Todos que não se envergonham de ter conversas obscenas, murmuradores, mentirosos, blasfemadores; os que têm vida escandalosa e aconselham a desobedecer aos pais, a roubar, a transgredir os deveres. Todos esses são péssimos companheiros e ministros de Satanás, dos quais você deve fugir mais do que da peste e do demônio.
Quem andar com o virtuoso, será também virtuoso. Estando com os bons, eu garanto que alcançará o Paraíso. Pelo contrário, permanecendo com os perversos, sua alma corre grande perigo.
Alguém poderá dizer: São tantos os maus, que seria preciso sair deste mundo para poder evitá-los. É verdade que são numerosos e, é justamente por isso que o risco é grande. Lembre-se de que sempre terá a companhia de Jesus Cristo, da Bem-aventurada Virgem Maria e do Santo Anjo da Guarda. Existirão companheiros melhores que esses?
É possível encontrar bons amigos, juntos poderão freqüentar os Sacramentos da Confissão e da Eucaristia; amigos que com palavras e exemplos, estimularão o cumprimento dos deveres sociais e religiosos.
Desde que Davi, quando jovem, conheceu Jônatas, tornaram-se grandes amigos com proveito recíproco, porque um animava o outro nas práticas das virtudes.
São João Bosco
O Cristão bem Formado

************************************************************************************************************************************************************
(Diálogos)
-Jana, me dá um conselho, pelo amor de Deus! Eu tenho três pretendentes, três rapazes que demonstraram interesse num possível namoro. Dois deles conheço da Igreja, o outro do meu trabalho.
São ótimos rapazes, parecem bem virtuosos, mas não consigo decidir a qual deles permito uma maior aproximação, em vista de um relacionamento sério. Como fazer uma boa escolha e não me arrepender depois?
- É muito simples. Fale a respeito de castidade e pureza com todos eles. Se sobrar algum dos três já é um ótimo sinal, rs ao menos num primeiro momento, porque depois vem a convivência, onde a maioria não quer viver de acordo com o que se propôs no início.
A primeira regra é essa: Não tenha medo de esperar por um amor autentico, amor este que saberá respeitar cada etapa da construção de uma vida a dois.
A segunda regra é: Não pense, jamais, que a pureza guardada neste período e exigida do outro é coisa sem importância. Conheço inúmeras mulheres casadas que hoje padecem em matrimônios ruins, com homens adulteros, simplesmente por negligenciarem este ponto ainda na escolha de um pretendente.
A pureza, como dizia Santa Gianna, é a condição para as alegrias retas e verdadeiras. Quer ser feliz neste relacionamento? Escolha aquele que guardará sua pureza e nada fará ou dirá que a possa macular. Homens fortes e virtuosos são aqueles que possuem auto domínio, o restante só irá te trazer dor de cabeça e remorsos. Melhor evitá-los. 💝

Salve Maria Imaculada! Valei-nos São José!
#cavalheirodecristoblogspot

Fonte dos textos via nossa irmã em Cristo Janaína de Maria:

https://web.facebook.com/janaina.maria.146612

*********************************************************************************************************************************************************************



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 DICAS DE ENCONTROS PARA UM NAMORO CATÓLICO ENTRE OS JOVENS!

A TERCEIRA E ÚLTIMA PROFECIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA SOBRE O FINAL DOS TEMPOS

RECOMENDO ESSES LIVROS ESPIRITUAIS PARA SOLTEIROS (AS) NAMORADOS E NOIVOS: