1º DE MAIO, DIA DO TRABALHO, SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO:

     


Em 1955, Pio XII instituiu a festa de “São José Operário”, para dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão à “festa do trabalho”. Uma vez que todas as nações celebram tal festa a 1º de maio, a celebração de hoje é uma memória facultativa. A figura de São José, o humilde e grande artesão de Nazaré, orienta para Cristo, Salvador do homem, Filho de Deus, que participou em tudo da condição humana. Destarte, é firmado antes de tudo que o trabalho dá ao homem o maravilhoso poder de participar na obra criadora de Deus e de aprimorá-la; que ele possui um autêntico valor humano. O homem moderno tomou consciência deste valor, ao reivindicar o respeito aos seus direitos e à sua personalidade.

A Igreja “batiza” hoje a festa do trabalho para proclamar o real valor do trabalho, aprovar e bendizer a ação das classes trabalhadoras na luta que, em alguns países, prosseguem para obter maior justiça e liberdade. Fá-lo também para pedir a todos os fiéis que reflitam sobre os ensinamentos do Magistério eclesiástico nestes últimos anos (Mater et Magistra de João XXIII e Populorum Progressio de Paulo VI, por exemplo).
Nesta “festa do trabalho”, sob o patrocínio de São José Operário, reunimo-nos em assembleia eucarística, sinal de salvação, não par pôr a Eucaristia a serviço de um valor natural, mesmo nobilíssimo, mas porque Deus, que trabalhou na criação, na qual colaboram os que se tornaram filhos de Deus, se efetiva principalmente pela Eucaristia. A Eucaristia encontra seu lugar numa festa do trabalho, porque esta revela ao mundo técnico o valor sobrenatural de suas buscas e iniciativas.

Este “novo” trabalho, destinado a estabelecer a nova criação, obedece às leis naturais de todo trabalho, mas é consumado “em Cristo Jesus”, que nos faz filhos de Deus sem nos tirar de nossa condição de criaturas. Falando de um trabalho realizado “por Deus” ou em “ação de graças” a Deus, o Novo Testamento pede insistentemente que o trabalho humano reflita já o espírito do “mundo novo”, mediante a caridade e o sentido social que o deve animar.
Nossa participação na Eucaristia, enquanto nos permite colaborar mais e melhor no trabalho iniciado por Deus para criar o mundo novo, santifica a contribuição que damos ao trabalho humano, ensinando-nos que isso é colaboração com a ação criadora de Deus e que o verdadeiro objetivo de todo trabalho é a construção do novo Reino.

Oremos com a Igreja à São José Operário
“Ó Deus, criador do universo, que destes aos homens a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e a proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Amém”

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ – SÃO LUIZ MONTFORT

Ave São José, homem justo, a Sabedoria está convosco, bendito é JESUS, o fruto de Maria, vossa fiel esposa.

São José, digno pai e protetor de JESUS CRISTO, rogai por nós pecadores, e obtende-nos de DEUS a Divina Sabedoria, agora e na hora da nossa morte. Amém.


Fonte do Texto: http://www.comunidadeencontro.com/2016/04/dia-do-trabalho-dia-de-sao-jose-operario.html

Para os desempregados rezem essa oração:




Como rezar o Terço de São José?

Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade." Papa Francisco

 

São José era carpinteiro na Galiléia e esposo da Virgem Maria, protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Educou e protegeu o menino Jesus, com o amor de Deus-Pai. São José foi um homem justo, trabalhador e exemplo de pai. A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós.

Passo a Passo de como rezar o terço 

 

Segurando1ª conta grande:

·         Glória ao Pai

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém!

o    Oferecimento do Terço

o     

Oferecemos esse terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam a nossa luz, guia, proteção, defesa, amparo e fortaleza em nossa vida, em todos os nossos trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo Nome de Jesus e pela glória de Maria, imploramos de Vós, glorioso São José que alcanceis a graça que desejamos. Advogai a nossa causa, falai em nosso favor, no céu e na terra, alegrai a nossa alma, para honra e glória de Jesus e Maria. Amém!

 

Para sempre seja louvado! a cruz:

·         Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

·         Oração do Creio

Creio em Deus-Pai, todo poderoso, Criador do céu e da Terra. E em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Poncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado. Desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus. Está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!

 

1ª conta:

·         Pai-Nosso

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!

