SANTO ANTÔNIO PADROEIRO DOS (AS) SOLTEIROS (AS), NAMORADOS E NOIVOS:

 


12° Dia:

Santo Antônio, é considerado " O Santo Casamenteiro". 
Há muitos séculos, existe por parte das moças que desejam casar-se, a prática de recorrer ao Santo. Ninguém sabe porque foi Santo Antônio escolhido como o santo forte, para ajudar nos casamentos. o importante, é para nós, é descobrir o que o santo nos transmite sobre casamento.  
"Mulher e menino são como sino, só badala quando se puxa o pino." Vocês acham que isto está certo? É só o homem que é o dono da bola? vamos analisar um exemplo da vida real: Um dia Severina encontrou o José na feira. Olharam-se e se gostaram. E Então o amor começou. Namoro aqui, namoro ali,, vira e mexe, e José tinha ciúmes até da sombra. Severina era como um cadeado velho: abria-se para todo mundo e estava sempre alegre e risonha, pau para toda obra. José era mandão, durão, e dizia sempre: "Olha Severina, mulher foi feita para obedecer. Você conhece o seu lugar; não seja afoita. Eu não quero que você se pinte e nem corte os cabelos. Quem manda sou eu".

Debate:  

1) Será que José estava certo?
2) O que vocês acham disso?
3) É só o homem quem manda?
4) A Mulher é ou não é inferior ao homem? Por quê?

Leitura Bíblica: (Gênesis 2, 18-24)

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.”19Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome.20O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada.21Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar.22E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.23“Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.”24Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.

Reflexão: 

O Homem não encontrou na criação alguém que fosse igual à ele. Por isso Deus criou a mulher para companhia e igual ao homem. Tirada do coração do homem, justamente  para insistir sobre o amor, que deve unir homem e mulher sobre a igualdade que deve existir entre os dois.

 – O que Deus quer mostrar com a história?
– O que atrapalha a igualdade entre homem e mulher?
– O que poderia ajudar uma união verdadeira entre homem e mulher?

Texto extraído do livro Subisídio para A Trezena de Santo Antônio, por Padre Paulo Maria Tonuci, Edições Paulinas, 1982 




************************************************************************************************************************************************************

Por que Santo Antônio é considerado casamenteiro?

Santo Antônio era um frade franciscano, nasceu em 1195, em Portugal, e foi batizado com o nome de Fernando Bulhões. Viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália.

Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava às moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.


O milagre do dote:


Santo Antônio era um frade franciscano, nasceu em 1195, em Portugal, e foi batizado com o nome de Fernando Bulhões. Viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália.

Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava às moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

O milagre do dote

 

Reza a lenda que, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para procurar um determinado comerciante. O bilhete dizia que o comerciante deveria dar à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel.

Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio havia feito a cobrança daquele modo maravilhoso.

A jovem moça pôde, assim, casar-se, de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuições – a de “O Santo Casamenteiro”.


Quando a oração a Santo Antônio "não funcionou"...



Outra história que envolve a fama de Santo Antônio é a de que uma moça muito bonita, que havia perdido as esperanças de arranjar um marido, apegou-se a Santo Antônio. Dizem que  mulher adquiriu uma imagem do santo e colocou-a em um pequeno oratório. Todos os dias, a jovem colhia flores e as oferecia a Santo Antônio sempre pedindo que este lhe trouxesse um marido.

Mas, passaram-se semanas, meses, anos... e nada do noivo aparecer. Então, tomada pelo desgosto e pela ingratidão do santo, ela atira a imagem pela janela. Neste exato momento, passava um jovem cavalheiro que é atingido pela imagem do Santo. Ele apanha a imagem e vai entregar à jovem, que se apaixona por ele e atribui a sua chegada à fé por Santo Antônio.

A partir daí, as moças solteiras que querem casar começaram a fazer orações pedindo ajuda ao santo e cultuando sua imagem. 

 

A história contada pelo Papa Francisco:

Em 2017, após uma Audiência Geral, o Papa Francisco foi cumprimentar um grupo de moças que estava na Praça São Pedro, e lhes contou uma anedota sobre a fama do santo.

Disse o Papa, em espanhol:

 "Santo Antônio é muito venerado na Argentina, o padroeiro das meninas que pedem namorado.

Quando as jovens têm 20 anos, pedem: ‘Santo Antônio, que ele venha, que ele tenha e que convenha’.

Depois, aos 30 anos, se (o namorado) ainda não chegou, eles dizem: ‘Santo Antônio, que ele venha e tenha’.

E aos 40: ‘Santo Antônio, que venha, de qualquer jeito!’”.

 

Oração do (a) Solteiro (a):

Meu grande amigo, Santo Antônio,
tu que és o protetor dos namorados,
olha para mim, para a minha vida,
para os meus anseios.

Defende-me dos perigos,
afastes de mim os fracassos,
as desilusões e desencantos.
Faz que eu seja realista,
confiante, digno e alegre.

Que eu encontre um(a) namorado(a) que me agrade,
seja trabalhador(a), virtuoso(a) e responsável.
Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois
com as disposições de quem recebeu de Deus
uma vocação sagrada e um dever social.

Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas.
Que todos os namorados busquem a mútua compreensão,
a comunhão de vida e o crescimento na fé.

Assim seja.

Amém!

 

Textos Via Portal A.12.com/ jovens de maria: https://www.a12.com/jovensdemaria/artigos/crescendo-na-fe/por-que-santo-antonio-e-considerado-casamenteiro

 

https://www.a12.com/jovensdemaria/dia-do-solteiro-aprenda-essa-oracao-para-quem-espera-um-a-namorado-a

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"