     3 contas menores seguidas:

·         Ave-Maria (3 vezes)

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!


Contemplação da primeira dezena  

“José, que era homem de bem, não queria difamar Maria e resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto estava pensando nisso, eis que um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: — José, descendente de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz a um filho, a quem porá o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo de seus pecados.” (Mt 1, 19-21)

·         Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!

 

Nas contas pequenas:

·         São José, valei-me! (10 vezes)

 

2ª conta grande:

·         Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

·         Contemplação da segunda dezena

“Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu Maria em sua casa como esposa. E sem que ela o tivesse conhecido, ela deu à luz ao seu filho que recebeu o nome de Jesus.” (Mt 1, 24-25)

·         Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!

 

Nas contas pequenas:

São José, valei-me! (10 vezes)

 

3ªconta grande:

·         Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

·          

·         Contemplação da terceira dezena

“Depois da partida dos sábios, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: — Levante-se! Pegue o menino e a mãe dele e fuja para o Egito. Fique lá até eu lhe avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. José se levantou, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito durante a noite. Eles ficaram no Egito até a morte de Herodes. ” (Mt 2,13-14)

o    Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!


Nas contas pequenas:

São José, valei-me! (10 vezes)

4ª conta grande:

·         Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

·         Contemplação da quarta dezena

“Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito e disse: - Levanta-te pega o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”. (Mt 2, 19-20)

o    Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!


Nas contas pequenas:

São José, valei-me! (10 vezes)

5ª conta grande:

·         Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

·         Contemplação da quinta dezena

“José ficou com medo de voltar para a Judeia, pois quem reinava na época era Arquelau, filho de Herodes. Então, ele partiu para a região da Galileia e foi habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: - Será chamado Nazareno.” (Mt 2, 22-23)

o    Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!



Nas contas pequenas:

São José, valei-me! (10 vezes)

Finalizar o terço rezando:

·         Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

·          

·         Ladainha de São José

Senhor, tende piedade de nós. ...

Jesus Cristo, tende piedade de nós. ...

Senhor, tende piedade de nós. ...

Jesus Cristo, ouvi-nos. ...

Jesus Cristo, atendei-nos. ...

Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

São José, rogai por nós

Ilustre filho de David,

Luz dos Patriarcas,

Esposo da Mãe de Deus,

Casto guarda da Virgem,

Sustentador do Filho de Deus,

Zeloso defensor de Jesus Cristo,

Chefe da Sagrada Família,

José justíssimo,

José castíssimo,

José prudentíssimo,

José fortíssimo,

José obedientíssimo,

José fidelíssimo,

Espelho de paciência,

Amante da pobreza,

Modelo dos operários,

Honra da vida de família,

Guarda das virgens,

Sustentáculo das famílias,

Alívio dos miseráveis,

Esperança dos doentes,

Patrono dos moribundos,

Terror dos demônios,

Protetor da Santa Igreja,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

atendei-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

tende piedade de nós.

Oremos

Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Para Seja Louvado!    

Fonte Milícia da Imaculada: 

https://www.miliciadaimaculada.org.br/espiritualidade/sao-jose/terco-de-sao-jose


***************************************************************************

São José, Providenciai



São José, providenciai!

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.

(faça o seu pedido)

Ó São José muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que a vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da Sagrada Família, protegei, amparai e providenciai esta causa que peço agora.

Saúde física e psíquica… São José, Providenciai.

Emprego…

Cura das feridas da alma…

Harmonia na vida familiar…

Restauração do Matrimônio…

Solução na justiça…

Amparo na velhice…

O pão nosso de cada dia…

Estabilidade na vida financeira…

(coloque outras causas para São José, providenciai)

São José, alcançai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José, providenciai!

São José, providenciai!

São José, providenciai!

 

Oremos: Deus, em vossa Providência, infinitamente sábia, escolheu São José para esposo da Virgem Santíssima. Concedei-nos que aquele mesmo que veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.


Vídeo de São José Operário com Padre Alex Nogueira, Rádio Educadora FM, 90,9 MHZ, Diocese de Jacarezinho, PR: 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 DICAS DE ENCONTROS PARA UM NAMORO CATÓLICO ENTRE OS JOVENS!

A TERCEIRA E ÚLTIMA PROFECIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA SOBRE O FINAL DOS TEMPOS

RECOMENDO ESSES LIVROS ESPIRITUAIS PARA SOLTEIROS (AS) NAMORADOS E NOIVOS: